Dicas

14 Vinhos e Espumantes Acessíveis Repescados de Nossas Avaliações

Dando uma olhada pela nossa seção de avaliados, fiquei com vontade de fazer uma lista com dica de vinho bom e barato.

Aliás, nossa seção de Avaliados você acha ali em cima no menu, ok? Navegando por ela, vi que tinha bastante coisa diferente e meio esquecida por lá.

Resolvi fazer um compilado de coisas interessantes que passaram por minhas taças nesses últimas 6 anos de blog.

A maioria são da linha vinho bom e barato, preço mais acessível, afinal de contas, era início de blog, gente. rs.

Vamos a nossa listinha?

1. Trapiche Roble Malbec 2014

Presença forte de madeira, ótimo custo-benefício. Notas de baunilha e couro. Um Malbec argentino típico.

Sem grande complexidade mas potente o suficiente para acompanhar um risoto de filé ao funghi. Acompanharia bem uma massa a bolonhesa também, pois é um vinho de taninos marcantes.

2. Casa Perini Espumante Brut

Espumante Gaúcho na taça é quase 100% de acerto. O Espumante Casa Perini Brut não é uma exceção. Há alguns anos o Casa Perini Brut se tornou nosso espumante dos dias quentes e descompromissados.

3. Casa Venturini Chardonnay Reserva 2014

O vinho degustado foi o Casa Venturini Chardonnay Reserva 2014. O vinho nos apareceu com um bom preço em relação à média nacional.

Aliás, temos visto boas avaliações sobre o vinho, então vamos conhecê-lo, e constatamos que é de fato um vinho branco bom e barato. Posso dizer que é um vinho sem nenhum defeito.

4. Aracuri Pinot Noir 2014

Mesmo sendo verão, os tintos sempre tem um lugar especial, por isso a leveza do Aracuri Pinot Noir (saiba mais sobre a uva Pinot Noir).

O Aracuri Pinot Noir é produzido na cidade de Vacaria no Rio Grande do Sul, com vinhedos localizados a 900m de altitude em média.

O vinho mostrou uma coloração vermelho rubi com reflexos violáceos bem translúcidos, que são típicas dessa variedade.

5. Canessa Reserva Merlot 2014

Quando abre-se um vinho da varietal Merlot (quer aprender um pouco mais sobre os conheça tudo sobre a Merlot aqui), espera-se um vinho bastante agradável, aromas frutados e taninos macios, e foi isso que o Canessa Reserva Merlot 2014 nos entregou.

O terroir chileno, mais especificamente do Valle de Curicó, demonstrou-se no aspecto visual cor violeta, mostrando um vinho jovem.

6. Casa Silva Gran Terroir Merlot Angostura 2012

E o Gran Terroir dos Andes? Vamos conhecer também. Após três anos o vinho apresentou uma coloração rubi, com reflexos violáceos e já apresentava uma leve evolução na cor.

No entanto, não perdeu seu brilho. Essa evolução quer dizer que o vinho está próximo ao seu auge, em questão de idade.

7. Villa Francioni Espumante Branco Nature

Sobre o espumante, vários pontos podem ser observados. O Villa Francioni Espumante Branco Nature foi feito com 100% Chardonnay.

Tudo feito pelo método tradicional, champenoise. Descubra o significado dos termos Nature, além de outras particularidades sobre espumantes.

8. Luiz Argenta Jovem Brut

Esse espumante é elaborado com as variedades Chardonnay (80%) e Riesling (20%), através do método Charmat longo (você sabe o que é o método Charmat?), que pode conferiu à esse Espumante frescor e cremosidade.

9. Pericó Basalto 2010

Em uma outra situação, tivemos a oportunidade de provar a safra 2008 do Pericó Basalto, que apresenta um vinho perfeito na sua faixa de preço.

Desta vez, surgiu a oportunidade de provar em um restaurante, e assim o fiz. Novamente, um ótimo vinho foi servido.

10. Villa Francioni Aparados 2009

Este vinho, trata-se de uma linha de entrada da vinícola por assim dizer, um vinho de preço mais acessível comparado aos outros produzidos por eles.

Neste caso em específico, pagamos R$35,00, o que nos leva à uma boa relação de custo x benefício.

11. Espumante Gran Legado Brut

O Gran Legado Espumante que degustamos era Brut (se você ainda tem alguma dúvida de como diferenciar os espumantes, aqui está a deixa pra aprender sobre brut, demi-sec, nature, extra brut, etc.).

Não tão comum, mas foi elaborado com as variedades Riesling Itálico e Chardonnay.

Seus aromas remetem a frutas brancas maduras, não tão cítrico, mas possui o frescor que esperamos de um espumante neste estilo. No paladar, um espumante fresco e de média persistência.

O bom desta opção é que é um vinho bom, barato e de mercado. Qualquer lugar você encontra.

12. Miolo Vinhas Velhas Tannat 2011

O projeto Vinhas Velhas, provém da iniciativa da Miolo em elaborar esse vinho a partir de vinhas de Tannat, localizados na Campanha Gaúcha.

Originalmente, esses vinhedos foram implantados pela Almadém, vinícola que foi incorporada à Miolo Wine Group há alguns anos atrás. A degustação desse vinho foi conduzida às cegas! Ou seja, surpresas surgiram!

13. Vinafoc Spiritus Cabernet Sauvignon 2011

Um vinho espanhol que confesso que não encontrei muita informação sobre seu produtor. No entanto, um vinho com 5 anos, Cabernet Sauvignon, espanhol. Na cor, já denotava sinais de evolução. No entanto, era um vinho bonito de ver, brilhante e límpido.

Aromas com toques de baunilha estavam presentes, mas as frutas vermelhas em compota eram bem mais perceptíveis e marcantes, o que agradou.

14. Espumante Salton Prosecco Brut 2015

Mais um vinho bom e barato. O verão é a época dos vinhos brancos e espumantes, e nós do Vem da Uva avaliamos mais um espumante que pode vir a fazer parte da sua adega. O vinho da vez é o Espumante Salton Prosecco Brut.

Este espumante é elaborado pelo método Charmat com a variedade italiana Prosecco. Excelente para o verão, tem marcado presença até em 2021 aqui em casa. Importante: Essa versão ainda era safrada, hoje em dia, não é mais.

Espero que vocês consigam se inspirar com a lista e provar algo diferente. Esse era o objetivo. Abraço, pessoal, e bom vinho!

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
  
 Cadastre-se  e Aprenda 
Sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe uma aula
exclusiva no seu e-mail, tudo grátis!
ASSINAR ➤
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link