Como fazer Sangria

0

Você já tomou uma Sangria em um dia de muito calor? Se ainda não, não sabe o que está perdendo. Queridinha das festas em grandes grupos, a sangria pode sair barata como opção de bebida alcoólica para receber os amigos em casa em dias de verão. Vamos aprender como fazer Sangria para alegrar as reuniões entre amigos.

O que é Sangria?

A sangria é uma bebida ou coquetel feita com base numa mistura de vinho (geralmente tinto), sumo (ou suco) de fruta, pedaços de frutos, as vezes, açúcar. Pode levar outras bebidas, que vão variar dependendo do local onde é feita. No Brasil, até a cachaça é bem vinda. Deve ser bebida bem fresca, recorrendo, se necessário, ao gelo.

Dicas de sangrias lindas para receber os amigos. Aqui, são utilizados frutas vermelhas, morango, laranjas, limão e especiarias, como hortelã.

A origem da Sangria é espanhola. Assim como a nossa mundialmente conhecida caipirinha, não é somente uma bebida, mas uma tradição centenária. Sangria em espanhol significa “derramamento de sangue”. Assim se chama, porque a coloração da bebida devido ao vinho tinto lembrar o sangue. Em algumas regiões da Espanha, a Sangria é sempre associada com as touradas, o sangue do touro.

Geralmente, é composta de vinho tinto seco como principal componente, além de frutas frescas, açúcar, gelo e soda.

Mantem-se os vinhos, mas os ingredientes podem mudar de região para região. O certo é que é uma bebida própria para o verão, sendo servida em jarros, fresca e com muito gelo.

Deve ser servida com conchas

As frutas acabam trazendo um visual colorido que, junto com a decoração do copo, da taça ou da jarra, dão um toque especial para o líquido, que, além de ter um sabor refrescante, tem um aroma suave. Mais abaixo nós vamos aprender como fazer sangria. O preparo é simples, de acordo com o gosto de cada um.

É importante lembrar que para servi-la, deve-se usar uma concha (dessas de feijão ou cados). Dessa forma, você também conseguirá pegar os pedaços das frutas utilizados na sangria, sem fazer lambanças.

Sangria ou Clericot?

Suas variações mais conhecidas são servidas com vinho branco no lugar do tinto, chamado clericot, ou com opções como refrigerantes, água natural, com gás, água tônica e sucos variados.

Em Portugal, tradicionalmente, adiciona-se à sangria especiarias (pau de canela) e ervas aromáticas frescas (hortelã). Em algumas versões da sangria é costume misturar, também, outros tipos de bebidas alcoólicas como o rum.

Em Portugal, existem diversas variedades de sangrias: algumas, em vez de utilizarem vinho, utilizam, por exemplo, vinho espumante com frutos vermelhos, como bagas de groselha, mirtilo e framboesas.

Como fazer Sangria

Agora, vamos parar de teoria e vamos aprender como fazer Sangria. Separamos uma versão original, com vinho tinto, e uma de Clericot. Prontos?


1. Receita de Sangria

Ingredientes

  • ½ garrafa de vinho tinto (375 ml);
  • 1 lata de água tônica;
  • ½ xícara (chá) de caldo de laranja (cerca de 1 laranja-baía);
  • 1 maçã fuji;
  • ½ abacaxi em cubos médios congelados;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar;
  • ¼ de xícara (chá) de gim (opcional);
  • cubos de gelo (a gosto).

Modo de preparo

  1. Coloque o caldo de laranja em uma jarra grande e reserve.
  2. Lave, seque e mantenha a casca da maçã.
  3. Com um fatiador de legumes, corte a maçã em fatias finas, no sentido da largura (se preferir fatie fino com a faca), e transfira para a jarra com o caldo de laranja.
  4. Junte os cubos de abacaxi congelado, o açúcar e misture com cuidado para não partir as rodelas de maçã.
  5. Leve para a geladeira e deixe macerar por, no mínimo, 30 minutos ou até a hora de servir. Enquanto isso, aproveite para gelar o vinho e a água tônica.
  6. Na hora de servir, adicione às frutas o vinho, a água tônica e misture.
  7. Coloque os cubos de gelo no copo para servir – esse é o segredo para a sangria não ficar aguada.

2. Receita de Clericot

Ingredientes

  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 1 xícara (café) de licor de laranja
  • 2 maçãs verdes cortadas em fatias
  • 12 morangos grandes cortados ao meio
  • 1/2 abacaxi picado em pedaços
  • 1 cacho de uvas vermelhas
  • 5 pêssegos frescos em pedaços
  • 4 colheres de açúcar

Modo de preparo

  1. Misture tudo em uma jarra com bastante gelo.

Cubos de abacaxi congelados para drinque

Descasque e corte o abacaxi em cubos. Distribua os cubos em uma assadeira sem encostar ou sobrepor um no outro e leve ao congelador por, pelo menos, 40 minutos.

Depois de congelados, transfira os cubos para um saco plástico e volte ao congelador. Assim eles ficam soltinhos e prontos para usar em drinques.

Como fazer Sangria

E então, gostou das dicas? Agora você já pode entreter o pessoal com uma linda jarra de Sangria ao redor da piscina!

Sobre o Autor

Enófilo certificado com mais de 7 anos de litragem. Fã do vinho nacional e entusiasta da ideia de que beber vinho não precisa de taça de cristal. Redator Especialista para Enocultura e Gastronomia.

Envie uma resposta

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This