1. Início
  2. Vinícolas
  3. Vinho Pérgola: conheça tudo sobre ele e quais tipos existem

Vinho Pérgola: conheça tudo sobre ele e quais tipos existem

Para os amantes de vinhos, trazemos no post de hoje diversas curiosidades sobre um dos vinhos mais populares no Brasil. O Vinho Pérgola. Vamos ver por quê o brasileiro ama o Vinho Pérgola?

A Pérgola é uma linha de vinhos de uma vinícola que está no mercado há mais de cinquenta anos. Estamos falando sobre a Vinícola Campestre, detentora da marca de vinho Pérgola.

Uma vinícola que tem se destacado nesse meio e que já obteve premiações em diversas partes do mundo. Veja à seguir tudo sobre o vinho Pérgola.

O que é o vinho Pérgola?

Quando falamos a respeito do vinho Pérgola estamos nos referindo à uma linha de vinhos produzidos pela vinícola Campestre.

A mesma tem feito muito sucesso não apenas entre os brasileiros, mas também entre pessoas de todo o mundo.

Trata-se de uma linha de bebidas que tem recebido à aprovação do público em geral. Podemos encontrá-la nas prateleiras de supermercados em todo o Brasil.

Linhas de produto dos Vinhos Pérgola

Veja à seguir as principais características dos vinhos da linha Pérgola:

1. Vinho Pérgola Tinto Seco Cabernet Sauvignon

Com intensidade de cor vermelho vivo e tons violáceos, o Vinho Tinto Seco Cabernet Sauvignon possui um aroma frutado, com amora, nozes, algo de herbáceos e castanha portuguesa, demonstrando harmonia na degustação.

Produzido com uvas Cabernet Sauvignon, à rainha das uvas, da região de Bordeaux, no sudoeste da França esse vinho tem provado que pode levar qualquer indivíduo ao ápice da degustação.

2. Vinho Pérgola Tinto Seco Seleção

O Vinho Pérgola Tinto Seco Seleção  possui um aspecto visual de coloração vermelho violáceo intenso. Com aroma de frutas vermelhas e um  toque de framboesa, além de sabor intenso.

De corpo médio, persistente, esse vinho se torna ótimo para harmonização com carnes vermelhas, frango assado, pizzas, entre outros pratos que podem compor um belo jantar.

3. Vinho Pérgola  Branco Suave Seleção

Com aspecto visual amarelo ouro brilhante, o Vinho Pérgola  Branco Suave Seleção traz um aroma floral com  frutas e mel. Esse vinho traz um paladar agradável, sabor persistente e suave.

Uma ótima opção para combinar com queijos suaves, carnes brancas, risotos e muito mais.

4. Vinho Pérgola Tinto Suave Seleção

Esse vinho possui aspecto visual de cor vermelho violáceo, aroma de frutas vermelhas e frescos.

Com o paladar equilibrado, doce e harmonizado, o Vinho Pérgola Tinto Suave Seleção pode se tornar a melhor opção para você, ainda mais quando harmonizado com massas italianas.

5. Vinho Pérgola Branco Seco Moscato

O Vinho Pérgola Branco Seco Moscato possui um aspecto visual de cor palha esverdeado, límpido e Brilhante. Seu aspecto olfativo é agradável e lembra aromas florais, evidenciando  frutas frescas.

Um sabor agradável ao paladar que apresenta uma certa refrescância.

6. Vinho Pérgola  Branco Seco Seleção

Com um tom amarelo intenso e reflexos dourados.

O Vinho Pérgola Branco Seco Seleção possui aromas foxado, lembra flores brancas e frutas tropicais maduras.

Quanto ao sabor, esse vinho remete frescor, paladar agradável e corpo de média intensidade. Essa é uma ótima opção para harmonizar com todos os tipos de queijos.

Cooler Pérgola, conheça as características da bebida feita de vinho

Para quem prefere bebidas com um teor alcoólico abaixo de 7%, à linha Pérgola proporciona à seus clientes à famosa bebida conhecida como Cooler.

Essa é basicamente à mistura do vinho com suco de outras frutas.

Uma bebida com baixo teor alcoólico, calórico e que possui um ótimo sabor. Veja à seguir as características da bebida conhecida como Cooler:

  • Cooler Pêssego Tinto
    Com coloração rose claro e límpido, o Cooler Pêssego Tinto da linha Pérgola possui um aroma frutado de intensidade idêntico a fruta. Além é claro do sabor doce, refrescante e agradável. Uma mistura de vinho tinto e suco de pêssego traz essa bebida para quem nao gosta de ingerir muito álcool, já que seu teor alcoólico é de 4,2% Vol.
  • Cooler Pêssego Branco
    A mistura do vinho branco e suco de pêssego é o que traz sabor ao Cooler Pêssego Branco da linha Pérgola. Essa apresenta uma cor amarelo palha com reflexos dourados e aroma frutado de grande intensidade. Além do sabor doce, refrescante e agradável. Essa bebida também possui um teor alcoólico de 4,2% Vol.

Você sabe a diferença entre o vinho Pérgola seco e o suave?

Podemos afirmar que o Vinho Suave é feito especificamente para ser mais doce, ou seja, agradável para aquelas pessoas que não gostam de bebidas muito amargas ou sem açúcar.

Por outro lado o vinho seco quase não possui adição de açúcar (nós fizemos uma matéria sobre vinho suave ter açucar ou não, leia!).

Portanto tudo depende do costume de quem vai ingeri-lo, normalmente quando o indivíduo começa a beber vinho tende a optar pelo suave, mas isso é muito comum? Vamos ver.

Nem sempre, pois com o passar do tempo pode deixá-lo de lado e optar por uma versão com menor adição de açúcar.

Quanto mais tempo bebendo vinho, a tendência é que você comece a optar pelos mais secos. E você conhece a diferença entre seco e suave?

O vinho fino seco é conhecido como vinho fino de mesa. Nós já cobrimos este assunto em uma outra postagem que você vai gostar, tenho certeza.

O mesmo é elaborado com uvas mais nobres, tais  como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras. Conhecidas como da variedade Vitis Vinífera, leia nossa postagem para aprender sobre o assunto.

Esses normalmente possuem baixo teor de açúcar, naturalmente da uva, e possuem até  3,5 gramas de açúcar por litro. Ficou interessado?

O vinho suave é considerado  uma bebida de qualidade mais baixa. Isso porque é elaborado com uvas mais comuns, tais como Concord, Herbemont, Niágara, Isabel e outras. O mesmo possui alto teor de açúcar, geralmente acima de 20 gramas por litro.

À importância do vinho nos dias de hoje

Podemos afirmar que nos últimos cento e cinquenta anos à fabricação de vinhos em todo o mundo foi completamente revolucionada.

Não apenas obtivemos o controle da temperatura no processo de fermentação, como também acesso à maquinários muito mais sofisticados para à realização das colheitas. E o Brasil só cresce neste quesito.

À tecnologia tem facilitado na garantia da qualidade e mais  uma vez, podemos perceber o quanto essa bebida evoluiu nos últimos anos.

Porém sabemos que para se obter um bom vinho é preciso muito trabalho e dedicação.

Se você quiser conhecer mais sobre os vinhos Pérgola, acesse o site e conheça todos os rótulos e produtos da vinícola.

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

Este post ainda não tem votos, seja o primeiro!

Artigos Relacionados

79 Comentários. Deixe novo

  • Marcos Marcon
    Nivaldo Vannuchi
    27 de setembro de 2020 18:02

    OLÁ pessoal.Tive oportunidade de conhecer recentemente os vinhos Pérgola tinto seco,branco seco e branco suave.Na mesa acompanhando meus pratos é hoje o meu melhor vinho.Os brancos como entrada são sutis ,lembram os frascatti italianos.Eu sempre gostei dos produtos do sul e na região do interior de São Paulo são difíceis de serem encontrados,no mercado que compro com frequência as vezes espero chegar com mais de uma semana.Me fale na região de Valinhos e Campinas SP quais os pontos de venda.Parabéns a todos envolvidos na excelente apresentação do produto.

    Responder
  • Marcos Marcon
    Leônidas Lima Campos
    22 de setembro de 2020 21:01

    Olha para ser sincero eu não gostava muito de vinho por causa da dor de cabeça que sentia quando era jovem,mas hoje após uma idade mais avançada , voltei a tomar o vinho só que desta vez experimentei o Pérgola e me deixe certo com ele ,e agora estou fazendo o uso suave , sinto bem .

    Responder
    • Leônidas, essas consequências muitas vezes estão ligadas ao consumo de água durante o período que você está bebendo e também a junção de comida. Nunca beber de estômago vazio, já ajuda bastante a evitar esses incômodos do dia seguinte. Mas é preciso ficar alerta, tem pessoas que são alérgicas aos taninos, por exemplo, e aí não tem jeito, a dor de cabeça sempre vem, principalmente com os tintos.

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Esse vinho é uma delícia de sabor! suave pergola.

    Responder
  • Uma delicia de vinho!! Aprecio muito o vinho tinto suave show!

    Responder
  • Marcos Marcon
    Flávio Araújo
    21 de agosto de 2020 08:49

    Ola bom dia…meu nome é Flavio Araújo, moro na cidade de São Bernardo do Campo-Sp, trabalho com vendas no varejo nos pequenos comércios de bairros, gostaria muito de incluir os produtos pérgola na minha pasta, mas não estou conseguindo o contato de vendas diretas, somente de distribuidores, assim o produto já chega com valores elevados para este tipo de consumidor…
    Certo de um breve retorno!

    Responder
  • Marcos Marcon
    Grissia Selmara
    18 de agosto de 2020 16:56

    Tomei o vinho Pérgola tinto Suave tô apaixonada. Sabor maravilhoso .

    Responder
  • Marcos Marcon
    Regina Machado
    2 de agosto de 2020 21:34

    O vinho pergola seco seleção de garrafão tem a mesma qualidade das garrafas convencionais?
    Depois de aberto deve ser armazenado na geladeira, ou deve permanecer em local sem luz direta?

    Responder
    • Oi Regina! Depois de aberto, deve ser sempre mantido na geladeira, preferencialmente de pé. Quanto a sua pergunta sobre a mudança da embalagem, em teoria, sim. Se for exatamente o mesmo produto no rótulo, deveria sim ter a mesma qualidade na proposta do vinho, que provavelmente nao é um vinho para se guardar, é um vinho pra ser bebido assim que se compra. Pegamos como exemplo o bag in box, que é uma tecnologia melhor que garrafas de plástico, no caso do vinho. Mas não deixa de ser plástico. Poderia entrar em muitas questões técnicas de quimica e física aqui, mas com certeza a garrafa de vidro tem zilhares de vantagens sobre a garrafa de plastico. Porém o produto deveria ser o mesmo e ter a mesma qualidade, caso a garrafa não tenha prejudicado o produto a um médio prazo. Eu não conheco o vinho em questão, mas é bem raro termos o mesmo vinho nessas duas embalagens, eu lhe diria pra dar mais uma conferida no rótulo nas letras miudas. Talvez algo seja diferente.

      Marcos.

      Responder
  • O vinho tinto seco seleção é muito ruim. Me desculpem a franqueza, mas na minha umilde opinião, decididamente não tem gosto de vinho tinto. Está mais para um fermentado de uva, com gosto inaceitável para se chamar de vinho tinto seco.

    Responder
  • Marcos Marcon
    Rosemary Vicente Caputo
    12 de julho de 2020 17:34

    Olá gostaria de saber quanto de açúcar tem em 1 litro de vinho Pergola tinto suave, gosto muito deste vinho e não gosto dos vinhos secos mas gostaria de saber se há algum problema em tomar vinhos suave pois este foi o único suave /doce que gostei muito

    Responder
  • Gostaria de saber se o vinho tinto seco Pérgola leva algum tipo de corante ou aroma artificial. Agradeço.

    Responder
  • Gostaria de saber se o vinho tinto seco Pérgola leva algum tipo de corante ou aroma artificial ou sua cor é por causa da uva, pois as taças que uso ficam todas manchadas. Agradeço.

    Responder
    • Izabel, o que dá cor ao vinho é um composto químico chamado polifenol, no vinho, o polifenol que tem a maior responsabilidade pela coloração da bebida são as antocianinas, que são extraídas da casca da uva durante o processo de vinificação.

      O que acontece com frequência é que algumas variedades de uvas tem mais polifenóis/antocianinas que outras, portanto alguns vinhos tendem a ser mais fortes na cor, podendo manchar taças como você mesmo citou. Os dentes também sofrem bastante com a coloração forte de alguns vinhos.

      Algumas variedades de uvas tem tanta potência de cor que são usadas em poucas quantidades para dar mais cor a outros vinhos, ou para colorir mais alguns vinhos rosés. Alicante Bouschet é uma dessas, recebe até uma nomenclatura que faz referência a essa característica: é uma uva “tintureira”. Mas outras mais comuns também tem bastante cor, como a Cabernet Sauvignon.

      Quanto a sua primeira dúvida, em momento algum as vinícolas são autorizadas a adicionar qualquer tipo de corante artificial em vinhos, há uma legislação que regulamenta todo o processo produtivo.

      Espero ter ajudado mais um pouco! 🙂
      Marcos.

      Responder
  • Gosto muito do vinho seco e tenho muita dificuldade de encontrar aqui

    Lages Sta Catarina

    Responder
  • Marcos Marcon
    Helen Cristina Fernandes mota
    23 de junho de 2020 13:45

    Como eu faço para comprar esse vinho

    Responder
  • Gosto muito do vinho tinto seco Pérgola. É pena que em Ribeirão Preto-sp, onde moro, nunca consigo achar. Só encontro o suave.

    Responder
  • Existe o vinho Pérgula sem álcool

    Responder
  • Marcos Marcon
    JAIRO EUSTAQUIO SOARES MELO JAIRO
    9 de maio de 2020 09:52

    Amo esse vinho! Moro agora em Portugal como faço para comprar, comprava muito no Brasil

    Responder
  • Marcos Marcon
    Jose Francisco Simões Barbosa
    7 de maio de 2020 18:57

    Acho que sou um dos maiores consumidores do vinho pergola seco,moro em BH,e não acho o vinho onde encontra lo

    Responder
  • Marcos Marcon
    Ronaldo Carneiro
    26 de abril de 2020 01:12

    Oi Marcos, sou novo no mundo dos vinhos, e venho testando algumas marcas (dentro de minha realidade financeira). Também para experimentar, comprei uma garrafa do tinto seleção seco do Pérgola e fiquei positivamente surpreso. Ao abrir a garrafa senti forte aroma de uva (me pareceu que estava abrindo uma garrafa de suco de uva). È assim mesmo?
    Aproveitando … tenho algumas curiosidades: já ouvi dizer que todo vinho tem corante. Isso é verdade? por que usam a expressão “vinho de mesa”?
    Agradeço antecipadamente seus esclarecimentos.

    Responder
    • Oi Ronaldo!
      Demorei um pouco pra te responder porque são várias perguntinhas que merecem atenção embutidas ali no seu texto. rs.]

      1. Sobre o Vinho de Mesa x Vinho Fino (Vitis-Labrusca vs Vitis-Vinífera)
      Já vou começar com o assunto Vinho de Mesa. Pra você entender isso melhor, é que existem vinhos que são feitos de uma família de uvas que não são próprias para a produção de vinho, são aquelas que encontramos nos mercados para serem comidas como frutas mesmo. Essa família chama-se Vitis-labrusca, a Red Globe, por exemplo, é uma vítis-labrusca.

      Curiosidade: nós temos vinhos de mesa ou coloniais até hoje porque eles respondem pela maioria esmagadora das vendas de vinho no país. Os imigrantes italianos chegados no Brasil, dominando o conhecimento de produção de vinhos, mas sem possuir as variedades de uvas que eles tinham na Itália (da espécie vitis-vinifera), começaram a fazer vinho das uvas americanas, os então famosos vinhos coloniais ou de mesa.

      E pra encerrar, vamos ver um pouco mais sobre a família das uvas que fazem vinho fino. Essa família de uva é perfeita para a produção de vinho e chama Vitis-Vinífera.

      2. Vai corante no vinho tinto?
      Agora, sobre o corante, pelo menos na área das indústrias que produzem Vinhos Finos, (feitos de vitis-vinífera como a Cabernet Sauvignon, a Merlot), nunca ouvi nem presenciei nada que levasse a acreditar nisso. Mas podemos destacar aqui um fato curioso e comum na produção de vinho tinto e principalmente em rosés. É uma pratica relativamente comum os produtores terem um tanque, pelo menos, de Alicante Bouschet (conheça mais aqui: https://www.vemdauva.com.br/alicante-bouschet-perfil-da-uva/). Ela é uma uva que possui muita cor. Sozinha, produz um vinho intenso na cor avermelhada. Algumas gotas desse tinto podem transformar um vinho branco em rosé. Um espumante branco em rosé (isso se a lei permitir, claro).

      3. Sobre o vinho Pérgola que você bebeu
      Agora vamos para a sua observação no vinho que bebeu Pérgola. Lhe confesso que nunca tive oportunidade de degustá-lo, porém sua descrição, de ter sentido cheiro como se fosse suco de uvas, indica que ele provavelmente seja um vinho de mesa, já que geralmente sucos são feitos das mesmas uvas utilizadas na produção de vinho de mesa.

      Consegui te ajudar um pouco? Se quiser, pode mandar com mais perguntas que se eu souber te exlico!
      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Marcos Marcon
    ernani rocha junior
    29 de março de 2020 17:29

    Tenho 83 anos e moro em Belo Horizonte. Desde garoto, pelos 16,17 anos tomo vinho com moderação. Já tomei inúmeros vinhos. Atualmente tomo qualquer um quase que diariamente um cálice, preferindo os que sejam secos, porém já a muito tempo compro apenas o PÉRGOLA, só mesmo quando não acho para comprar opto por outro. PARABÉNS, É EXCELENTE no sabor, qualidade e preço.

    Responder
  • Amo tanto esse vinho! Mais moro na europa, na suíça… Alguém sabe se tem em portugal? ou algum lugar
    por aqui?

    Responder
  • Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

    Responder
  • Boa Noite
    Provei e amei o vinho pérgola e gostaria de saber se ele contém a substância Resveratrol e qual a sua porcentagem? Ou se vcs teriam outro para me indicar como resveratrol?

    Obrigada pela atenção!!!

    Responder
  • Gosto do pérgula seco , gostaria de saber, se tem as garrafinhas pequenas? Pois na maioria da vezes degusto sozinha e não gosto que sóbre.

    Responder
  • Não sou experiente em vinho;mas gostei muito doVINHO De MESA TINTO SECO

    Responder
  • O melhor vinho do mundo certamente. .Disse do mundo sem.receio

    Responder
  • Marcos Marcon
    Josimar Thadeu de Carvalho
    5 de janeiro de 2020 21:36

    Gosto muito deste vinho suave está de parabéns o vinho pergola.

    Responder
  • Marcos Marcon
    José Bueno da Silva
    5 de janeiro de 2020 09:10

    O vinho Pergola assim como outros vinhos nacionais de mesa pode ser agradável (os suaves) mas a grande quantidade de açucar, mais de 20 gramas/litro fazem com que esse vinho se torne inadequado para a saude. Melhor partir para os secos varietais pra começar. Aproveito para parabenizar Marcos Marcon pelas seus comentários. É um grande conhecedor de vinhos!

    Responder
  • Marcos Marcon
    Tânia Moreira Da Silva
    5 de janeiro de 2020 07:42

    Quero deixar…….. aqui registrado a minha grande satisfação em saborear esse maravilhoso vinho..
    Depois que fiz a minha primeira degustação!! Me apaixonei ..!!
    Esse é um dos meus favoritos, que não pode faltar, na minha mesa, nos finais de semana, e na hora que sentir vontade de apreciar um bom vinho!!….PÉRGOLA BEM VINDO A MINHA VIDA!!!

    Responder
  • Marcos Marcon
    Rosangela farias de Oliveira
    31 de dezembro de 2019 00:48

    EU e o meu esposo só tomamos vinho pérgola e já conquistamos vários amigos também que passaram a beber pérgola ❤

    Responder
  • Faltou o principal nesse marketing: “O feedback da aquisição no atacado para pessoa física e/ou jurídica”!

    Responder
  • Marcos Marcon
    WANDERSON DE MELO PRADO
    24 de setembro de 2019 20:39

    olá,tudo bem?
    Meu nome e Wanderson de Melo Prado,sou de Brumadinho MG,vou fazer lançamento de uma música minha de trabalho e gravar um vídeo clip,onde vou fazer um banner com a logomarca de todos patrocinadores e no final da editação do vídeo vai ter agradecimento a todos também,será que eu conseguiria um patrocínio de algumas garrafas com voçês?
    Muito obrigado

    Responder
  • Sou apaixonada por vinhos, e o pérgola é das opções de preço em conta o meu favorito, sem sombra de dúvidas. Apenas uma dúvida, quantas calorias possui uma taça de vinho?

    Responder
  • Ola felicitações sou um grande degustado do vinho pergola, sou de juazeiro bahia, gostaria de saber o por que o vinho pergola aqui esta com gosto muito ruin, perdeu a qualidade por que?

    Responder
    • Oi Ivo!

      Não saberia te dizer. As vezes pode ser o condicionamento mal feito do vinho. Seria legal se você entrasse em contato direto com eles pra fazer o questionamento. Talvez eles possam te ajudar de forma mais assertiva. Tem um formulário de contato no site e também Whatsapp: Central de Atendimento: +54 3235 1700 – WhatsApp: 54 99655.3377 ou https://www.pergola.com.br/contato/

      Espero ter ajudado Ivo!
      Marcos.

      Responder
    • Ivo sou de São Paulo, nunca havia tomado, parece um vinho agradável olhando, mas em qualidade me remeteu a um singelo Sangue de Boi… Comprei agora uma garrafa de Seco e está aguada, é menos intenso que um Meio Seco de outra marca, lamentável 😔

      Responder
  • Marcos Marcon
    ivo lopes de Oliveira
    7 de agosto de 2019 20:17

    ola felicitações sou um grande degustado do vinho pergola, sou de juazeiro bahia, gostaria de saber o por que o vinho pergola aqui esta com gosto muito ruin, perdeu a qualidade por que?

    Responder
  • Gosto muito do vinho pergola tinto suave. Tomo uma taça às refeições de vez em quando. Acho que o teor alcoólico é muito forte (10,2%). Tem produto igual com menor teor?

    Responder
    • Provavelmente não, Clemente. 10,2 já é uma graduação alcoólica bem baixa pra um vinho. O que eu sugiro é você tentar aos poucos mudar do suave para os secos, já que o açúcar extra que você está ingerindo nessas refeições vai acabar influenciando em outras áreas da sua saúde, e as vezes o equilíbrio entre benefícios e malefícios pode não estar valendo a pena. Sempre que você foca em uma taça diária para a saúde, recomenda-se que ele seja seco e tinto, por conter mais polifenóis e resveratrol que brancos, por exemplo. 😉

      Responder
  • Eu faço assim, misturo uma garrafa do suave pergola e uma garrafa do pergol seco , fica equilibrado em tudo, sem muito açucar, tomo para saúde já fui curado de mal circulaçāo nas pernas, com vinhos de mesa para quem nāo gosta do seco, misturar com o vinho suave fica ótimo para saúde.

    Responder
  • Esse vinho é refrigerado quando é transportado ou não ?

    Responder
    • Com certeza não, é um vinho aguado, acabei comprando ele agora por falta de opções delivery, não imaginava ser assim… Um vinho Meio Seco de outra marca é mais intenso que o Seco Pergola 🤦‍♂️

      Responder
  • Marcos Marcon
    Jaciara Laranjeira
    6 de janeiro de 2019 13:52

    Amo vinhos, apesar de não consumir muito, acho extremamente elegante, de um bom gosto admirável além de ser uma bebida muitas vezes citada na Bíblia – o primeiro milagre de Jesus Cristo foi transformar água em vinho – Gosto de conhecer sobre eles.

    Responder
  • Marcos Marcon
    CARLOS ANTONIO DE SOUZA
    13 de dezembro de 2018 06:33

    SOU CRISTÃO E NÃO GOSTO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PORÉM GOSTO MUITO DE VINHOS E SEI QUE ELE É TAMBÉM É MEDICINAL ALÉM DE SER UMA BEBIDA DIFERENCIADA, POR ISSO PERGUNTO QUAL SERIA O MELHOR VINHO INDICADO PARA O MEU CONSUMO COMO FONTE ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DA SAÚDE ? LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE EU POSSO CONTROLAR O QUANTO INGERIR PARA NÃO´ULTRAPASSAR OS LIMITES

    Responder
  • entao o vinho melhor para saude nao pode ser o suave tem ser so o seco ?

    Responder
    • Em resumo sim, Adriana. Os secos sempre serão mais indicados quando você for consumir vinho com foco em saúde.

      Responder
      • Maravilhoso o vinho pérgola,quem o inventou está de parabéns,é excelente,não tem nada de aguado ,eu costumo tomar ele com suco de uva aurora meu deus é tudo de bom.depois que descobri vinho pérgola minha saúde é outra só tenho a agradecer

        Responder
  • Qualquer vinho pergola é bom tem história e qualidade
    Parabéns vinícola campestre mesma qualidade a anos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

MAIS LIDAS

Categorias

CONHECE NOSSO GUIA?
Como Degustar Vinho Como um Profissional
de R$29,90 por R$19,90

Menu