O que é Terroir? (e como ele influencia na qualidade do vinho)

0

Entender o que significa Terroir pode ajudar você a comprar vinhos melhores. Esse é um dos grandes influenciadores na qualidade do vinho. É por isso que é tão importante você entender o que é o terroir e como ele pode influenciar no vinho que você bebe.

Neste artigo, nós iremos explicar pra você de um jeito muito fácil e com muitas imagens, o que é um terroir. Ao contrário de outros textos que você já leu por aí, aqui a gente garante que você irá entender definitivamente o que é terroir. E também como ele é parte fundamental para um vinho de qualidade. 

A origem dessa palavra é francesa, e em tradução literal quer dizer: região rural considerada de acordo à sua produção agrícola, modo de vida, cultura e etc. Terreno agrícola explorado por uma comunidade.

Parece complexo, né? Mas não é. Aliás, lendo o significado acima não me vem em mente nenhuma palavra em português que represente a tradução de terroir.

Assim como a palavra “saudade”, que não tem uma tradução literal em nenhum outro idioma do mundo, a palavra terroir também é exclusiva do dicionário francês. Não existe tradução literal em nenhuma outra língua. 

O que compõe um terroir?

O Terroir é composto de quatro variáveis. Entender como cada uma delas influencia no cultivo da uva pode explicar muito sobre o vinho. Vamos explorar um pouco melhor quais são as variáveis básicas de um terroir:

  • Clima:
    Se é uma região chuvosa, quente, fria, se venta com frequência, se tem névoas com frequência;
  • Solo:
    Se há minerais presentes, rochas (pedras e pedregulhos), densidade do solo (quão fácil a areia se desfaz ou quão compacta é a terra);
  • Terreno:
    Se há inclinações, em qual direção as inclinações e encostas ficam (para o sol nascente, para o sol poente), vales e altitude em relação ao mar (influenciando na temperatura e amplitude térmica – calor durante o dia, frio durante a noite);
  • Cultura e tradição:
    Técnicas utilizadas pelas pessoas daquela região ou país, cultura das pessoas envolvidas no cultivo das uvas, técnicas utilizadas pelos responsáveis pela produção dos vinhos e repassadas através dos anos de enólogo para enólogo, de geração para geração.

Para facilitar, fizemos este infográfico para você entender com facilidade o que compõe um terroir:

Quais os elementos do terroir?

Eu preciso saber o que é terroir pra beber vinho?

Não, não precisa! Mas seria interessante, quer ver porque? Uma vez que essa palavra está relacionada a um produto agrícola, está ligada também a uva, que nos fornece o vinho. Dessa forma, passou a ser um termo utilizado no “mundo do vinho”.

Ou seja, o terroir influencia na qualidade da uva, que vai influenciar na qualidade do seu vinho.

Abaixo, você pode ver a região do Douro, importante produtor de vinhos em portugal. Perceba a peculiaridade da região:

O que é terroir

Cada lado do rio recebe a luz solar em intensidades diferentes durante o decorrer do dia (manhã e tarde), influenciando na forma como a uva amadurece.

CONCEITO DE TERROIR
Conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico. E as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço.

A definição acima vem da OIV – Organização Mundial do Vinho e da Vinha. 

O que é micro-clima e sua função no Terroir

Mantenha esta palavra em mente. Micro-clima. Ela vai ser importante para você entender melhor o que é terroir.

Vamos usar um exemplo

Em um bosque denso, a copa das árvores acumula a maior parte da radiação solar, o que significa que o chão, permanecendo quase todo o dia na sombra, é bem mais fresco. Portanto o micro-clima da altura do chão até a copa das árvores é diferente do clima da região.

Isso influencia no resto da vegetação rasteira do lugar, talvez até modificando o solo por muitos e muitos anos, inclusive depois do desaparecimento do tal bosque.

No exemplo acima, a existência de um tipo determinado de árvore em uma região foi determinante para que o solo tomasse características próprias daquele lugar. Tá vendo como cada pedaço de terra é realmente diferente de outra?

Elementos Importantes: Terroir é clima, solo, pessoas e cultura

Para resumir mais, o terroir são todos esses aspectos (clima, solo, pessoas, cultura) observados quando abrimos uma garrafa de vinho.

Por exemplo, regiões frias expressam vinhos de diferentes características que o vinho proveniente de uma mesma uva numa região quente. Mas o culpado é o clima, somente? Não! Não só o clima, o “culpado” é o terroir.

Vamos entender porque não é só o clima o culpado.

Características da região

soloSOLO
Ele é responsável por sustentar a videira, fornecer-lhe nutrientes e água. Solos muito ricos disponibilizam muitos nutrientes, isso dá vigor a planta que produz muitos cachos.

Esses frutos terão menos concentração de alguns componentes importantes que gerarão vinhos menos complexos. No caso de solo pobres em nutrientes, estes limitam a produção das videiras, fazendo com que os cachos produzidos tenham uvas mais ricas, fornecendo vinhos mais complexos.

clima

CLIMA
Geralmente os climas mais benéficos são os temperados e com grandes amplitudes térmicas. Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa durante um período, no caso, o mesmo dia.

O calor do dia é responsável pelo amadurecimento da uva e o frio da noite para que a videira descanse, dando uma vida longa a ela.

altitude

ALTITUDE
A altitude tem relação direta com o clima, lugares mais altos possuem uma temperatura média menor, que faz com que a uva leve mais tempo para amadurecer.

chuvas

CHUVAS
De acordo com a época que ela acontece, a reação da videira é diferente. (O Que É Estresse Hídrico, confira aqui).

Por exemplo, chuvas na época da colheita podem fazer com que diminua-se a concentração de açucares da uva e também facilita o surgimento de fungos devido a umidade, prejudicando a qualidade da uva.

relevo

RELEVO
Terrenos em declive facilitam a insolação das videiras e dos cachos, auxiliando no amadurecimento da uva e na sanidade da planta.

Esse tipo de relevo também favorece a drenagem do solo e auxilia na proteção contra a geada, fatores que também são determinantes na qualidade da uva e do vinho.

Características da cultura e das pessoas

O que é terroir?

“O vinho é feito no campo”, diz a famosa frase. E é esse o objetivo desse mosaico, presente na vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, Santa Catarina. Agradecer ao trabalhador do campo.

Imagine que cada região vinífera tem seus costumes, hábitos, todos eles impregnados na elaboração de vinhos. Existe uma “maneira de fazer” de cada grupo de pessoas, e esses conhecimentos são passados como conhecimento para o grupo sucessor, com relativas melhoras no processo produtivo.
 
Por exemplo, na Borgonha, uma trasfega (envio do vinho de um lugar para outro) é realizada em algumas vinícolas na maneira antiga. Eles tiram o vinho de uma barrica e passam pra outra e cuidam para separar a borra do líquido, apenas com a luz de uma vela. Também não utilizam gases inertes durante o processo (CO2, por exemplo) que evitam o contato do vinho com o oxigênio.
Já em países do novo mundo, na maioria das vezes as trasfegas ocorrem entre tanques com auxilio de mangueiras e bombas de sucção, utilização de gases inertes, etc. Esses aspectos podem influenciar no produto final e são inerentes a cultura local (práticas enológicas) e as pessoas que nela trabalham.
Esses dois processos, feitos de forma diferente, trarão características específicas ao vinho. E isso faz parte da cultura do local, refletindo, assim, no terroir.

Para finalizar

E então, conseguimos ajudar um pouco na tarefa de aprender o que é terroir? Ficou alguma dúvida? Não esqueça que seu comentário é sempre muito bem-vindo. Questionamentos e sugestões, abaixo!

Texto: Bruno Cidade Neves | Colaborou: Marcos Marcon | Design: Marcos Marcon

Sobre o Autor

Já quis ser advogado, juiz e economista. Tenho 23 anos. Técnico em Vitivinicultura. Estudante de Engenharia Química, sendo que no decorrer do caminho descobri que serei vitivinicultor.

Comentários fechados.

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This