Uvas
10 Comentários

Vinho Ancellotta: características deste vinho e uva

Já ouviu falar da uva Ancellotta? Pois bem, hoje você irá. Responsável pelo maravilhoso vinho Ancellotta, é uma uva nativa da região da Emiglia Romagna, na Itália.

A Ancellotta é uma variedade de uva de cor bem escura. Normalmente, esta uva é usada na mistura (blend, assemblages) de vinhos tintos e espumantes tintos italianos, os famosos Lambruscos.

svg+xml;base64,PHN2ZyB4bWxucz0iaHR0cDovL3d3dy53My5vcmcvMjAwMC9zdmciIHZpZXdCb3g9IjAgMCA2MjAgNDEwIiB3aWR0aD0iNjIwIiBoZWlnaHQ9IjQxMCIgZGF0YS11PSJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy52ZW1kYXV2YS5jb20uYnIlMkZ3cC1jb250ZW50JTJGdXBsb2FkcyUyRjIwMTclMkYwMiUyRmFuY2VsbG90dGEtdXZhcy12ZW1kYXV2YS5wbmciIGRhdGEtdz0iNjIwIiBkYXRhLWg9IjQxMCIgZGF0YS1iaXA9IiI+PC9zdmc+

vinho ancellotta

Curiosamente, a Ancellotta encontra lar na Itália, com 26% da produção mundial. Na Argentina, muito próxima da Itália, com 24% da produção. E no Brasil, com 50% da produção mundial.

Características da Ancellotta

Aqui, a Ancellotta cria um vinho varietal suavemente frutado com boa acidez, taninos maduros e uma cor profunda e intensa.

A Ancellotta é amplamente utilizado em misturas para adicionar a sua cor considerável à outros vinhos tintos pálidos, sem cor.

A casca da Ancellotta tem uma elevada concentração de antocianinas e, portanto, uma forte pigmentação. Tanto que o extrato da uva é frequentemente utilizado para dar cor a outros alimentos.

O Vinho Ancellotta no Brasil

svg+xml;base64,PHN2ZyB4bWxucz0iaHR0cDovL3d3dy53My5vcmcvMjAwMC9zdmciIHZpZXdCb3g9IjAgMCA1MDAgNTAwIiB3aWR0aD0iNTAwIiBoZWlnaHQ9IjUwMCIgZGF0YS11PSJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy52ZW1kYXV2YS5jb20uYnIlMkZ3cC1jb250ZW50JTJGdXBsb2FkcyUyRjIwMTclMkYwMiUyRmRvbi1sYXVyaW5kby1yZXNlcnZhLWFuY2VsbG90dGEuanBnIiBkYXRhLXc9IjUwMCIgZGF0YS1oPSI1MDAiIGRhdGEtYmlwPSIiPjwvc3ZnPg==A Ancellotta tem sido mais recentemente cultivada em vinhedos do Brasil e particularmente na região de Serra Gaucha, no extremo sul do país.

Aqui, é usado em misturas com Merlot e Cabernet Sauvignon, mas é mais conhecido como um vinho varietal frutado com notas suaves, florais e sabores maduros de frutas vermelhas.

 

Vinhos indicados

Para provar a Ancellotta em um varietal, você precisará provar um vinho nacional ou argentino.

Infelizmente não encontramos nenhum varietal italiano com a uva. Mas você pode provar os deliciosos Lambruscos italianos para compensar. Vamos ao que encontramos no mercado.

Até o fechamento desta postagem, nossa redação só havia experimentado um Ancellotta nacional, apesar do país ser responsável por metade da produção desta variedade em todo o mundo.

Espero ter ajudado no seu estudo sobre o vinho Ancellotta! Por ser uma uva pouco explorada comercialmente, encontramos pouco material para a pesquisa sobre a variedade. Mesmo em livros técnicos. Mas o que descobrimos, trouxemos pra você.

Tags: , , ,
Loading comments...
Menu
  
 Cadastre-se  e Aprenda 
 Sobre Vinho Grátis! 
Toda semana você recebe uma aula exclusiva no seu e-mail, tudo grátis!
ASSINAR ➤
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link