Já ouviu falar da uva Ancellotta? Pois bem, hoje você irá. Responsável pelo maravilhoso vinho Ancellotta, é uma uva nativa da região da Emiglia Romagna, na Itália.
A Ancellotta é uma variedade de uva de cor bem escura. Normalmente, esta uva é usada na mistura (blend, assemblages) de vinhos tintos e espumantes tintos italianos, os famosos Lambruscos.
Curiosamente, a Ancellotta encontra lar na Itália, com 26% da produção mundial. Na Argentina, muito próxima da Itália, com 24% da produção. E no Brasil, com 50% da produção mundial.
O que você irá encontrar neste artigo:
Características da Ancellotta
Aqui, a Ancellotta cria um vinho varietal suavemente frutado com boa acidez, taninos maduros e uma cor profunda e intensa.
A Ancellotta é amplamente utilizado em misturas para adicionar a sua cor considerável à outros vinhos tintos pálidos, sem cor.
A casca da Ancellotta tem uma elevada concentração de antocianinas e, portanto, uma forte pigmentação. Tanto que o extrato da uva é frequentemente utilizado para dar cor a outros alimentos.
O Vinho Ancellotta no Brasil
A Ancellotta tem sido mais recentemente cultivada em vinhedos do Brasil e particularmente na região de Serra Gaucha, no extremo sul do país.
Aqui, é usado em misturas com Merlot e Cabernet Sauvignon, mas é mais conhecido como um vinho varietal frutado com notas suaves, florais e sabores maduros de frutas vermelhas.
Vinhos indicados
Para provar a Ancellotta em um varietal, você precisará provar um vinho nacional ou argentino.
Infelizmente não encontramos nenhum varietal italiano com a uva. Mas você pode provar os deliciosos Lambruscos italianos para compensar. Vamos ao que encontramos no mercado.
Até o fechamento desta postagem, nossa redação só havia experimentado um Ancellotta nacional, apesar do país ser responsável por metade da produção desta variedade em todo o mundo.
- O vinho é o Dal Pizzol Ancellotta. Custa em torno de R$ 60. Você pode saber mais sobre o vinho aqui.
- Produtores como a Casa Perini, Don Laurindo e a Giaretta também produzem o vinho Ancellotta no Brasil.
- Tem alguns blends excelentes, como o Quatro da Casa Perini, que tem Ancellotta como destaque.
Espero ter ajudado no seu estudo sobre o vinho Ancellotta! Por ser uma uva pouco explorada comercialmente, encontramos pouco material para a pesquisa sobre a variedade. Mesmo em livros técnicos. Mas o que descobrimos, trouxemos pra você.
8 Comentários. Deixe novo
Fiquei curioso e comprei um varietal ancelota da serra gaúcha, vinícola Nova Aliança. Quando degustar, comento
Oi Zaqueu!
Lembro de ter degustado esse da Nova Aliança acho que na Avaliação Nacional de Vinhos em Bento, acho que ele até teve uma boa avaliação na ocasião, mas nunca bebi ele fora do evento. Indico muito o da Peculiare, se tiveres oportunidade…
Marcos.
O Ancellotta da Nova Aliança foi escolhido o vinho mais representativo da Safra 2019 na Avaliação Nacional de Vinhos. Ótimo rótulo. 🙂
Sim Ariana, minha memória ainda pende pro do Don Laurindo, mas faz algum tempo, posso estar errado! 🙂
Mas a Nova Aliança está decidida a mudar esse cenário com a Ancellotta, que eu acho que tem muito potencial ali na serra, assim como a Marselan!
Marcos.
Vinho Anchelotta da VINÍCOLA FIN de Entre Ijuís/RS, foi pioneira no plantio e produção desta espécie.
Opa, fiquei curioso, Fátima! Vou procurar pra ver se encontro!
Marcos.
Tenho experimentado o ancellotta Panizzon, é bom custo beneficio. R$ 30,00.
Verdade João, os Panizzon estão com ótimos preços ainda. E alguns são excelentes!
Marcos.