O polifenol no vinho faz bem?

Escrito por:

Para quem aprecia um bom vinho, é bom saber o que é polifenol, já que ele está presente nas uvas, no vinho etc.

Para começar devemos entender o que é polifenol.

Em termos científicos podemos dizer que polifenóis são substâncias caracterizadas por possuírem uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático.

São fenóis, mas podem apresentar um ou mais grupos de hidroxila e mais de um anel aromático. Complicado?

Vamos tentar compreender melhor…

Polifenóis são substâncias naturais encontradas nas plantas, tais como flavonoides, taninos, lignanas, derivados do ácido cafeico, entre outras.

Muitas substâncias são classificadas com antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas.

Essas propriedades geralmente estão presentes no cacau, chocolate, uvas e plantas medicinais.

São sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água. Também são visíveis na luz UV.Traduzindo: O polifenol é um ótimo oxidante.

Para os amantes de vinho é bom lembrar que os vinhos, principalmente os tintos são ricos em polifenóis que como citado acima, são ótimos antioxidantes, quer dizer os potentes varredores dos radicais livres que são os principais responsáveis pela ação anti-idade dos vinhos.

Esse é um dos motivos pela qual o vinho tem sido indicado para pessoas com problemas cardíacos e também para pessoas com mais de 60 anos de idade.

Quer saber mais sobre vinho e saúde?

Estudos comprovam que o polifenol existente nos vinhos rejuvenesce, limpa as artérias, ativa o sistema imune e traz a longevidade. É comprovado que duas a três taças de vinho por dia, durante as refeições retarda o envelhecimento e diminui as enfermidades provenientes da meia idade.

Estudos também comprovam que pessoas que tomam vinho regularmente têm uma expectativa de vida de 25 a 45% maior do que outras pessoas, deixando claro que beber vinho também ativa as células cerebrais.

Isso significa que a pessoa que consome vinho regularmente se torna mais viva, mais esperta, mais inteligente e com menos riscos de sofrer de Alzheimer, Esquizofrenia e outros tipos de demências.

O efeito mais poderoso e visível sobre o envelhecimento precoce surge na pele.

Com a exposição ao sol e o consumo por alimentos indevidos e o uso de conservantes e comidas gordurosas fazem com que os radicais livres se tornem ativos, destruindo a consistência e a elasticidade da pele.

Os polifenóis do vinho bloqueiam a ação desses radicais livres, melhoram a circulação e hidratação da pele, devolvendo a elasticidade e consistência, deixando a pele mais firme e jovial.

Tipos de polifenóis

Flavonóides: São polifenóis que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que são encontradas nas frutas, verduras, legumes, no vinho tinto e chá verde.

Ácidos fenólicos: Presentes no chá, canela, café e em algumas frutas como ameixa, cereja, maçã e kiwi.

Estilbenos: São encontrados no vinho tinto e no amendoim.

Lignanas: encontrados nas sementes de linhaça, cereais, grãos, frutas, frutas, legumes, algas e hortaliças.

O resveratrol que é um tipo de polifenol e que existe em grande quantidade nos vinhos tintos. Estudos comprovaram que o resveratrol conseguiu aumentar em 70% a duração da vida de seres unicelulares.

Uma pesquisa feita com mosca que tem vida de 30 dias e que quando tratada com resveratrol teve um aumento de 10 dias, aumentando para 40 dias a vida útil desses insetos. Lembrando que a dose diária tratada com esses insetos é equivalente a 3 taças de vinhos diárias.

Alguns benefícios dos resveratrol

Diminui pressão arterial: Por causa das suas funções antioxidantes o resveratrol é ótimo para baixar a pressão sanguínea. Foi comprovado que altas doses de resveratrol reduz as paredes dos vasos sanguíneos. Diminuindo a pressão arterial.

Alivia dores nas articulações: Estudos recentes provaram que injeções de resveratrol são eficazes no tratamento da artrite. diminuindo à inflamação causada por essa enfermidade.

Suprime as células cancerígenas: O resveratrol é capaz de inibir o progresso das células cancerígenas em vários órgãos, como cólon, pele, mama e próstata.

Aumenta a resistência física: Pesquisadores chegaram à conclusão de que o resveratrol, por ser um anti-inflamatório potente, aumenta à resistência física, principalmente das pessoas que fazem atividades esportivas.

Melhora as taxas de colesterol: O resveratrol melhora a produção do colesterol LDl na e diminui à produção do colesterol ruim, o que resulta na diminuição de gordura no sangue.

Retarda o envelhecimento do organismo: Com tantos benefícios, consequentemente o resveratrol ajuda no funcionamento do organismo como num todo.

Com doses diárias de resveratrol o organismo se mantém livre de doenças, fortificando o sistema auto imune, assim como o sangue, ossos, cartilagens, pele, sistema cerebral, sistema celular, enfim, para muitos pesquisadores é chamado de à descoberta da longevidade.

Pode combater a obesidade: Em algumas pesquisa ficou comprovado que o resveratrol estimula a queima de gordura, contribuindo para tratamentos de pessoas obesas.

Como esse potente polifenol está presente nas cascas de uva, no vinho e no amendoim, é bom lembrar que doses diárias de duas à três taças de vinho vinho por dia, poderá diminuir o progresso ou evitar muitas enfermidades e dar uma vida muito mais confortável, principalmente para pessoas acima dos 40 anos.

Pesquisadores dizem que o resveratrol, se consumido adequadamente, deixará o corpo e à mente jovem por muito mais tempo.

Em resumo, para se viver mais basta tomar de duas a três taças de vinho tinto todos os dias.

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

Conheça nosso E-book
Você também vai gostar
Vinho e Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Talvez Você Também Goste

Menu
ASSINE O BLOG!
Cadastre-se e Aprenda
Sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuí­ta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
ASSINAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link
ASSINAR O BLOG
ASSINAR

Download Ficha de Avaliação de Vinhos

Insira seu e-mail para fazer download da nossa Ficha de Avaliação de Vinhos
Fazer Download da Ficha