AncellottaVinho Tinto
35 Comentários

Vinho Ancellotta: características deste vinho e uva

AncellottaVinho Tinto
35 Comentários

Já ouviu falar da uva Ancellotta? Pois bem, hoje você irá. Responsável pelo maravilhoso vinho Ancellotta, é uma uva nativa da região da Emiglia Romagna, na Itália.

A Ancellotta é uma variedade de uva de cor bem escura. Normalmente, esta uva é usada na mistura (blend, assemblages) de vinhos tintos e espumantes tintos italianos, os famosos Lambruscos.

vinho ancellotta

Curiosamente, a Ancellotta encontra lar na Itália, com 26% da produção mundial. Na Argentina, muito próxima da Itália, com 24% da produção. E no Brasil, com 50% da produção mundial.

Características da Ancellotta

Aqui, a Ancellotta cria um vinho varietal suavemente frutado com boa acidez, taninos maduros e uma cor profunda e intensa.

A Ancellotta é amplamente utilizado em misturas para adicionar a sua cor considerável à outros vinhos tintos pálidos, sem cor.

A casca da Ancellotta tem uma elevada concentração de antocianinas e, portanto, uma forte pigmentação. Tanto que o extrato da uva é frequentemente utilizado para dar cor a outros alimentos.

O Vinho Ancellotta no Brasil

A Ancellotta tem sido mais recentemente cultivada em vinhedos do Brasil e particularmente na região de Serra Gaucha, no extremo sul do país.

Aqui, é usado em misturas com Merlot e Cabernet Sauvignon, mas é mais conhecido como um vinho varietal frutado com notas suaves, florais e sabores maduros de frutas vermelhas.

 

Vinhos indicados

Para provar a Ancellotta em um varietal, você precisará provar um vinho nacional ou argentino.

Infelizmente não encontramos nenhum varietal italiano com a uva. Mas você pode provar os deliciosos Lambruscos italianos para compensar. Vamos ao que encontramos no mercado.

Até o fechamento desta postagem, nossa redação só havia experimentado um Ancellotta nacional, apesar do país ser responsável por metade da produção desta variedade em todo o mundo.

Espero ter ajudado no seu estudo sobre o vinho Ancellotta! Por ser uma uva pouco explorada comercialmente, encontramos pouco material para a pesquisa sobre a variedade. Mesmo em livros técnicos. Mas o que descobrimos, trouxemos pra você.

Tags: Ancellotta, Tipos de Uva, Tipos de Uvas, Vinho Tinto
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

35 Comentários. Deixe novo

  • GUILHERME GASPARIN
    6 de out, 2023 15:04h

    Acabei de encontrar na vinícola Monte Reale de Flores da Cunha, pelo nome Valdemiz. Outro bom vinho deles é com uva Arinarnoa

    Responder
  • Carlos Alberto Zolin
    24 de jun, 2023 19:56h

    Em Recife, onde poderei comprar vinho da uva ancellotta?

    Responder
  • Jair Teston
    6 de jun, 2023 15:03h

    Apostem no Ancelotta, Teroldego e Rebo “Vinícola Rotava”, – Faria Lemos, Bento Gonçalves, RS

    Responder
  • Encontrei ancellota na panizzon um excelente vinho.

    Responder
  • Maria das graças alves
    16 de set, 2022 16:33h

    Muito interesante a uva ancellotapelo o que eu entendi ela e argentina mais e cultivada no brasil na serra gaúcha e isso mesmo?

    Responder
    • A Ancellotta na verdade é Italiana mas poucos produtores tem feito maravilhas com ela na serra gaucha. Ela e a Marselan. Mas sao pequenos produtores e poucas garrafas, geralmente.

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Heitor Mariano Gobbi Barbosa
    30 de ago, 2022 16:14h

    Pixels Anccelotta, boa opção para o dia a dia com excelente custo benefício, Importado pela ANSIC.

    Responder
  • Eladio Bittencourt
    25 de jul, 2022 14:23h

    Ótima matéria, uma casta não muito conhecida,mas,que fazem vinhos excelentes.
    Larentis, cepas selecionadas.
    Um excelente exemplo da Ancellotta, vale a pena conhecer.

    Responder
  • Ederson Talaska
    18 de jul, 2022 00:03h

    Comprei um ancellotta da Zanrosso e passei a me interessar por essa variedade, cai muito bem com copa , queijo e geléias
    Só achei estranho que seja uma variedade pouco comum, difícil de achar e com poucas informações. Inclusive um site de vinhos que eu procurei, deu nome de 17 variações e nem constava a ancellotta

    Responder
    • A Ancellotta na minha opinião faz algum dos melhores vinhos na região da serra gaúcha. Desde os mais simples aos mais rebuscados. Marselan, mesma coisa!

      Abraço,
      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • lucianopizzi@hotmail.com
    14 de jul, 2022 21:38h

    Vinicula Michelle Carraro em Bento Gonçalves também tem um excelente exemplar dessa uva. Além de ser uma vinicula familiar, com um excelente atendimento e toda história envolvida. Vale a pena conferir.

    Responder
    • Amo essa vinicola! Eles tem variedades italianas pouco produzidas e com levedura selvagem. Acho que tomei um Barbera deles magnifico! Vale mto a parada no Vale dos Vinhedos!

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Eliana Meirelles Martins
    14 de jul, 2022 00:35h

    O Ancellotta da Panizzon muito bom, saboroso , uma delícia!! Safra 2021

    Responder
  • Eu indico o Ancellotta da Vinícola Rotava em Farias Lemos em Bento Gonçalves, ótimo vinho, preço acessível ao consumidor.

    Responder
  • Me surpreendi com a uva, com o equilíbrio, sua cor intensa, e como me levou pra Itália ! Comprei uma garrafa da Vinícola Fontanari, no Caminho de Pedras e gostei muitíssimo!

    Responder
  • Tania Montechiari
    2 de maio, 2022 16:15h

    Temos em Bento Gonçalves a Vinícola Torcello que produz um excelente vinho com essa variedade. Chama-se Perfecto. Excelente vinho ,coloração intensa ,característica dessa uva, sabor de frutas em compota . Perfecto!

    Responder
    • Oi Tania!

      Olha só, ainda almocei na Vallontano há umas semanas atrás, bem na frente, e não entrei na Torcello. Não sabia que eles estavam com outras variedades no Perfetto. Acredito que eu tenha conhecido só o Tannat. Mas tá anotado aqui pra próxima visitat! Muito obrigado, Tania!

      Marcos Marcon
      Editor

      Responder
  • Rui Mendes Jr
    11 de abr, 2021 10:41h

    A Vinícola Cantina Tonet, de Caxias do Sul, tem disponível o Ancelotta em sua carta de vinhos, já provei e tenho mais uma garrafa na adega, excelente vinho.
    Esse da vinícola Nova Aliança também é muito bom, tem aquele jeitão de vinho colonial.

    Responder
    • Oi Rui! Sim, temos vários Ancellottas muito bons nacionais. Eu gosto muito dos da Laurentis, Battistello, Dal Pizzol, e meus preferidos: Peculiare e Don Laurindo 🙂

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Zaqueu Araujo
    16 de out, 2020 14:09h

    Fiquei curioso e comprei um varietal ancelota da serra gaúcha, vinícola Nova Aliança. Quando degustar, comento

    Responder
    • Oi Zaqueu!

      Lembro de ter degustado esse da Nova Aliança acho que na Avaliação Nacional de Vinhos em Bento, acho que ele até teve uma boa avaliação na ocasião, mas nunca bebi ele fora do evento. Indico muito o da Peculiare, se tiveres oportunidade…

      Marcos.

      Responder
    • O Ancellotta da Nova Aliança foi escolhido o vinho mais representativo da Safra 2019 na Avaliação Nacional de Vinhos. Ótimo rótulo. 🙂

      Responder
      • Sim Ariana, minha memória ainda pende pro do Don Laurindo, mas faz algum tempo, posso estar errado! 🙂

        Mas a Nova Aliança está decidida a mudar esse cenário com a Ancellotta, que eu acho que tem muito potencial ali na serra, assim como a Marselan!

        Marcos.

  • Vinho Anchelotta da VINÍCOLA FIN de Entre Ijuís/RS, foi pioneira no plantio e produção desta espécie.

    Responder
  • João da Cruz
    1 de ago, 2020 06:20h

    Tenho experimentado o ancellotta Panizzon, é bom custo beneficio. R$ 30,00.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.