Cabernet SauvignonMerlot
99 Comentários

Qual a Diferença Entre o Vinho Cabernet Sauvignon e o Merlot?

Cabernet SauvignonMerlot
99 Comentários

Para um novo apreciador de vinhos, que iniciou há pouco tempo seu interesse por essa bebida, diferenciar um vinho Cabernet Sauvignon de um Merlot pode parecer tarefa difícil, mas não é. Falo por experiência própria. Já explico.

No início do aprendizado sobre vinho, ou quando começamos a nos interessar pelo assunto, muitas são as dúvidas, e essa é uma das mais comuns. Acredite, você não está sozinho!

Para diferenciar um vinho Cabernet Sauvignon de um Merlot, você vai precisar de muita atenção e um pouco de treino.

Exato, talvez apenas lendo este texto você não consiga diferenciar com tanta precisão.

Porém, se você estiver disposto a comprar uma garrafa de Cabernet Sauvignon e outra de Merlot, parar na frente do computador e ler este artigo, eu garanto que você nunca mais vai errar qual é qual.

Vamos aprender um pouco?

E a diferença entre o Merlot e o Cabernet Sauvignon?

A diferença básica entre o vinho Cabernet Sauvignon e o Merlot está em sua concentração.

A Cabernet Sauvignon, popular na região de Bordeaux, na França, tem uma característica tânica forte, ou seja, deixa aquela sensação de “língua travada”. Uma sensação parecida com o que experimentamos quando mordemos uma goiaba ou banana ainda verde, por exemplo. Essa sensação é causada por um elemento importante do vinho: o tanino.

CURIOSIDADES!

  1. As uvas Cabernet Sauvignon e Merlot são uvas que fazem parte do corte bordalês (Bordeaux = bordalês). A mistura das duas (chamado de blend ou corte), é característica dos vinhos da região de Bordeaux na França. A Cabernet Sauvignon traz a tipicidade e corpo ao vinho, com boa estrutura e capacidade de envelhecimento, enquanto a Merlot traz o equilíbrio e textura ao mesmo.
  2. A mistura dessas duas uvas fazem parte de vinhos famosíssimos, geralmente presentes entre os vinhos mais caros do mundo, como o Petrus, Lafit e Latour.
  3. Além dessas duas variedades de uvas, também estão presentes no corte bordalês a Cabernet Franc e a Petit Verdot.

Continuando nosso aprendizado, enquanto a Cabernet Sauvignon “ataca” a língua, a Merlot tem uma característica macia no paladar. Costumo dizer que ela cria uma sensação de “língua aveludada”. Ela tem um potencial forte para dar textura ao vinho, por isso essa sensação se cria na boca. E é uma característica perfeita para dar origem a vinhos gastronômicos, prontos para harmonizações.

Notas de degustação da Cabernet Sauvignon

Quando jovem, pode lembrar frutas negras, como cassis (parecido com groselha) e vermelhas, como morango e amora. Também tem uma forte tendência a lembrar especiarias, como pimenta.

Com passagem por barrica de carvalho, pode lembrar tabaco e baunilha, e por vezes, notas defumadas.

Quanto mais maduro, mais complexo fica, passando para aromas de frutas em compota. Tem ótima persistência e costuma fica na boca por um bom tempo após ser bebido.

Notas de degustação da Merlot

A Merlot é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação. Quando jovem, um vinho Merlot é extremamente frutado, lembrando muito as frutas vermelhas como cereja e framboesa.

A persistência da Merlot é um pouco mais baixa que a do Cabernet Sauvignon, ou seja, depois de beber, fica menos tempo na boca. A Merlot tende a aguentar menos tempo de guarda que a Cabernet, embora não seja regra. Há muito Merlot que envelhece muito bem.

Quadro comparativo entre a Cabernet Sauvignon e a Merlot

Vamos ver em um quadro rápido quais são as diferenças mais marcantes entre as duas uvas que estamos comparando, assim você grava de forma mais fácil:

Cabernet Sauvignon Merlot
Frutas negras Frutas vermelhas
Mais tânico Menos tânico
Mancha mais a boca Mancha menos a boca
Ataca a língua Língua aveludada
Cor vermelha Cor violeta
Tem grande potencial de guarda Potencial de guarda é médio

A Cabernet Sauvignon também se difere da Merlot pela cor

Um vinho jovem de Cabernet Sauvignon terá uma cor mais avermelhada, rubi. Enquanto a Merlot, quando jovem, tende a ser mais violácea, ou seja, partindo para o roxo.

A Cabernet Sauvignon, quando envelhecida, torna-se vermelho-tijolo, enquanto a Merlot, quando envelhecida, assume a cor original da Cabernet Sauvignon, um vermelho intenso, por isso a dificuldade em diferenciar as duas neste estágio.

Quer aprender um pouco mais sobre as cores, o que elas significam, seus estágios, e como diferenciar o vinho pela cor? Nós fizemos este infográfico sobre as cores do vinho para ajudar você.

CURIOSIDADE!

Testes de genoma da Cabernet Sauvignon atestaram a sua origem. Ela veio de um cruzamento genético entre a Sauvignon Blanc (uma variedade de uva branca) e a Cabernet Franc. Essa fusão entre as duas uvas, dizem os cientistas, deu-se há mais ou menos 3 séculos!

Bom, espero que eu tenha conseguido elucidar algumas de suas dúvidas com este texto. Meu objetivo era facilitar o assunto para que você consiga aprender de forma fácil, mas você sabe como é, eu sento para escrever e sempre vem história.

Mas acredito que este seja o caminho, são com pequenas gotas como essa que você vai aperfeiçoar o seu aprendizado no mundo do vinho.

Ficou dúvida? Manda um e-mail! marcos@vemdauva.com.br ou deixe um comentário aí embaixo!

Vamos ver se você absorveu bem o conteúdo da postagem. Milhares de pessoas já fizeram o exercício. Faça também!


EXERCÍCIO PARA FIXAÇÃO DA LIÇÃO


[wpViralQuiz id=6544]


Tags: Cabernet Sauvignon, Merlot, Top 10
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

99 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.