Cabernet Franc
2 Comentários

Cabernet Franc: quais suas características principais ?

Cabernet Franc
2 Comentários

Quando falamos do vinho Cabernet Franc, automaticamente ligamos a uva à França. E se eu disser pra você que sua origem é espanhola? Vamos conferir mais curiosidades e características do vinho feito da Cabernet Franc?

Essa e mais dezenas de curiosidades nessa postagem especial pra você aprender tudo sobre a uva e o vinho Cabernet Franc.

Qual a origem da uva Cabernet Franc?

A uva é originária dos Pyrénées espanhóis (cordilheira entre a França e a Espanha, no sudoeste da Europa).

A uva chegou na França graças a peregrinos que voltavam de Santiago de Compostella. Foi aqui que ela tornou-se muito importante na viticultura da região de Bordeaux. Por isso fazemos a ligação com este país.

Essa uva que é parente da Cabernet Sauvignon, é uma das mais antigas cepas utilizadas em Bordeaux.

Ela é uma das seis uvas que são permitidas nos blends bordaleses. As outras são Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Malbec e raramente a Carménère.

PARA LEMBRAR
Blends podem ser chamados também de assemblages ou “cortes”. É a mistura de vinhos de diferentes variedades de uva, na composição de um vinho só. A técnica é utilizada para que características dos dois ou mais vinhos completem o vinho final, tudo em perfeita harmonia.

Quais países produzem a uva Cabernet Franc?

A Cabernet Franc atualmente é plantada em regiões como o Valle do Loire, também na França, mas alcançou vários outros terroirs. Canadá, Chile e Argentina estando entre os mais importantes.

Você quer saber se existe Cabernet Franc no Brasil? Olha essa curiosidade:

VOCÊ SABIA?
Nos anos 70, a uva Cabernet Franc era, entre as uvas tintas, a mais plantada no Brasil. Com o tempo, perdeu espaço para a Cabernet Sauvignon e Merlot, mas atualmente vem mostrando ótimos vinhos em nossos terroirs.

Como fruta, a coloração de sua casca e película é tinta, e possui a característica de sabor herbáceo.

Apresenta cachos pequenos  e geralmente seus bagos também são pequenos, redondos e delicados.

É mais elegante e fina em aromas que sua “irmã” Cabernet Sauvignon, pois trata-se de uma uva que floresce a amadurece mais cedo, com vegetativo mais curto.

No Brasil, boa parte dos vinhos da uva Cabernet Franc, quando varietal, será de médio envelhecimento, ou para ser consumido jovem.

Vamos falar um pouco mais sobre Cabernet Franc nacional logo abaixo.

Ela vem de uma região de clima temperado. Prefere temperaturas amenas, lugares mais frescos, por assim dizer.

Em relação ao verão, época de sua maturação, necessita de calor por um bom tempo, preferindo verões longos e mais quentes e sem muita restrição de água – daí o motivo de vermos pouco Cabernet Franc chilenos.

Algumas regiões famosas na produção de Cabernet Franc

  • Bordeaux (França)
    Se apresenta em corte, com destaque para os vinhos da margem direita (Pomerol e St. Emilion);
  • Loire (França)
    Se apresenta varietal, com vinhos mais redondos, harmoniosos e deliciosamente aromáticos. As melhores sub-regiões são: Chinon e Bourgueil;
  • Norte da Itália
    Vinhos secos elegantes e delicados. Região do Friuli;
  • Canadá
    Predominantemente em Ontário, faz vinhos tranquilos regulares e também os famosos ice wines.
  • Chile
    Com parcela de produção pequena, produz vinhos simples e para serem consumidos ainda jovens;
  • Brasil
    Atualmente temos poucos rótulos de vinhos Cabernet Franc. Porém, os que existem, são de qualidade superior. Tanto no Vale dos Vinhedos quanto na Campanha Gaúcha. Flores da Cunha e, principalmente, em Pinto Bandeira.

Quais os aromas do vinho Cabernet Franc?

Groselha, aroma presente no vinho Cabernet Franc.

O aroma é pronunciado com frutas vermelhas e negras, como framboesas e groselha, com toques de pimentão e vegetais. Especiaras como pimenta também podem ser percebidas.

Se bem feitos, vinhos com passagem em barrica podem refletir as frutas sentidas anteriormente com toques de compota.

Como se você estivesse sentindo cheiro de geleias de frutas escuras como a framboesa e groselha que apareciam em vinhos mais jovens.

Quais as cores do vinho feito da Cabernet Franc?

Seu tom de cor puxa para o vermelho ou rubi. Pode ser um pouco translúcido se não tiver passagem por barrica e intenção de envelhecimento.

Abaixo você confere um legítimo Cabernet Franc. Perceba na facilidade com que você vê através do líquido.

Essa uva quando vinificada em estilo varietal, será um vinho que não possui cor profunda, sendo de corpo leve ou médio, bom frescor e textura macia, a principal marca da Cabernet Franc.

Por vezes, o aspecto sedoso trazida pela Cabernet Franc é desejada nos vinhos. Ela traz equilíbrio e uma sensação delicada ao resultado final. Podemos comparar seu efeito com a maciez da Merlot em cortes com Cabernet Sauvignon. A uva Cabernet Franc tem a sensação tátil particular como sua principal assinatura.

Essa variedade apresenta um vinho menos tânico que o Cabernet Sauvignon, mais macio. Mas quando a uva é colhida em bom ponto de maturação, é um vinho que dá a sensação de boca cheia, untuoso, encorpado.

Cabernet Franc e Harmonização: Como Harmonizar um Cabernet Franc?

Cabernet Franc é um vinho tinto de corpo médio cujas origens provavelmente se encontram no País Basco francês. O vinho é apreciado por seus sabores intensos que lembram o pimentão, sua acidez média a alta e seu sabor de dar água na boca. É um vinho ideal para acompanhar alimentos com carne, mas de molhos.

Devido à sua elevada acidez natural e taninos ligeiramente reduzidos, porém extremamente elegantes. A acidez mais elevada permite combinar com pratos à base de tomate, molhos à base de vinagre (alguém disse churrasco?) Ou vegetais ricos como lentilhas de beluga preta. Se você aprender apenas um truque para acompanhar o Cabernet Franc, é associá-lo a ervas de verdade e frescas em seu prato.

4 vinhos Cabernet Franc nacionais para você conhecer

Experimentamos alguns Cabernet Franc nacionais em 2017 e 2018. Podemos indicar os seguintes como certos:

  • Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc
    Tenho a lembrança do bom 2009, provamos recente as safras 2014, que já mostravam um ótimo vinho e excelente custo/benefício;
  • Valmarino Cabernet Franc
    Um prestigiado Cabernet Franc nacional, a safra 2015, ano XX, foi degustada na vinícola e trouxemos um exemplar para casa. Algo para se lembrar;
  • Don Giovanni Cabernet Franc
    Um ótimo exemplar nacional, um pouco mais barricado que as outras alternativas, porém de excelente qualidade. Vale a aposta.
  • Família Bebber Cabernet Franc Reserva
    Exemplar de uma das vinícolas que vem trazendo vinhos de excelente qualidade na Serra Gaúcha. Traz um equilíbrio perfeito em um vinho muito bem acabado.

Se você tem mais dúvidas sobre essa variedade, deixe sua pergunta nos comentários! E se conhece bons vinhos, nos indique! Até a próxima!

Tags: Cabernet Franc, Tipos de Uvas, Vinho Tinto
Mais Lidos
Nenhum resultado encontrado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Nenhum resultado encontrado.