Visita a Vinícola Peculiare – Especial Serra Gaúcha

0

A primeira impressão positiva ao se aproximar da Vinícola Peculiare é, obviamente, a parede viva da construção principal da vinícola.

É um visual apaixonante, com vinhedos nas encostas, atrás da construção. Definitivamente, a Vinícola Peculiare precisa fazer parte do seu roteiro na Serra Gaúcha. Bento Gonçalves não teria sido a mesma sem essa parada.

Era o fim do primeiro dia do nosso tour pelo Vale dos Vinhedos. Já um pouco cansados, nem iríamos fazer a parada. Mas o visual nos chamou tanto a atenção, que resolvemos parar. Ainda bem!

Visita Vinícola Peculiare Vinda da Itália no século passado, a família Zorzi, hoje na 3ª geração, dedica-se ao cultivo de videiras e a elaboração de vinhos de excelente qualidade.

E mais uma vez, bons vinhos a serem degustados

Inicialmente, o Ancellotta 2007 Gran Reserva, com 10 anos de vida, expressava vivacidade e corpo, um vinho redondo, muito agradável e surpreendente.

Aqui, mais uma vez, ficou evidente que a variedade Ancellotta tem muito a mostrar no Vale dos Vinhedos, e é uma das nossas apostas para o futuro da região e dos vinhos nacionais.

Visita Vinícola Peculiare

Depois, os dois Merlots da vinícola merecem destaque. Ambos incrivelmente bem feitos, de qualidade impecável. A vinícola tem uma versão com D.O. e outro Merlot sem a Denominação de Origem.

Vinhos com ótima estrutura, bom corpo e taninos elegantes. Acabamos trazendo um Assemblage para a casa. É elaborado a partir de um corte de Cabernet Sauvignon (30%), Ancelotta (25%) e Merlot (45%), o que lhe proporciona uma grande complexidade aromática, mas um vinho bastante harmônico, redondo e equilibrado em boca.

A Vinícola Peculiare tem capacidade produtiva extremamente pequena, visando a qualidade. Por ano, são produzidas, em média, 25 mil garrafas.

Visita Vinícola Peculiare

A qualidade da pequena produção da vinícola reflete na taça, que mostra o cuidado com os quais o vinho é feito. Da colheita a produção. O reconhecimento vem através dos prêmios já conquistados pela boutique.

Vinhos premiados

A vinícola, de forma não surpreendente, coleciona algumas medalhas e premiações nacionais.

Guia ADEGA – Vinhos do Brasil 2015/16

Peculiare Merlot DO 2011 – 90 pontos, fazendo parte do grupo dos 4 melhores do Brasil.

Peculiare Natural Brut – 88 pontos.

Guia ADEGA – Vinhos do Brasil 2016/17

Peculiare Merlot DO 2012 – 90 pontos

Peculiare Gran Reserva Ancelota 2007 – 89 pontos

Peculiare Natural Brut – 89 pontos

Agende sua visita à Vinícola Peculiare

A vinícola atende na loja anexa, diariamente das 8:30h as 17:30h.

Não é necessário agendamento prévio, somente para grupos acima de 10 pessoas.

Linha Leopoldina, Km 06
Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS
CEP: 95711-000
Telefone: (54) 99972-4508 ou (54) 3453-1398
E-mail para reservas e informações: peculiare@peculiare.com.br

Sobre o Autor

Finalista da copa Vinhos do Brasil 2014 realizada pelo IBRAVIN. Colaborador da revista Clube do Champagne. Wine-junkie certificado. Passo meus dias entre vinhedos, escritórios e mesas de bar. Tin-tin!

Comentários fechados.

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This