Para um novo apreciador de vinhos, que iniciou há pouco tempo seu interesse por essa bebida, diferenciar um vinho Cabernet Sauvignon de um Merlot pode parecer tarefa difícil, mas não é. Falo por experiência própria. Já explico.
No início do aprendizado sobre vinho, ou quando começamos a nos interessar pelo assunto, muitas são as dúvidas, e essa é uma das mais comuns. Acredite, você não está sozinho!
Para diferenciar um vinho Cabernet Sauvignon de um Merlot, você vai precisar de muita atenção e um pouco de treino.
Exato, talvez apenas lendo este texto você não consiga diferenciar com tanta precisão.
Porém, se você estiver disposto a comprar uma garrafa de Cabernet Sauvignon e outra de Merlot, parar na frente do computador e ler este artigo, eu garanto que você nunca mais vai errar qual é qual.
Vamos aprender um pouco?
E a diferença entre o Merlot e o Cabernet Sauvignon?
A diferença básica entre o vinho Cabernet Sauvignon e o Merlot está em sua concentração.
A Cabernet Sauvignon, popular na região de Bordeaux, na França, tem uma característica tânica forte, ou seja, deixa aquela sensação de “língua travada”. Uma sensação parecida com o que experimentamos quando mordemos uma goiaba ou banana ainda verde, por exemplo. Essa sensação é causada por um elemento importante do vinho: o tanino.
- As uvas Cabernet Sauvignon e Merlot são uvas que fazem parte do corte bordalês (Bordeaux = bordalês). A mistura das duas (chamado de blend ou corte), é característica dos vinhos da região de Bordeaux na França. A Cabernet Sauvignon traz a tipicidade e corpo ao vinho, com boa estrutura e capacidade de envelhecimento, enquanto a Merlot traz o equilíbrio e textura ao mesmo.
- A mistura dessas duas uvas fazem parte de vinhos famosíssimos, geralmente presentes entre os vinhos mais caros do mundo, como o Petrus, Lafit e Latour.
- Além dessas duas variedades de uvas, também estão presentes no corte bordalês a Cabernet Franc e a Petit Verdot.
Continuando nosso aprendizado, enquanto a Cabernet Sauvignon “ataca” a língua, a Merlot tem uma característica macia no paladar. Costumo dizer que ela cria uma sensação de “língua aveludada”. Ela tem um potencial forte para dar textura ao vinho, por isso essa sensação se cria na boca. E é uma característica perfeita para dar origem a vinhos gastronômicos, prontos para harmonizações.
Notas de degustação da Cabernet Sauvignon
Quando jovem, pode lembrar frutas negras, como cassis (parecido com groselha) e vermelhas, como morango e amora. Também tem uma forte tendência a lembrar especiarias, como pimenta.
Com passagem por barrica de carvalho, pode lembrar tabaco e baunilha, e por vezes, notas defumadas.
Quanto mais maduro, mais complexo fica, passando para aromas de frutas em compota. Tem ótima persistência e costuma fica na boca por um bom tempo após ser bebido.
Notas de degustação da Merlot
A Merlot é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação. Quando jovem, um vinho Merlot é extremamente frutado, lembrando muito as frutas vermelhas como cereja e framboesa.
A persistência da Merlot é um pouco mais baixa que a do Cabernet Sauvignon, ou seja, depois de beber, fica menos tempo na boca. A Merlot tende a aguentar menos tempo de guarda que a Cabernet, embora não seja regra. Há muito Merlot que envelhece muito bem.
Quadro comparativo entre a Cabernet Sauvignon e a Merlot
Vamos ver em um quadro rápido quais são as diferenças mais marcantes entre as duas uvas que estamos comparando, assim você grava de forma mais fácil:
Cabernet Sauvignon | Merlot |
Frutas negras | Frutas vermelhas |
Mais tânico | Menos tânico |
Mancha mais a boca | Mancha menos a boca |
Ataca a língua | Língua aveludada |
Cor vermelha | Cor violeta |
Tem grande potencial de guarda | Potencial de guarda é médio |
A Cabernet Sauvignon também se difere da Merlot pela cor
Um vinho jovem de Cabernet Sauvignon terá uma cor mais avermelhada, rubi. Enquanto a Merlot, quando jovem, tende a ser mais violácea, ou seja, partindo para o roxo.
A Cabernet Sauvignon, quando envelhecida, torna-se vermelho-tijolo, enquanto a Merlot, quando envelhecida, assume a cor original da Cabernet Sauvignon, um vermelho intenso, por isso a dificuldade em diferenciar as duas neste estágio.
Quer aprender um pouco mais sobre as cores, o que elas significam, seus estágios, e como diferenciar o vinho pela cor? Nós fizemos este infográfico sobre as cores do vinho para ajudar você.
Testes de genoma da Cabernet Sauvignon atestaram a sua origem. Ela veio de um cruzamento genético entre a Sauvignon Blanc (uma variedade de uva branca) e a Cabernet Franc. Essa fusão entre as duas uvas, dizem os cientistas, deu-se há mais ou menos 3 séculos!
Bom, espero que eu tenha conseguido elucidar algumas de suas dúvidas com este texto. Meu objetivo era facilitar o assunto para que você consiga aprender de forma fácil, mas você sabe como é, eu sento para escrever e sempre vem história.
Mas acredito que este seja o caminho, são com pequenas gotas como essa que você vai aperfeiçoar o seu aprendizado no mundo do vinho.
Ficou dúvida? Manda um e-mail! marcos@vemdauva.com.br ou deixe um comentário aí embaixo!
Vamos ver se você absorveu bem o conteúdo da postagem. Milhares de pessoas já fizeram o exercício. Faça também!
EXERCÍCIO PARA FIXAÇÃO DA LIÇÃO
[wpViralQuiz id=6544]
93 Comentários. Deixe novo
Explicação suave como Merlot e marcante como Cabernet Sauvignon. Muito obrigada.
Adorei o comentário, Flavia! haha
Agradeço por ter tirado um tempinho pra deixa-lo por aqui. Abraço!
Marcos Marcon
Editor
Vem da Uva
Muito elucidativo o seu texto.
Muito obrigado.
Muito obrigado, Adhemar!
Marcos.
OBG. POR TIRAR MINHAS DUVIDAS
OBG, POR TIRAR MINHAS DUVIDAS
Explicação mais objetiva e clara do que essa sobre vinho nunca li, meus parabéns, vc s
mostrou-se realmente conhecedor de vinhos e soube nos passar de forma simples a diferença de um cabernet Sauvignon para um Merlot.
Mais uma vez Parabéns pela simplicidade!!
Obrigado, Claudimar!
Como já comentei aqui em outras oportunidades, desde 2014, quando iniciei o blog, a intenção era exatamente essa. Simplificar, tirar termos técnicos, fazer o texto fácil de entender. E quando recebo comentários como o seu, dá aquela certeza de que atingimos o objetivo!
Muito obrigado mesmo!
Marcos Marcon
Editor
Mais uma vez fiquei apaixonada pelo conteúdo!!!
Estou amando acompanhar o blog.
Muito obrigada, vou voltar mais vezes!!!
Obrigado Carol!! <3
Marcos.
Muito útil, principalmente para os iniciantes apreciadores de vinho.
Muito obrigado Iran!
Marcos Marcon
Vem da Uva
Fiquei bastante satisfeito com a excelente aula sobre o vinho é suas formas, sabores, conservação da garrafa após aberta; as qualidades das uvas e a durabilidade do vinho etc….. Muito bom! Gostei! Recomendado a todos os adeptos em consumir é entender de vinhos.parabéns!
Estás certíssimo Helvio. Quem dera alguns 2 parágrafos sobre vinho pudessem ensinar vocês a comprar os melhores e mais vantajosos vinhos no mercado. Mas é um aprendizado que nunca termina, e a gente sempre espera que vocês desenvolvam a curiosidade pra aprender cada vez mais!
Marcos Marcon
Editor
Vem da Uva
Parabéns pela simplicidade da explicação, e conhecimento do assunto, engrandeceu muito meu aprendizado.
Por favor quando puder fazer uma explicação de quando , como e por quanto tempo devemos utilizar o decanter, fico agradecido .
Abs
Márcio
Boa, Márcio!
Já temos algo nesse sentido, mas não muito profundo, aqui: https://www.vemdauva.com.br/para-que-serve-um-decanter-e-como-usar/
Acho que já vai ser uma boa introdução!
Abraço!
Marcos Marcon
Editor
Vem da Uva.
Gostei bastante da objetividade com clareza sobre a diferença das uvas. Confesso que ainda tenho dúvidas, mas o post foi muito bacana. Obrigada.
Obrigado Katia! <3
Marcos.
Adoro vinhos, mas confesso que sempre fico na dúvida nessa questão das uvas, mas esse artigo foi bem esclarecedor. Obrigada.
Obrigado Leonice! Um pouquinho de cada vez, daqui a pouco já tá entendendo tudo! 😉
Parabéns pela clareza estou tentando entrar no mundo dos vinhos amei o post3👏👌
Oi Mirlle!
Seja muito bem vinda, eu espero que você encontra muita coisa pra ajudar você nesse caminho que, olha, é sem volta! Segura na taça e divirta-se por essa estrada, muita gente legal vai cruzar o seu caminho, e separe um canto na cachola pra quantidade enorme de histórias que você irá começar a colecionar daqui pra frente! <3
Grande abraço!!
Marcos Marcon
Editor
Vem da Uva
Excelente
Obrigado Iran!
Marcos.
Adorei saber mais de vinhos e suas diferenças ja que tinha algumas duvidas
Obrigado Adelvanen!! 🙂
Marcos.
Obrigado pelas explicações, prefiro o Merlot, estou tentando sair do vinho suave e esre me parece a melhor alternativa!
Eu quem agradeço, Marcos!
É uma boa opção por ter bastante variedade no mercado a preços acessíveis. Realmente é uma das melhores apostas!
Marcos.
Parabéns, muito obrigado. Adorei o texto e aprendi muito sobre.
Poderia criar um grupo de waths app para apreciadores de vinhos, para trocarmos informações e indicar-nos experiências com vinhos.
Oi Michel!
Esse grupo até existe, mas onde o pessoal é mais ativo, é no grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/vemdauva/
Tem que ver se lá eles não se movimentaram e criaram um grupo no Whats, são mais de 20 mil participantes já, quase não consigo mais ter controle sobre eles! haha
Marcos.
Ótimas explicações, obrigado.
Eu quem agradeço, Paulo!
Bom dia, gosto de vinhos tinto suave, qual se prixima mais desse tipo de paladar? Pelo o que li nesse artigo é o Merlot, incapaz ais algum ou marca?
Muito obrigado a vc Marcos
Muito bem explicado. Meus parabéns.
Obrigado Tadeu!!
Gostei muito das dicas, valeu Marcos!
Muito obrigado Regina! 🙂
Marcos.
Esclarecedor, para mim que acabei de aposentar e resolvi mergulhar nesse mundo o texto ajudou bastante.
Obrigado Gilberto!
Espero que os novos artigos te ajudem tanto quanto esse!
Marcos.
Bom artigo Marcos.
Naum sei se estou errado. mas antes parecia q se dava menos importancia ao tipo de uva na presentacao do vinho.
Será q isso deve-se ao sucesso da vinicultura chilena???
Parecesse q eles são quem dam maior importância ao diferenciar seus vinhos pela casta de origem…
Se for o caso… Isso e o futuro????
De fato, Bruz.
É no novo mundo que começamos a ver mais o que chamamos de “varietais”. Chile e Argentina usaram essa estratégia desde o início, o motivo disso era que o consumidor local não sabia se os vinhos produzidos por aqui eram, de fato, feitos das mesmas uvas da região de Bordeaux e Borgonha (as mais famosas), portanto, os produtores se viram obrigados a estampar o nome das uvas no rótulo.
E isso deu tão certo que podemos dizer que os varietais nasceram aqui, no novo mundo. No velho mundo, os produtores preferem até hoje estampar a região onde vinho foi produzido. Lá, dizer que um vinho foi produzido de uvas estilo Bordeaux implica em dizer que é de Merlot ou Cabernet Sauvignon, basicamente. Mas isso porque o consumidor conhece essas informações.
É um assunto bem interessante pra se abordar em uma postagem. Vou refletir sobre o tema! Muito obrigado Bruz!
Marcos.
Muito obrigado a vc Marcos
O´timo artigo.
Muito obrigado Gerson!
fui mecanico da lufthansa e trabalhavamos junto com a lan chile em santiago.me aposentei dessa função mas não do Merlot.consigo comprar aqui no rio.
Gostei muito da explicação, parabéns!!! Linguagem fácil de se entender.
Obrigado Adriano!
Muito bem explicado e os exercícios tornam o aprendizado mais simples e efetivo.
Que bom que você gostou, Shay! Essa era a intenção! 🙂
Olá Marcos! Sempre degustei o cabernet porque sempre ouvi que era o melhor …mas hoje experimentei o Merlot e adoreiiii …Obrigada por compartilhar sua experiência.
O Cabernet é muito famoso porque a sua produção é prática. Mas tô contigo, num varietal, hoje em dia, vou de Merlot também quase sempre. rs. Que bom que você conseguiu por em prática o que viu por aqui, fico muito feliz! 🙂
Muito obg pela aula foi show!! Quero saber mais para poder estar comprando e degustando melhor.
Isso aí, Lucia! Melhor forma de aprender é pondo em prática!
Boa tarde Marcos
Belissíma explicação, me ajudou muitíssimo na hora de escolher a compra do meu vinho. parabéns. Adorei a explicação
Muito obrigado Geralda, eu quem agradeço por teres me permitido participar desse momento de lazer seu 🙂
Ao seu dispor,
Marcos.
Olá, ótimas informações que encontrei neste site sobre diferentes tipos de vinhos, são bem claros. parabéns!!!!
Obrigado Elvis!!
Bom dia!!! Adorei as informações. Sou uma apreciadora de vinho sem conhecimento. 🙂 Pretendo aprender mais, já que estou, atualmente, trabalhando com pedidos de vinhos e preciso ter um pouco de conhecimento sobre eles.
Chegasse no lugar certo! E lembre-se, se quiser, pode mandar e-mail direto pra mim! marcos.marcon@vemdauva.com.br 🙂
Ola adorei a matéria parabéns , tem uma sobre os Bruts ?
Tem muita coisa sobre espumantes, Tiago. vou colar algunas:
– https://www.vemdauva.com.br/13-espumantes-nacionais-para-arrasar-no-reveillon/
– https://www.vemdauva.com.br/tipos-de-espumante-aprenda-a-diferenciar/
– https://www.vemdauva.com.br/espumante-ou-champanhe-entenda-as-diferencas/
Todas as três se complementam, eu gosto muito da última que foi nosso correspondente direto do Canadá quem explicou pra gente certinho.
Espero que seja útil!
Abraço!
me formaram essas marcas vinho seco que você falou é o melhor para poder ajudar a emagrecer😁 moderação🆗️ estou morando em Portugal você conhece algum que possa substituir eles aqui Alentejo agradeço desde já a sua atenção
Silvia, se você procura saúde e vinhos com menor chance de engordar, vá pelos secos. No Alentejo quase 100% são secos então você já começa bem. Mas precisa equilibrar com umas dieta legal, vinho em si tem bastante caloria. O próprio álcool tem bastante caloria. Se compararmos com cerveja o vinho não fica muito atrás no quesito “bebidas que engordam”, infelizmente. O bom é que o vinho é cheio de resveratrol e polifenóis que são antioxidantes potentes e ajudam a retardar o envelhecimento. Ou seja, acaba fazendo bem pra saúde em doses equilibradas. Tem esse post aqui bem legal:
1) https://www.vemdauva.com.br/vinho-e-saude-polifenol-e-resveratrol/
2) https://www.vemdauva.com.br/vinho-engorda/
3) https://www.vemdauva.com.br/vinho-faz-bem-para-a-saude/
🙂
Olá Marcos, te encontrei numa busca de tipos de vinhos. Estou começando a me interessar por bons vinhos. Ainda não sei diferenciar mas com sua ajuda chego lá. Gosto muito dos tintos menos rascantes. Vc não é novela mas vou te acompanhar. Acredito que seu conhecimento será de grande valia. Abração.
hahahahha, mas pode acompanhar sim, toda semana tem um capitulo novo! E o nosso menu lá em cima pode ajudar a navegar pelos capitulos anteriores, que sempre são válidos! 🙂
Trabalho como Locutor em um atacadista, e fico sempre no corredor de vinhos, e muitos clientes me perguntam coisas como essas e entre outras que foram esclarecedoras aqui no seu Site, e o quiz ajuda bastante na memorização das informações. Obrigado !
Obrigado Ian! A gente que fica feliz em poder te ajudar. E em ajudar os seus clientes. Nada é mais importante que isso! 🙂
Ótima explicação sobre os vinhos cabernet e Merlot.
Gostaria de saber sobre o vinho Carmenere,
Obrigado.
Muito obrigado Davi!
Nós temos um texto falando sobre Carmènére. Alias, vários:
Características do vinho Carménère
https://www.vemdauva.com.br/caracteristicas-do-vinho-carmenere/
As diferenças entre o vinho Malbec e o vinho Carménère
https://www.vemdauva.com.br/as-diferencas-entre-o-vinho-malbec-e-o-vinho-carmenere/
13 curiosidades do vinho Carménère (e seus 200 anos disfarçada de Merlot!)
https://www.vemdauva.com.br/13-curiosidades-do-vinho-carmenere/
Espero que você curta! 🙂
Boa Tarde, Marcos
Parabéns por compartilhar seus conhecimentos. Sempre comprei o tipo Cabernet para não ariscar em outro tipo e não gostar.
FELIZ NATAL PARA TODA FAMÍLIA.
Roberto
Oi Roberto!
Muito obrigado pela visita e pelas palavras gentis.
Aposte em outros, a descoberta é a melhor coisa que a gente pode fazer em todos os âmbitos da vida – experimentar coisas novas para aprender mais.
Excelente natal pra você e sua família! 🙂
Muitos Parabéns! De todos os artigos que já li sobre, o seu foi io que me fez entender as diferenças! Não vejo a hora de degustar um Merlot Rs Beijos
Obrigado Eliza! <3 ler comentários como o seu nos faz ter certeza de que estamos no caminho certo! Esse é o fio condutor do Vem da Uva: escrever de forma acessível! 🙂
Dá até uma inveja do seus conhecimentos , obrigado por compartilhar com quem como eu estou começando agora a ter curiosidades sobre o assunto , parabéns , fica com Deus !! Grande abraço!
Obrigado Lucas! Pra isso que estamos aqui, pra aguçar a vontade de vocês conhecerem cada vez mais! (y)
Valeu Marcos, ajudou muito sua explicação, como eu e minha esposa estamos iniciando na degustação de vinhos isso foi de grande ajuda.
Obrigado! Espero estar aqui para ajudá-los mais vezes! 🙂
Gostei de suas explicacões,parabéns!
Muito bem explicado. Obrigada por sanar minhas dúvidas!
Eu quem agradeço pela visita Suellen! <3
A sua explicação já me ajudou bastante… obrigada
Obrigado Patricia! <3
Parabéns pelo trabalho. É normal para iniciantes ter a mesma sensação no paladar ao degustar um vinho, ou mesmo sendo iniciante os sabores mudam? Faço essa pergunta pois talvez possa ser que eu tenha algum defiste no meu paladar e olfato.
Obrigado
Oi Jhonathan!
Vou te dar uma resposta bem particular minha, porque infelizmente esse tipo de pergunta não é feito com muita frequência, o que é uma pena. Mas sim, no paladar do iniciante os vinhos são realmente muito semelhantes. Com o tempo, aumentando o seu repertório de provas, você vai começar a identificar essas diferenças. As vezes (e não é incomum), até um vinho Merlot, dependendo da região e modo de produção pode ser confundido com um Cabernet, por exemplo. Acontece!
Existem, sim, os supertasters, que tem papilas gustativas mais aguçadas pra detectar as diferenças. Mas eles são a minoria. Com prática, todo mundo consegue 🙂
Bom dia!
Bem esclarecedora sobre as diferenças entre o Carbernet…e o Merlon -se de último tem mais meu perfil!
Obrigada pela atenção e pela aula!
Um viva ao?!
Muito obrigado Diana! Continue nos visitando sempre! E viva o vinho! <3
Muuuuuito obrigada por explicar tão bem algo que parece complicado. Forte abraço .
Muito obrigado Silvia! Tentamos sempre deixar o mais objetivo possível!! <3
Gostei muito da clareza e objetividade, parabéns ! Obrigada pela generosidade de compartilhar seus conhecimentos !
Muito obrigado Lucimara! Agradecemos a visita! <3
Aprecio muito os vinhos,gostei da postagem,lição prática e objetiva, excelente conteúdo.
Muito obrigado Izabel!
Continue nos visitando que sempre temos coisa nova!
Marcos.