1. Vinho Tinto
  2. »
  3. Ancellotta
  4. »
  5. Vinho Ancellotta: características deste vinho e uva

Vinho Ancellotta: características deste vinho e uva

Tags:

Já ouviu falar da uva Ancellotta? Pois bem, hoje você irá. Responsável pelo maravilhoso vinho Ancellotta, é uma uva nativa da região da Emiglia Romagna, na Itália.

A Ancellotta é uma variedade de uva de cor bem escura. Normalmente, esta uva é usada na mistura (blend, assemblages) de vinhos tintos e espumantes tintos italianos, os famosos Lambruscos.

vinho ancellotta

Curiosamente, a Ancellotta encontra lar na Itália, com 26% da produção mundial. Na Argentina, muito próxima da Itália, com 24% da produção. E no Brasil, com 50% da produção mundial.

Características da Ancellotta

Aqui, a Ancellotta cria um vinho varietal suavemente frutado com boa acidez, taninos maduros e uma cor profunda e intensa.

A Ancellotta é amplamente utilizado em misturas para adicionar a sua cor considerável à outros vinhos tintos pálidos, sem cor.

A casca da Ancellotta tem uma elevada concentração de antocianinas e, portanto, uma forte pigmentação. Tanto que o extrato da uva é frequentemente utilizado para dar cor a outros alimentos.

O Vinho Ancellotta no Brasil

A Ancellotta tem sido mais recentemente cultivada em vinhedos do Brasil e particularmente na região de Serra Gaucha, no extremo sul do país.

Aqui, é usado em misturas com Merlot e Cabernet Sauvignon, mas é mais conhecido como um vinho varietal frutado com notas suaves, florais e sabores maduros de frutas vermelhas.

 

Vinhos indicados

Para provar a Ancellotta em um varietal, você precisará provar um vinho nacional ou argentino.

Infelizmente não encontramos nenhum varietal italiano com a uva. Mas você pode provar os deliciosos Lambruscos italianos para compensar. Vamos ao que encontramos no mercado.

Até o fechamento desta postagem, nossa redação só havia experimentado um Ancellotta nacional, apesar do país ser responsável por metade da produção desta variedade em todo o mundo.

Espero ter ajudado no seu estudo sobre o vinho Ancellotta! Por ser uma uva pouco explorada comercialmente, encontramos pouco material para a pesquisa sobre a variedade. Mesmo em livros técnicos. Mas o que descobrimos, trouxemos pra você.

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

Este post ainda não tem votos, seja o primeiro!

Artigos Relacionados

6 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
Cadastre-se e Aprenda
Sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuí­ta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
ASSINAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link

Faça Download da
Ficha de Avaliação de Vinhos
Oficial do Vem da Uva
DOWNLOAD