Uvas
12 Comentários

Vinho Ancellotta: características deste vinho e uva

  1. Blog
  2. Uvas
  3. Vinho Ancellotta: características deste vinho e uva

Já ouviu falar da uva Ancellotta? Pois bem, hoje você irá. Responsável pelo maravilhoso vinho Ancellotta, é uma uva nativa da região da Emiglia Romagna, na Itália.

A Ancellotta é uma variedade de uva de cor bem escura. Normalmente, esta uva é usada na mistura (blend, assemblages) de vinhos tintos e espumantes tintos italianos, os famosos Lambruscos.

vinho ancellotta

Curiosamente, a Ancellotta encontra lar na Itália, com 26% da produção mundial. Na Argentina, muito próxima da Itália, com 24% da produção. E no Brasil, com 50% da produção mundial.

Características da Ancellotta

Aqui, a Ancellotta cria um vinho varietal suavemente frutado com boa acidez, taninos maduros e uma cor profunda e intensa.

A Ancellotta é amplamente utilizado em misturas para adicionar a sua cor considerável à outros vinhos tintos pálidos, sem cor.

A casca da Ancellotta tem uma elevada concentração de antocianinas e, portanto, uma forte pigmentação. Tanto que o extrato da uva é frequentemente utilizado para dar cor a outros alimentos.

O Vinho Ancellotta no Brasil

A Ancellotta tem sido mais recentemente cultivada em vinhedos do Brasil e particularmente na região de Serra Gaucha, no extremo sul do país.

Aqui, é usado em misturas com Merlot e Cabernet Sauvignon, mas é mais conhecido como um vinho varietal frutado com notas suaves, florais e sabores maduros de frutas vermelhas.

 

Vinhos indicados

Para provar a Ancellotta em um varietal, você precisará provar um vinho nacional ou argentino.

Infelizmente não encontramos nenhum varietal italiano com a uva. Mas você pode provar os deliciosos Lambruscos italianos para compensar. Vamos ao que encontramos no mercado.

Até o fechamento desta postagem, nossa redação só havia experimentado um Ancellotta nacional, apesar do país ser responsável por metade da produção desta variedade em todo o mundo.

Espero ter ajudado no seu estudo sobre o vinho Ancellotta! Por ser uma uva pouco explorada comercialmente, encontramos pouco material para a pesquisa sobre a variedade. Mesmo em livros técnicos. Mas o que descobrimos, trouxemos pra você.

Tags: , , ,
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

12 Comentários. Deixe novo

  • Tania Montechiari
    2 de maio de 2022 16:15

    Temos em Bento Gonçalves a Vinícola Torcello que produz um excelente vinho com essa variedade. Chama-se Perfecto. Excelente vinho ,coloração intensa ,característica dessa uva, sabor de frutas em compota . Perfecto!

    Responder
    • Oi Tania!

      Olha só, ainda almocei na Vallontano há umas semanas atrás, bem na frente, e não entrei na Torcello. Não sabia que eles estavam com outras variedades no Perfetto. Acredito que eu tenha conhecido só o Tannat. Mas tá anotado aqui pra próxima visitat! Muito obrigado, Tania!

      Marcos Marcon
      Editor

      Responder
  • A Vinícola Cantina Tonet, de Caxias do Sul, tem disponível o Ancelotta em sua carta de vinhos, já provei e tenho mais uma garrafa na adega, excelente vinho.
    Esse da vinícola Nova Aliança também é muito bom, tem aquele jeitão de vinho colonial.

    Responder
    • Oi Rui! Sim, temos vários Ancellottas muito bons nacionais. Eu gosto muito dos da Laurentis, Battistello, Dal Pizzol, e meus preferidos: Peculiare e Don Laurindo 🙂

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Fiquei curioso e comprei um varietal ancelota da serra gaúcha, vinícola Nova Aliança. Quando degustar, comento

    Responder
    • Oi Zaqueu!

      Lembro de ter degustado esse da Nova Aliança acho que na Avaliação Nacional de Vinhos em Bento, acho que ele até teve uma boa avaliação na ocasião, mas nunca bebi ele fora do evento. Indico muito o da Peculiare, se tiveres oportunidade…

      Marcos.

      Responder
    • O Ancellotta da Nova Aliança foi escolhido o vinho mais representativo da Safra 2019 na Avaliação Nacional de Vinhos. Ótimo rótulo. 🙂

      Responder
      • Sim Ariana, minha memória ainda pende pro do Don Laurindo, mas faz algum tempo, posso estar errado! 🙂

        Mas a Nova Aliança está decidida a mudar esse cenário com a Ancellotta, que eu acho que tem muito potencial ali na serra, assim como a Marselan!

        Marcos.

  • Vinho Anchelotta da VINÍCOLA FIN de Entre Ijuís/RS, foi pioneira no plantio e produção desta espécie.

    Responder
  • Tenho experimentado o ancellotta Panizzon, é bom custo beneficio. R$ 30,00.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu