Aprenda Mais Rápido!
Ficha de Avaliação de Vinhos
Receba agora nossa ficha e comece a avaliar seus
vinhos com os amigos de forma profissional!
Baixe agora. É grátis!
Quero receber a ficha de avaliação grátis!
Não, obrigado.

Uva nativa da região da Emiglia Romagna, na Itália. Ancellotta é uma variedade de uva de cor bem escura. Normalmente, esta uva é usada na mistura (blend, assemblages) de vinhos tintos e espumantes tintos italianos, os famosos Lambruscos.

Curiosamente, a Ancellotta encontra lar na Itália, com 25% da produção mundial. Na Argentina, com 25% da produção mundial. E no Brasil, com 50% da produção mundial.

Características da Ancellotta

Aqui, a Ancellotta cria um vinho varietal suavemente frutado com boa acidez, taninos maduros e uma cor profunda e intensa.

A Ancellotta é amplamente utilizado em misturas para adicionar a sua cor considerável à outros vinhos tintos pálidos, sem cor. A casca da Ancellotta tem uma elevada concentração de antocianinas e, portanto, uma forte pigmentação. Tanto que o extrato da uva é frequentemente utilizado para dar cor a outros alimentos.

Ancellotta no Brasil

A Ancellotta tem sido mais recentemente cultivada em vinhedos do Brasil e particularmente na região de Serra Gaucha, no extremo sul do país.

Aqui, é usado em misturas com Merlot e Cabernet Sauvignon, mas é mais conhecido como um vinho varietal frutado com notas suaves, florais e sabores maduros de frutas vermelhas.

 

Vinhos indicados

Para provar a Ancellotta em um varietal, você precisará provar um vinho nacional ou argentino. Infelizmente não encontramos nenhum varietal italiano com a uva. Mas você pode provar os deliciosos Lambruscos italianos para compensar. Vamos ao que encontramos no mercado.

  • Até o fechamento desta postagem, nossa redação só havia experimentado um Ancellotta nacional, apesar do país ser responsável por 50% da produção da uva. O vinho é o Dal Pizzol Ancellotta. Custa em torno de R$ 60. Você pode saber mais sobre o vinho aqui. Produtores como a Casa Perini, Don Laurindo e a Giaretta também produzem o vinho, varietal, no Brasil.

Espero ter ajudado no seu estudo sobre a Ancellotta! Por ser uma uva pouco explorada comercialmente, encontramos pouco material para a pesquisa sobre a variedade. Mesmo em livros técnicos. Mas o que descobrimos, trouxemos pra você.