Vinícolas & Enoturismo
126 Comentários

Vinho Pérgola: conheça tudo sobre ele e quais tipos existem

Vinícolas & Enoturismo
126 Comentários

Para os amantes de vinhos, trazemos no post de hoje diversas curiosidades sobre um dos vinhos mais populares no Brasil. O Vinho Pérgola. Vamos ver por quê o brasileiro ama o Vinho Pérgola?

A Pérgola é uma linha de vinhos de uma vinícola que está no mercado há mais de cinquenta anos. Estamos falando sobre a Vinícola Campestre, detentora da marca de vinho Pérgola.

Uma vinícola que tem se destacado nesse meio e que já obteve premiações em diversas partes do mundo. Veja à seguir tudo sobre o vinho Pérgola.

O que é o vinho Pérgola?

Quando falamos a respeito do vinho Pérgola estamos nos referindo à uma linha de vinhos produzidos pela vinícola Campestre.

A mesma tem feito muito sucesso não apenas entre os brasileiros, mas também entre pessoas de todo o mundo.

Trata-se de uma linha de bebidas que tem recebido à aprovação do público em geral. Podemos encontrá-la nas prateleiras de supermercados em todo o Brasil.

Linhas de produto dos Vinhos Pérgola

Veja à seguir as principais características dos vinhos da linha Pérgola:

1. Vinho Pérgola Tinto Seco Cabernet Sauvignon

Com intensidade de cor vermelho vivo e tons violáceos, o Vinho Tinto Seco Cabernet Sauvignon possui um aroma frutado, com amora, nozes, algo de herbáceos e castanha portuguesa, demonstrando harmonia na degustação.

Produzido com uvas Cabernet Sauvignon, à rainha das uvas, da região de Bordeaux, no sudoeste da França esse vinho tem provado que pode levar qualquer indivíduo ao ápice da degustação.

2. Vinho Pérgola Tinto Seco Seleção

O Vinho Pérgola Tinto Seco Seleção  possui um aspecto visual de coloração vermelho violáceo intenso. Com aroma de frutas vermelhas e um  toque de framboesa, além de sabor intenso.

De corpo médio, persistente, esse vinho se torna ótimo para harmonização com carnes vermelhas, frango assado, pizzas, entre outros pratos que podem compor um belo jantar.

3. Vinho Pérgola  Branco Suave Seleção

Com aspecto visual amarelo ouro brilhante, o Vinho Pérgola  Branco Suave Seleção traz um aroma floral com  frutas e mel. Esse vinho traz um paladar agradável, sabor persistente e suave.

Uma ótima opção para combinar com queijos suaves, carnes brancas, risotos e muito mais.

4. Vinho Pérgola Tinto Suave Seleção

Esse vinho possui aspecto visual de cor vermelho violáceo, aroma de frutas vermelhas e frescos.

Com o paladar equilibrado, doce e harmonizado, o Vinho Pérgola Tinto Suave Seleção pode se tornar a melhor opção para você, ainda mais quando harmonizado com massas italianas.

5. Vinho Pérgola Branco Seco Moscato

O Vinho Pérgola Branco Seco Moscato possui um aspecto visual de cor palha esverdeado, límpido e Brilhante. Seu aspecto olfativo é agradável e lembra aromas florais, evidenciando  frutas frescas.

Um sabor agradável ao paladar que apresenta uma certa refrescância.

6. Vinho Pérgola  Branco Seco Seleção

Com um tom amarelo intenso e reflexos dourados.

O Vinho Pérgola Branco Seco Seleção possui aromas foxado, lembra flores brancas e frutas tropicais maduras.

Quanto ao sabor, esse vinho remete frescor, paladar agradável e corpo de média intensidade. Essa é uma ótima opção para harmonizar com todos os tipos de queijos.

Cooler Pérgola, conheça as características da bebida feita de vinho

Para quem prefere bebidas com um teor alcoólico abaixo de 7%, à linha Pérgola proporciona à seus clientes à famosa bebida conhecida como Cooler.

Essa é basicamente à mistura do vinho com suco de outras frutas.

Uma bebida com baixo teor alcoólico, calórico e que possui um ótimo sabor. Veja à seguir as características da bebida conhecida como Cooler:

  • Cooler Pêssego Tinto
    Com coloração rose claro e límpido, o Cooler Pêssego Tinto da linha Pérgola possui um aroma frutado de intensidade idêntico a fruta. Além é claro do sabor doce, refrescante e agradável. Uma mistura de vinho tinto e suco de pêssego traz essa bebida para quem nao gosta de ingerir muito álcool, já que seu teor alcoólico é de 4,2% Vol.
  • Cooler Pêssego Branco
    A mistura do vinho branco e suco de pêssego é o que traz sabor ao Cooler Pêssego Branco da linha Pérgola. Essa apresenta uma cor amarelo palha com reflexos dourados e aroma frutado de grande intensidade. Além do sabor doce, refrescante e agradável. Essa bebida também possui um teor alcoólico de 4,2% Vol.

Você sabe a diferença entre o vinho Pérgola seco e o suave?

Podemos afirmar que o Vinho Suave é feito especificamente para ser mais doce, ou seja, agradável para aquelas pessoas que não gostam de bebidas muito amargas ou sem açúcar.

Por outro lado o vinho seco quase não possui adição de açúcar (nós fizemos uma matéria sobre vinho suave ter açucar ou não, leia!).

Portanto tudo depende do costume de quem vai ingeri-lo, normalmente quando o indivíduo começa a beber vinho tende a optar pelo suave, mas isso é muito comum? Vamos ver.

Nem sempre, pois com o passar do tempo pode deixá-lo de lado e optar por uma versão com menor adição de açúcar.

Quanto mais tempo bebendo vinho, a tendência é que você comece a optar pelos mais secos. E você conhece a diferença entre seco e suave?

O vinho fino seco é conhecido como vinho fino de mesa. Nós já cobrimos este assunto em uma outra postagem que você vai gostar, tenho certeza.

O mesmo é elaborado com uvas mais nobres, tais  como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras. Conhecidas como da variedade Vitis Vinífera, leia nossa postagem para aprender sobre o assunto.

Esses normalmente possuem baixo teor de açúcar, naturalmente da uva, e possuem até  3,5 gramas de açúcar por litro. Ficou interessado?

O vinho suave é considerado  uma bebida de qualidade mais baixa. Isso porque é elaborado com uvas mais comuns, tais como Concord, Herbemont, Niágara, Isabel e outras. O mesmo possui alto teor de açúcar, geralmente acima de 20 gramas por litro.

À importância do vinho nos dias de hoje

Podemos afirmar que nos últimos cento e cinquenta anos à fabricação de vinhos em todo o mundo foi completamente revolucionada.

Não apenas obtivemos o controle da temperatura no processo de fermentação, como também acesso à maquinários muito mais sofisticados para à realização das colheitas. E o Brasil só cresce neste quesito.

À tecnologia tem facilitado na garantia da qualidade e mais  uma vez, podemos perceber o quanto essa bebida evoluiu nos últimos anos.

Porém sabemos que para se obter um bom vinho é preciso muito trabalho e dedicação.

Se você quiser conhecer mais sobre os vinhos Pérgola, acesse o site e conheça todos os rótulos e produtos da vinícola.

Tags: Pérgola, Tipo de Vinho, Vinícolas
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

126 Comentários. Deixe novo

  • Só tomo tinto seco ou meio seco.Atualmente tomo o Chalise.O custo benefício é ótimo.Acho um nacional de boa qualidade que atende meu paladar.Tem algum comentário com avaliação?Devido a comentários positivos comprei o Pérgola.Vou experimentar e digo se valeu. Parabenizo pelo site.

    Responder
    • Confesso que o Chalise já usei pra cozinhar. Como fica fora do guarda chuva dos vinhos finos, a gente quase não comenta muito sobre coloniais por aqui. Mas tem bastante material pra você ler se quiser entender a diferença entre um Chalise e outras linhas da Salton (que hoje, produz o Chalise).

      Abraço!
      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Bom dia Marcos.
    Por quanto tempo posso guardar um vinho tinto seco na geladeira após aberto.Já guardei por duas semanas e não senti alteração.Foi o vinho chalise.Obrigado.

    Responder
    • Não tenho muita propriedade pra dizer sobre o Chalise, não é meu forte vinhos mais coloniais. Já vinhos finos (Merlot, Cabernet, etc), se bem vedados, eu diria de 2 a 3 dias pra iniciar a perda de aroma. A nitidez do aroma vai sumindo. Do 4 dia pra frente vc sente alteração no paladar, vai ficando mais metálico no caso de vinhos jovens (safras recentes).

      Abraço!
      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Jamile Santana
    6 de maio, 2023 06:57h

    Gostaria de saber se o vinho tinto pérgola é vegano ou se leva aditivos animais. E, caso tenha traços animais, entre eles estão albumina de ovo e sangue em pó?
    Obrigada!

    Responder
  • Edson Soares
    20 de jan, 2023 21:24h

    Boa noite, tenho uma garrafa de vinho pérgola tinto suave de dois litros, que está guardada por bastante tempo, em média de 6 anos.
    Gostaria de saber como faço para descobrir, quantos anos tem esse vinho, já que no rótulo não fala a data de fabricação e se ainda posso consumir?

    Responder
    • Ele diz qual a variedade? Se tinto ou seco? A safra? Difícil dar opinião sem saber mais. Porem 6 anos pra um vinho que aparenta ser de consumo imediato, seria bastante tempo. O modo como ele foi conservado tbm influencia muito!

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Boa noite, tenho uma garrafa de vinho pérgola tinto suave de dois litros, que está guardada por bastante tempo, em média de 6 anos.
    Gostaria de saber como faço para descobrir, quantos anos tem esse vinho, já que no rótulo não fala a data de fabricação e se ainda posso consumir?

    Responder
  • Comprei hj o pérgola ainda não tinha experimentado confesso que gostei eu sou amante de vinhos faço em casa o meu de jabuticaba mais quando não tem eu compro de uva amooo . um brinde ao pérgola muito bom

    Responder
  • Qual é a uva do pergola branco seleção suave?

    Responder
  • José Roque dos Santos Souza
    21 de abr, 2022 22:24h

    Gostaria de saber porque em um mesmo bingo existe rotulo na tampa Preto ou branco, foi uma curiosidade daqui de Casa.

    Responder
  • Queria saber se o vinho pergola pode fica mais de 5 anos fechado, e também queria saber se ele fica, cada ano que passa mais forte ?

    Responder
    • Depende do que você quer dizer com “mais forte”, Gustavo. Posso estar sendo injusto, mas acredito que a proposta do Pérgola seja de um vinho jovem, de consumo ligeiro. Em média 95% dos vinhos encontrados em mercado tem essa proposta, de não serem o que chamamos de “vinho de guarda”. Eu aconselharia, no máximo, 2, 3 anos se bem guardado, e dependendo da variedade de uva tbm.

      Marcos.

      Responder
  • Boa noite, há uns dois meses estamos sem o tinto seco nos supermercados do bairro de Pilares/RJ, só temos branco e suave. Com quem posso entrar em contato?

    Responder
  • Tenho várias garrafas de pérgola, mais em nenhuma delas eu consigo identificar o ano de fabricação. Vcs podem me ajudar.

    Responder
  • ganhei o vinho campestre pergola seleção suave o salton classic2011 reserva especial garbenet sauvignon o cooler durigan sabor pêssego e morango so que eles azedaram como ta tempo indeterminado e foi comprado direto do sul

    Responder
    • Oi Lourdes,

      Pelo que percebi você ganhou mais de um vinho e de mais de uma marca/vinícola. Teria que checar com todas elas. Lembrando que o vinho, sim, tem validade indeterminada caso seja acondicionado de forma correta – longe da luz, calor, etc. Também percebo pela sua mensagem que você fala de coolers, que são coquetéis saborizados. Estes não seguem as mesmas regras de vinhos, acredito eu. Teria que verificar, pois são produtos diferentes.

      Marcos Marcon
      Vem da Uva
      Editor

      Responder
  • Paulo Sergio
    20 de set, 2021 17:37h

    Parabéns pelo site…rico em conteúdo…. Parabéns também principalmente pela atenção dedicada aos comentários e respeito aos leitores do site

    Responder
  • VANIA GONCALVES DA SILVA AMARAL
    23 de ago, 2021 23:15h

    Muito bom o Vinho Pérgola Suave.
    Sou do Rio de Janeiro,
    Tomo sempre e vários amigos que não conheciam também estão gostando. Cheiro maravilhoso e sabor incrível.

    Responder
  • IRENI URCINA DA CRUZ
    3 de jul, 2021 13:01h

    SOU CONSUMIDORA DO VINHO PERGOLA, NO ENTANTO AO CONSSUMIR O VINHO PERCEBI QUE EM CONTATO COM A AGUA ELE AZUL, ISSO É NORMAL?AGORA FIQUEI RECEOSA DE CONSUMIR O PRODUTO.

    Responder
    • Ireni, nesse caso acho que você deveria entar em contato com o SAC da vinícola. Mas há variedades de vinhos que puxam mais pra um violeta/azulado que fica mais evidente quando “ralo”, Pode ser isso… Mas não posso te afirmar porque não vi o processo e não conheco o vinho mencionado :/

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Carlos Gomes
    14 de jun, 2021 17:11h

    Aonde encontro em Porto Alegre RS

    Responder
  • JONATHAN DOUGLAS DE LIMA PEREIRA
    26 de abr, 2021 09:56h

    O álcool do Vinho Tinto Suave é da fermentação natural ou é adicionado?

    Responder
    • Embora tecnicamente poderia ser, a prática do mercado não é essa. Por uma questão mercadológica mesmo, é bem mais conveniente e mais barato pra produzir o vinho com a adição de açúcar pra conseguir o álcool, Jonathan…

      Marcos.

      Responder
  • ernani rocha junior
    8 de abr, 2021 17:40h

    Ha mais de dois meses não encontro PERGOLA TINTO SECO no meu bairro. Que está havendo.

    Responder
  • ernani rocha junior
    8 de abr, 2021 17:35h

    Ha mais de 2 meses não encontro Pérgola Tinto Seco nos supermercados do meu bairro. Que está havendo?

    Responder
  • ernani rocha junior
    8 de abr, 2021 17:34h

    Ha mais de dois meses não encontro no meu bairro o tipo “TINTO SECO ” de 1 ou 2 litros. Que está havendo?

    Responder
  • Amo e não vivo sem um pérgula por semana, responsável pela minha saúde mental!! Minha sobremesa preferida, início,meio e fim

    Responder
  • Gostava muito de vinho de mesa suave… Mas infelizmente eu comecei a detestar, pois o gosto começou a apresentar um mal cheiro de titica de galinha insuportável… O fedor também lembra galinha molhada misturado com água de esgoto…

    Eu realmente não comigo entender o que aconteceu…

    PS: a marca do vinho não é o Pergola.

    Responder
    • Por incrível que pareça as suas descrição não são totalmente infundadas. Muitas leveduras e até bactérias selvagens que geralmente fazem parte do processo de fermentação desses vinhos mais simples podem, sim, trazer aromas desagradáveis. A coisa pode piorar ainda mais se novas bactérias conseguem atuar no vinho durante o processo de armazenagem que segue logo após o engarrafamento. Como garrafas sujas, rolhas sujas, ou até mesmo esses elementos solto no ar e em contato com o vinho ou a garrafa onde ele vai ser armazenado…
      Mas veja pelo lado bom, sua saúde agradece, mens consumo de açúcar partindo pro vinho seco!

      Marcos Marcon
      Vem da Uva
      Editor

      Responder
  • Amo os vinhos pérgola

    Responder
  • ANA MARIA FERREIRA
    10 de nov, 2020 12:04h

    INVISTAM MAIS NOS SUAVES COM MENOS AÇÚCAR!!! O PÚBLICO DIABÉTICO AGRADECE!

    Responder
    • Oi Ana! Eu acho que realmente há um nicho aí a ser explorado. Não sei como as vinícolas poderiam formular tal produto, acredito eu que adoçantes não ajudariam e talvez sejam até conta a legislação da indústria. Mas podemos afirmar que há um grane mercado consumidor de vinho suave que não parece estar diminuindo.

      Marcos Marcon
      Editor

      Responder
  • Eu compro de vez enquando o vinho Pergola amei muito o sabor eu estou no suave porque ele é docinho e acompanho cm minha refeiçao,agradeço a empreza por ter feito essa marca e continue compartilhando conosco essa melhor qualidade.

    Responder
  • Joaldo Custodio Trindade
    2 de out, 2020 17:35h

    Porque o vinho tinto com pêssego e branco coller deixou vir para Conquista Bahia deixou de ser vendido pela distribuidora Cabral e Souza ? E agora onde encontrar e como faço para comprar o mesmo?

    Responder
  • Esse vinho foi paixão na primeira vista experimentei e não troco esse vinho por nada,eu estou no tinto suave, ainda o não achei outro da mesma marca aqui na minha cidade de São Vicente sp ,vinho que e sem palavras para descrever o sabor maravilhoso 🍷

    Responder
  • Nivaldo Vannuchi
    27 de set, 2020 18:02h

    OLÁ pessoal.Tive oportunidade de conhecer recentemente os vinhos Pérgola tinto seco,branco seco e branco suave.Na mesa acompanhando meus pratos é hoje o meu melhor vinho.Os brancos como entrada são sutis ,lembram os frascatti italianos.Eu sempre gostei dos produtos do sul e na região do interior de São Paulo são difíceis de serem encontrados,no mercado que compro com frequência as vezes espero chegar com mais de uma semana.Me fale na região de Valinhos e Campinas SP quais os pontos de venda.Parabéns a todos envolvidos na excelente apresentação do produto.

    Responder
  • Leônidas Lima Campos
    22 de set, 2020 21:01h

    Olha para ser sincero eu não gostava muito de vinho por causa da dor de cabeça que sentia quando era jovem,mas hoje após uma idade mais avançada , voltei a tomar o vinho só que desta vez experimentei o Pérgola e me deixe certo com ele ,e agora estou fazendo o uso suave , sinto bem .

    Responder
    • Leônidas, essas consequências muitas vezes estão ligadas ao consumo de água durante o período que você está bebendo e também a junção de comida. Nunca beber de estômago vazio, já ajuda bastante a evitar esses incômodos do dia seguinte. Mas é preciso ficar alerta, tem pessoas que são alérgicas aos taninos, por exemplo, e aí não tem jeito, a dor de cabeça sempre vem, principalmente com os tintos.

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Ana Paula Lopes
    20 de set, 2020 01:12h

    Esse vinho é uma delícia de sabor! suave pergola.

    Responder
  • Marcio Sampaio
    22 de ago, 2020 20:15h

    Uma delicia de vinho!! Aprecio muito o vinho tinto suave show!

    Responder
  • Flávio Araújo
    21 de ago, 2020 08:49h

    Ola bom dia…meu nome é Flavio Araújo, moro na cidade de São Bernardo do Campo-Sp, trabalho com vendas no varejo nos pequenos comércios de bairros, gostaria muito de incluir os produtos pérgola na minha pasta, mas não estou conseguindo o contato de vendas diretas, somente de distribuidores, assim o produto já chega com valores elevados para este tipo de consumidor…
    Certo de um breve retorno!

    Responder
  • Grissia Selmara
    18 de ago, 2020 16:56h

    Tomei o vinho Pérgola tinto Suave tô apaixonada. Sabor maravilhoso .

    Responder
  • Regina Machado
    2 de ago, 2020 21:34h

    O vinho pergola seco seleção de garrafão tem a mesma qualidade das garrafas convencionais?
    Depois de aberto deve ser armazenado na geladeira, ou deve permanecer em local sem luz direta?

    Responder
    • Oi Regina! Depois de aberto, deve ser sempre mantido na geladeira, preferencialmente de pé. Quanto a sua pergunta sobre a mudança da embalagem, em teoria, sim. Se for exatamente o mesmo produto no rótulo, deveria sim ter a mesma qualidade na proposta do vinho, que provavelmente nao é um vinho para se guardar, é um vinho pra ser bebido assim que se compra. Pegamos como exemplo o bag in box, que é uma tecnologia melhor que garrafas de plástico, no caso do vinho. Mas não deixa de ser plástico. Poderia entrar em muitas questões técnicas de quimica e física aqui, mas com certeza a garrafa de vidro tem zilhares de vantagens sobre a garrafa de plastico. Porém o produto deveria ser o mesmo e ter a mesma qualidade, caso a garrafa não tenha prejudicado o produto a um médio prazo. Eu não conheco o vinho em questão, mas é bem raro termos o mesmo vinho nessas duas embalagens, eu lhe diria pra dar mais uma conferida no rótulo nas letras miudas. Talvez algo seja diferente.

      Marcos.

      Responder
  • O vinho tinto seco seleção é muito ruim. Me desculpem a franqueza, mas na minha umilde opinião, decididamente não tem gosto de vinho tinto. Está mais para um fermentado de uva, com gosto inaceitável para se chamar de vinho tinto seco.

    Responder
    • Você diz o Seleção da marca Pérgola Marcus? Porque temos outras vinícolas com a mesma nomenclatura né? A Miolo também tem uma linha chamada Seleção… O Pérgola eu nunca tive oportunidade de degustar, infelizmente, mas acredito no seu depoimento… As vezes é legal até levar sua posição ao SAC da Vinícola Campestre, as vezes foram lotes com defeitos que você experimentou, pode acontecer! sac@vinicolacampestre.com.br ou sac@pergola.com.br ou contato@pergola.com.br 🙂

      Marcos.

      Responder
      • Liah Camargo
        16 de ago, 2020 16:44h

        Olá!
        Experimentei o vinho pérgola seleções e após ver o depoimento do Marcos Marcon, concordo com ele, é um fermentado de uva.
        O vinho é péssimo!

      • Oi Liah! Só uma observação: a afirmação que você cita na verdade foi feita por um leitor chamado “Marcus”, não minha… rs.

        Marcos.

  • Rosemary Vicente Caputo
    12 de jul, 2020 17:34h

    Olá gostaria de saber quanto de açúcar tem em 1 litro de vinho Pergola tinto suave, gosto muito deste vinho e não gosto dos vinhos secos mas gostaria de saber se há algum problema em tomar vinhos suave pois este foi o único suave /doce que gostei muito

    Responder
  • Gostaria de saber se o vinho tinto seco Pérgola leva algum tipo de corante ou aroma artificial. Agradeço.

    Responder
  • Gostaria de saber se o vinho tinto seco Pérgola leva algum tipo de corante ou aroma artificial ou sua cor é por causa da uva, pois as taças que uso ficam todas manchadas. Agradeço.

    Responder
    • Izabel, o que dá cor ao vinho é um composto químico chamado polifenol, no vinho, o polifenol que tem a maior responsabilidade pela coloração da bebida são as antocianinas, que são extraídas da casca da uva durante o processo de vinificação.

      O que acontece com frequência é que algumas variedades de uvas tem mais polifenóis/antocianinas que outras, portanto alguns vinhos tendem a ser mais fortes na cor, podendo manchar taças como você mesmo citou. Os dentes também sofrem bastante com a coloração forte de alguns vinhos.

      Algumas variedades de uvas tem tanta potência de cor que são usadas em poucas quantidades para dar mais cor a outros vinhos, ou para colorir mais alguns vinhos rosés. Alicante Bouschet é uma dessas, recebe até uma nomenclatura que faz referência a essa característica: é uma uva “tintureira”. Mas outras mais comuns também tem bastante cor, como a Cabernet Sauvignon.

      Quanto a sua primeira dúvida, em momento algum as vinícolas são autorizadas a adicionar qualquer tipo de corante artificial em vinhos, há uma legislação que regulamenta todo o processo produtivo.

      Espero ter ajudado mais um pouco! 🙂
      Marcos.

      Responder
  • Gosto muito do vinho seco e tenho muita dificuldade de encontrar aqui

    Lages Sta Catarina

    Responder
  • Helen Cristina Fernandes mota
    23 de jun, 2020 13:45h

    Como eu faço para comprar esse vinho

    Responder
  • Gosto muito do vinho tinto seco Pérgola. É pena que em Ribeirão Preto-sp, onde moro, nunca consigo achar. Só encontro o suave.

    Responder
  • Existe o vinho Pérgula sem álcool

    Responder
  • JAIRO EUSTAQUIO SOARES MELO JAIRO
    9 de maio, 2020 09:52h

    Amo esse vinho! Moro agora em Portugal como faço para comprar, comprava muito no Brasil

    Responder
  • Jose Francisco Simões Barbosa
    7 de maio, 2020 18:57h

    Acho que sou um dos maiores consumidores do vinho pergola seco,moro em BH,e não acho o vinho onde encontra lo

    Responder
  • Ronaldo Carneiro
    26 de abr, 2020 01:12h

    Oi Marcos, sou novo no mundo dos vinhos, e venho testando algumas marcas (dentro de minha realidade financeira). Também para experimentar, comprei uma garrafa do tinto seleção seco do Pérgola e fiquei positivamente surpreso. Ao abrir a garrafa senti forte aroma de uva (me pareceu que estava abrindo uma garrafa de suco de uva). È assim mesmo?
    Aproveitando … tenho algumas curiosidades: já ouvi dizer que todo vinho tem corante. Isso é verdade? por que usam a expressão “vinho de mesa”?
    Agradeço antecipadamente seus esclarecimentos.

    Responder
    • Oi Ronaldo!
      Demorei um pouco pra te responder porque são várias perguntinhas que merecem atenção embutidas ali no seu texto. rs.]

      1. Sobre o Vinho de Mesa x Vinho Fino (Vitis-Labrusca vs Vitis-Vinífera)
      Já vou começar com o assunto Vinho de Mesa. Pra você entender isso melhor, é que existem vinhos que são feitos de uma família de uvas que não são próprias para a produção de vinho, são aquelas que encontramos nos mercados para serem comidas como frutas mesmo. Essa família chama-se Vitis-labrusca, a Red Globe, por exemplo, é uma vítis-labrusca.

      Curiosidade: nós temos vinhos de mesa ou coloniais até hoje porque eles respondem pela maioria esmagadora das vendas de vinho no país. Os imigrantes italianos chegados no Brasil, dominando o conhecimento de produção de vinhos, mas sem possuir as variedades de uvas que eles tinham na Itália (da espécie vitis-vinifera), começaram a fazer vinho das uvas americanas, os então famosos vinhos coloniais ou de mesa.

      E pra encerrar, vamos ver um pouco mais sobre a família das uvas que fazem vinho fino. Essa família de uva é perfeita para a produção de vinho e chama Vitis-Vinífera.

      2. Vai corante no vinho tinto?
      Agora, sobre o corante, pelo menos na área das indústrias que produzem Vinhos Finos, (feitos de vitis-vinífera como a Cabernet Sauvignon, a Merlot), nunca ouvi nem presenciei nada que levasse a acreditar nisso. Mas podemos destacar aqui um fato curioso e comum na produção de vinho tinto e principalmente em rosés. É uma pratica relativamente comum os produtores terem um tanque, pelo menos, de Alicante Bouschet (conheça mais aqui: https://www.vemdauva.com.br/alicante-bouschet-perfil-da-uva/). Ela é uma uva que possui muita cor. Sozinha, produz um vinho intenso na cor avermelhada. Algumas gotas desse tinto podem transformar um vinho branco em rosé. Um espumante branco em rosé (isso se a lei permitir, claro).

      3. Sobre o vinho Pérgola que você bebeu
      Agora vamos para a sua observação no vinho que bebeu Pérgola. Lhe confesso que nunca tive oportunidade de degustá-lo, porém sua descrição, de ter sentido cheiro como se fosse suco de uvas, indica que ele provavelmente seja um vinho de mesa, já que geralmente sucos são feitos das mesmas uvas utilizadas na produção de vinho de mesa.

      Consegui te ajudar um pouco? Se quiser, pode mandar com mais perguntas que se eu souber te exlico!
      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • ernani rocha junior
    29 de mar, 2020 17:29h

    Tenho 83 anos e moro em Belo Horizonte. Desde garoto, pelos 16,17 anos tomo vinho com moderação. Já tomei inúmeros vinhos. Atualmente tomo qualquer um quase que diariamente um cálice, preferindo os que sejam secos, porém já a muito tempo compro apenas o PÉRGOLA, só mesmo quando não acho para comprar opto por outro. PARABÉNS, É EXCELENTE no sabor, qualidade e preço.

    Responder
  • Amo tanto esse vinho! Mais moro na europa, na suíça… Alguém sabe se tem em portugal? ou algum lugar
    por aqui?

    Responder
  • Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

    Responder
  • Iana valentim
    27 de fev, 2020 20:10h

    Boa Noite
    Provei e amei o vinho pérgola e gostaria de saber se ele contém a substância Resveratrol e qual a sua porcentagem? Ou se vcs teriam outro para me indicar como resveratrol?

    Obrigada pela atenção!!!

    Responder
  • Gosto do pérgula seco , gostaria de saber, se tem as garrafinhas pequenas? Pois na maioria da vezes degusto sozinha e não gosto que sóbre.

    Responder
  • Não sou experiente em vinho;mas gostei muito doVINHO De MESA TINTO SECO

    Responder
  • O melhor vinho do mundo certamente. .Disse do mundo sem.receio

    Responder
  • Josimar Thadeu de Carvalho
    5 de jan, 2020 21:36h

    Gosto muito deste vinho suave está de parabéns o vinho pergola.

    Responder
  • José Bueno da Silva
    5 de jan, 2020 09:10h

    O vinho Pergola assim como outros vinhos nacionais de mesa pode ser agradável (os suaves) mas a grande quantidade de açucar, mais de 20 gramas/litro fazem com que esse vinho se torne inadequado para a saude. Melhor partir para os secos varietais pra começar. Aproveito para parabenizar Marcos Marcon pelas seus comentários. É um grande conhecedor de vinhos!

    Responder
  • Tânia Moreira Da Silva
    5 de jan, 2020 07:42h

    Quero deixar…….. aqui registrado a minha grande satisfação em saborear esse maravilhoso vinho..
    Depois que fiz a minha primeira degustação!! Me apaixonei ..!!
    Esse é um dos meus favoritos, que não pode faltar, na minha mesa, nos finais de semana, e na hora que sentir vontade de apreciar um bom vinho!!….PÉRGOLA BEM VINDO A MINHA VIDA!!!

    Responder
  • Rosangela farias de Oliveira
    31 de dez, 2019 00:48h

    EU e o meu esposo só tomamos vinho pérgola e já conquistamos vários amigos também que passaram a beber pérgola ❤

    Responder
  • Faltou o principal nesse marketing: “O feedback da aquisição no atacado para pessoa física e/ou jurídica”!

    Responder
  • WANDERSON DE MELO PRADO
    24 de set, 2019 20:39h

    olá,tudo bem?
    Meu nome e Wanderson de Melo Prado,sou de Brumadinho MG,vou fazer lançamento de uma música minha de trabalho e gravar um vídeo clip,onde vou fazer um banner com a logomarca de todos patrocinadores e no final da editação do vídeo vai ter agradecimento a todos também,será que eu conseguiria um patrocínio de algumas garrafas com voçês?
    Muito obrigado

    Responder
  • Sou apaixonada por vinhos, e o pérgola é das opções de preço em conta o meu favorito, sem sombra de dúvidas. Apenas uma dúvida, quantas calorias possui uma taça de vinho?

    Responder
  • Ola felicitações sou um grande degustado do vinho pergola, sou de juazeiro bahia, gostaria de saber o por que o vinho pergola aqui esta com gosto muito ruin, perdeu a qualidade por que?

    Responder
    • Oi Ivo!

      Não saberia te dizer. As vezes pode ser o condicionamento mal feito do vinho. Seria legal se você entrasse em contato direto com eles pra fazer o questionamento. Talvez eles possam te ajudar de forma mais assertiva. Tem um formulário de contato no site e também Whatsapp: Central de Atendimento: +54 3235 1700 – WhatsApp: 54 99655.3377 ou https://www.pergola.com.br/contato/

      Espero ter ajudado Ivo!
      Marcos.

      Responder
    • Ivo sou de São Paulo, nunca havia tomado, parece um vinho agradável olhando, mas em qualidade me remeteu a um singelo Sangue de Boi… Comprei agora uma garrafa de Seco e está aguada, é menos intenso que um Meio Seco de outra marca, lamentável 😔

      Responder
  • ivo lopes de Oliveira
    7 de ago, 2019 20:17h

    ola felicitações sou um grande degustado do vinho pergola, sou de juazeiro bahia, gostaria de saber o por que o vinho pergola aqui esta com gosto muito ruin, perdeu a qualidade por que?

    Responder
  • Gosto muito do vinho pergola tinto suave. Tomo uma taça às refeições de vez em quando. Acho que o teor alcoólico é muito forte (10,2%). Tem produto igual com menor teor?

    Responder
    • Provavelmente não, Clemente. 10,2 já é uma graduação alcoólica bem baixa pra um vinho. O que eu sugiro é você tentar aos poucos mudar do suave para os secos, já que o açúcar extra que você está ingerindo nessas refeições vai acabar influenciando em outras áreas da sua saúde, e as vezes o equilíbrio entre benefícios e malefícios pode não estar valendo a pena. Sempre que você foca em uma taça diária para a saúde, recomenda-se que ele seja seco e tinto, por conter mais polifenóis e resveratrol que brancos, por exemplo. 😉

      Responder
  • Marcāo lopes
    25 de fev, 2019 08:49h

    Eu faço assim, misturo uma garrafa do suave pergola e uma garrafa do pergol seco , fica equilibrado em tudo, sem muito açucar, tomo para saúde já fui curado de mal circulaçāo nas pernas, com vinhos de mesa para quem nāo gosta do seco, misturar com o vinho suave fica ótimo para saúde.

    Responder
  • Esse vinho é refrigerado quando é transportado ou não ?

    Responder
    • Com certeza não, é um vinho aguado, acabei comprando ele agora por falta de opções delivery, não imaginava ser assim… Um vinho Meio Seco de outra marca é mais intenso que o Seco Pergola 🤦‍♂️

      Responder
  • Jaciara Laranjeira
    6 de jan, 2019 13:52h

    Amo vinhos, apesar de não consumir muito, acho extremamente elegante, de um bom gosto admirável além de ser uma bebida muitas vezes citada na Bíblia – o primeiro milagre de Jesus Cristo foi transformar água em vinho – Gosto de conhecer sobre eles.

    Responder
    • PatríciaPlanzo
      21 de dez, 2019 02:51h

      Concordo plenamente ,sou evangelica e se Jesus fez esse o 1 milagre não é pecado desde q moderado.

      Responder
      • Exato, Patrícia. Acho que o único pecado aqui seria não compartilhar com o próximo! 🙂

        Marcos.

      • Sérgio Ricardo
        21 de dez, 2019 09:23h

        Patrícia,
        Tudo que é moderado e respeitável não há de ser pecado, tal como a alimentação moderada e necessária não é gula!

  • CARLOS ANTONIO DE SOUZA
    13 de dez, 2018 06:33h

    SOU CRISTÃO E NÃO GOSTO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PORÉM GOSTO MUITO DE VINHOS E SEI QUE ELE É TAMBÉM É MEDICINAL ALÉM DE SER UMA BEBIDA DIFERENCIADA, POR ISSO PERGUNTO QUAL SERIA O MELHOR VINHO INDICADO PARA O MEU CONSUMO COMO FONTE ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DA SAÚDE ? LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE EU POSSO CONTROLAR O QUANTO INGERIR PARA NÃO´ULTRAPASSAR OS LIMITES

    Responder
  • entao o vinho melhor para saude nao pode ser o suave tem ser so o seco ?

    Responder
    • Em resumo sim, Adriana. Os secos sempre serão mais indicados quando você for consumir vinho com foco em saúde.

      Responder
      • Maravilhoso o vinho pérgola,quem o inventou está de parabéns,é excelente,não tem nada de aguado ,eu costumo tomar ele com suco de uva aurora meu deus é tudo de bom.depois que descobri vinho pérgola minha saúde é outra só tenho a agradecer

  • Helio Seppe
    1 de out, 2018 14:07h

    Qualquer vinho pergola é bom tem história e qualidade
    Parabéns vinícola campestre mesma qualidade a anos

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.