1. Home
  2. »
  3. Vinícolas
  4. »
  5. Vinho Quinta do Morgado: Conheça Tudo Sobre Este Vinho Nacional

Vinho Quinta do Morgado: Conheça Tudo Sobre Este Vinho Nacional

Conheça a História do Vinho Quinta do Morgado

O vinho Quinta do Morgado é um dos vinhos mais conhecidos do Brasil. Exatamente. Você sabias que o Quinta do Morgado vem da terrinha Brasilis?

Eu não! Logo, hoje vamos mergulhar na história desse vinho, e descobrir o motivo pelo qual ele tornou-se um dos preferidos dos brasileiros.

Você ainda não os conhece? Vamos acabar com isso agora. Qualquer pessoa que goste de entender a história do vinho brasileiro precisa saber um pouco sobre a Quinta do Morgado. Vamos lá?

A Fante e o vinho Quinta do Morgado

Eu mesmo já passei pela curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a Fante Bebidas, o local onde o vinho é produzido e comercializado. Mas, claro, como nada disso nunca havia ficado tão claro pra mim, pensei. Esta é uma ótima forma de aprender mais sobre este vinho.

A Quinta do Morgado fica na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, e é responsável por 70% de todo o vinho engarrafado e exportado do estado, uma das maiores produtoras de vinhos e de espumantes do país. 

Vinho quinta do morgado - Fante BebidasSua qualidade é surpreendente e por isso, suas bebidas são consideradas ideais para todas as ocasiões. A Fante a quase 50 anos, a ideia de uma família de produzir boas bebidas, entre elas, um vinho encorpado e com paladar diferente.

Segundo Júlio Fante, atual diretor da empresa, “o grande sonho sempre foi levar uma bebida de qualidade a mesa dos brasileiros, por um preço acessível, e assim compartilhar a sensação de tomar um bom vinho em uma boa taça de vinho“. 

Atualmente, seu crescimento anual atingiu um patamar de 21%, o que é um número bastante expressivo para uma  única vinícola, além do comercio interno, a empresa exporta mais de vinte marcas para diversos países no mundo. Tão poderoso quanto o vinho pérgola, que já vimos em outra matéria.

Vinho Quinta do Morgado na Serra Gaúcha

O clima da Serra Gaúcha proporciona a produção de uvas em larga escala, devido ao fato de apresentar um clima mais ameno o ano todo. As mais de 200 famílias que moram na região, fazem o cultivo das uvas tudo de maneira manual.

As uvas são matéria-prima para as vinícolas locais. Como é realizado o processo manualmente, há uma seleção muito cuidadosa somente para colher as uvas que realmente estejam no ponto certo. 

Os vinhos Quinta do Morgado são muito versáteis e práticos, já que atendem a todos os bolsos e gostos, podem ser perfeitamente recomendados para qualquer tipo de reunião, festas e eventos. Esta fante possui uma grande linha de vinhos finos, que são produzidos a partir das uvas jovens.  

Veja abaixo, um pouco de sua linha, mas vamos falar um pouco mais a seguir, existem vinhos para todos os tipos de situações e momentos, por isso, é necessário conhecer cada um deles:

As opções são:

  • O Vinho branco de mesa suave e seco;
  • O clássico Vinho tinto de mesa bordô suave, meio seco e seco;
  • O Vinho tinto de mesa seco e suave;
  • O diferente Vinho rosado suave de mesa.

Abaixo, vamos detalhar um pouco mais sobre as linhas de vinhos que a Quinta do Morgado oferece para seus clientes. Observe atentamente cada produto, assim, quando for comprar terá maior acerto na hora da compra. 

Vinho Quinta do Morgado: linha de Produtos

A Quinta do Morgado possui uma variedade de vinhos, espumantes e sucos integrais, tudo produzido naturalmente, com qualidade e custo/benefício acessível para todos os níveis de classes sociais, vamos falar um pouco sobre sua linha incrivelmente perfeita de produtos: 

  • Vinho branco de mesa suave

É um vinho Quinta do Morgado de aroma floral, seu sabor é considerado suave, harmônico e doce, pode harmonizar com entradas, pratos leves e saladas. Pode ser encontrado em hipermercados, e casas especializadas em vinhos.

Sua temperatura de serviço pode oscilar entre 4ºC até 8ºC. Além disso, é um vinho que mostra em suas notas bastante aromas florais e frutados, sendo um vinho jovem para  consumo imediato.

  • Vinho branco de mesa seco

Sua cor é amarela, logo há uns reflexos dourados, contém aroma floral e tropical. Seu sabor é agradável de corpo médio, pode combinar perfeitamente com temperos à base de ervas, e com determinados pratos como massas, risotos, batatas, frutos do mar, e até com frangos. A temperatura de serviço pode variar entre 4ºC até 8ºC. Nenhum deles produzidos com Sauvignon Blanc.

  • Vinho tinto de mesa bordô suave

Apresenta cor de violáceo profundo, contém sabor equilibrado, macio e doce, é indicado para pratos com mais pimenta, como comida mexicana, por exemplo, podemos consumi-lo com carnes vermelhas e brancas, e pratos mais encorpados como massas, risoto e pizza. Contém pouco tanino. A temperatura de serviço pode alternar entre 10ºC até 14ºC. 

  • Espumante Rosé

É um vinho quinta do morgado de cor levemente rosada, possui aromas frutado, doce e com pétalas de rosas, seu sabor é extremamente jovem, cítrico, frutas silvestres e mel, pode harmonizar com entradas, sobremesas e coquetéis. Sua temperatura de serviço pode atingir os 8ºC. 

  • Cabernet Sauvignon Suave

Conheça a História do Vinho Quinta do Morgado

O Vinho Fino Tinto Cabernet Sauvignon Suave é uma bebida fina com uma cor vermelho vivo, com aromas de madeira e frutas vermelhas.

Possui um sabor persistente, equilibrado, com leve adocicado. O vinho é perfeito desde refeições simples as mais sofisticadas.

Inegavelmente, o vinho harmoniza com massas simples, como o Spaguetti. Surpreendentemente, ele também pode ser harmonizado com massas bem condimentadas e fazer bonito na mesa.

Outras linhas importantes do Vinho Quinta do Morgado

Confira mais algumas linhas do vinho Quinta do Morgado, que podem fazer com que sua festa ou evento se tornem inesquecíveis. Lembre-se de criar uma harmonia para seu cardápio, para que o mesmo possa ter uma coerência do início ao fim. 

  • Espumante moscatel

Trata-se de um vinho Quinta do Morgado que apresenta cor amarelo claro esverdeado, pode conter aromas frutado, doce, pétalas de rosas brancas, contém sabor jovem, cítrico, de frutas tropicais, e de mel. Pode harmonizar com entradas e sobremesas. Sua temperatura de serviço chega a 8ºC.

  • Vinho tinto de mesa bordô seco

Contém uma cor de violáceo de boa intensidade, seu aroma é constituído de frutas vermelhas, o sabor é equilibrado e levemente doce, o vinho quinta do morgado é muito prático e pode ser combinado com pratos como carnes vermelhas com molho, ou grelhadas, frango grelhado, pizza, risotos e massas. 

Dicas para não errar na escolha do vinho Quinta do Morgado

Se pretende realizar um enoturismo, saiba que a escolha do vinho pode ser determinante para o sucesso de seu roteiro, logo, se não quer errar na escolha, vamos selecionar alguns pontos importantes. Logo, você não se perde na hora da compra: 

  • Defina a ocasião e o cardápio
  • Escolha o local da compra;
  • Observe o visual do produto;
  • Conheça as pontuações mais comuns;
  • Leia o rótulo;
  • Por último, compare os preços.

Atualmente, podemos definir como pontuação as siglas RP (Robert Parker), DS (Guia Descorchados), e assim por diante. No mercado de vinhos é possível encontrar até 9 categorias de pontuações para classificar os vinhos. 

Pessoas que lidam diretamente com vinhos, como sommeliers, donos de adegas, vinícolas, devem saber de cor todas essas informações para transmitir segurança e credibilidade para seus clientes, é uma maneira de se tornar uma autoridade no nicho de vinhos. 

Conclusão

O vinho Quinta do Morgado é hoje um dos mais preferidos pelos brasileiros, seus preços acessíveis e sua vasta linha de produtos, consegue atingir todos os públicos e gostos.

Nestes 50 anos de produção, a empresa se compromete a sempre buscar melhorias visando a qualidade e o bom gosto de seus clientes, e particularmente, eu acredito que ainda ouviremos falar muito desta empresa e de seus excelentes produtos.

Post anterior
Vinho Rosé: Por Que Ele é o Vinho do Verão?
Próximo post
Batida de Vinho: Conheça as 7 Melhores Receitas!

Artigos Relacionados

12 Comentários. Deixe novo

  • Redação | Equipe Vem da Uva
    Naiane de lima trindade
    9 de outubro de 2020 12:32

    Bebo quinta do morgado e sempre encontro uns fiapinhos e uma borra. Porque?

    Responder
  • Redação | Equipe Vem da Uva
    Luís Elias Pereira
    27 de setembro de 2020 11:25

    Eu aprecio muito o vinho, não sou conhedor,só tomo o suave, queria saber porque tem vinho quinta do Morgado que não presta é falsificado

    Responder
  • Redação | Equipe Vem da Uva
    Luiz Carlos Morgado de Andrade
    28 de agosto de 2020 12:36

    Olá, experimentei o vinho quinta do morgado, tinto suave e branco suave, adorei, mas gostaria de resposta, aliás uma curiosidade, porque o nome quinta do MORGADO de onde vem esse nome, só curiosidade, bom vocês irão entender porque. Meu nome é Luiz Carlos MORGADO de Andrade, entenderam.

    Responder
    • Oi Luiz!

      Essa iformaçao não consta nem no site da Fante, que é a dona da linha Quinta do Morgado. Mas eu acredito que a origem esteja no bairro de Portugal, em Lisboa chamado Quinta do Morgado. Talvez seu sobrenome tenha origem ligada ao bairro também…

      Marcos.

      Responder
  • Redação | Equipe Vem da Uva
    Elijane Farias Moura
    4 de julho de 2020 01:06

    Olá Quinta do Morgado ,

    Consumimos os vinhos quinta do Morgado a anos, na minha opinião, O Melhor Vinho de Mesa acessível da Atualidade vem de vocês. Está presente em nossa casa em diversas ocasiões e nunca falta no freezer .
    Gostaria de Deixar aqui meu elogio a excelente qualidade e familiaridade depositada nessas garrafas. Eu amo. Só amo.

    Responder
  • Gosto muito do branco suave. Temos o hábito de beber em família com muita moderação.

    Responder
  • Quinta do Morgado – o tinto seco é otimo, recomendo. Denise. Curitiba-PR.

    Responder
  • Comprei um tinto seco e não gostei! Muito cítrico, diria até Salgado rs

    Responder
  • Redação | Equipe Vem da Uva
    Matheus Emerim
    11 de maio de 2020 21:51

    Pois lhes digo, eu bebi e bebo! Já vivi no Chile alguns anos onde pude degustar vinhos de alto nível… hoje, sem medo de ser feliz, bebo Quinta do Morgado tinto seco quase que diariamente e tem minha benção! Vinho ideal para acompanhar refeições, vinho de mesa tal qual faziam nossos imigrantes italianos no sul do Brasil.
    Parabéns a Fante por fazerem vinhos dignos e que remetem ao passado dos bons modos e gostos! 👏🏻👏🏻👏🏻

    Responder
  • Redação | Equipe Vem da Uva
    Amélia Bernardelli
    22 de março de 2020 16:46

    Aqui na minha cidade (Americana / SP) sempre encontro vinho Quinta do Morgado , nas versões :- Branco, seco e suave / Tinto, seco e suave / e tbm o Bordô . Porem , mesmo na versão SECO ele é um vinho leve (para meu paladar) e o Bordô idem . Más nunca vi Quinta do Morgado Cabernet Sauvignon . Alguém aí pode me dizer se a Quita do Morgado produz vinhos encorpados ? Pois são os meus prediletos ! Há, vejo nos mercados aqui que a FANTE tbm produz a linha FARONE LOPEZ , que tbm são vinhos leves tal qual o QUINTA . PENA né ?!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu