1. Início
  2. Serviço do Vinho
  3. Taça de Vinho: Como Escolher a Correta Para Cada Tipo de Vinho

Taça de Vinho: Como Escolher a Correta Para Cada Tipo de Vinho

Ter um bom e bonito jogo de Taça de Vinho em casa é ideal. Pode ser um jogo de taça de vidro ou taça de cristal.

Tê-las no armário pode mudar tudo em uma situação inesperada, como receber aqueles amigos que sempre lembram de esquecer de avisar que estão chegando para um “jantarzinho”.

É nessas horas que ter algumas taças para vinho é indispensável.

Afinal de contas, taças de vinho, suas hastes longas, seu cristal brilhante, tudo deixa qualquer ambiente mais refinado e aconchegante, afinal de contas – significa que álcool será servido em breve, ele mesmo – o vinho!

As taças, assim como o vinho, tem sua própria história. Acertando a taça ideal para cada vinho, tudo estará certo. E a taça para vinho usada vai influenciar diretamente nessa variedade de aromas do vinho e cores do vinho que serão percebidas durante a degustação.

Falando em uma taça, é exatamente essa a medida exata que os médicos recomendam para a saúde, não é mesmo? Dizem que uma taça de vinho ao dia pode melhorar a saúde no geral. Então vamos aprender um pouco sobre.

Porém, o que muita gente não sabe é o quanto a experiência de saborear um vinho pode ser incrementada – e muito – com a escolha certa da taça para cada tipo da bebida.

Nesse artigo, vamos conhecer quais são as taças que não podem faltar na cozinha de todo bom apreciador de vinhos.

Por que a escolha da taça é tão importante?

Cada tipo de vinho tem suas particularidades para torna-lo único. Alguns vinhos se destacam por seu aroma, outros por sua doçura ou, até mesmo, a acidez em seu sabor.

As taças de vinho, em vários formatos, tamanhos e profundidades, têm como papel principal agir sobre a forma como o líquido é conduzido até a boca e o nariz de quem está o bebendo.

Tudo isso com a intenção honesta de realçar aquilo que cada vinho tem de especial e tornar a degustação ainda mais prazerosa.

Lembro de uma primeira vez que fui a uma degustação na casa de uma recém conhecida.

Fiquei totalmente confuso quando o assunto foi taças para brancos, tintos jovens, tintos encorpados, etc. Vergonha? Sim, mas a gente segura.

Confesso queeu não entendia nada sobre tipos de taça para cada tipo de vinho, e tentei usar o truque dos vários talheres a mesa – começando pelo de dentro e seguindo a ordem pra fora.

Obviamente não deu certo. Mas eu consegui degustar ótimos vinhos, então, todos se salvaram. A noite ainda acabou sendo maravilhosa, com uma bela aula sobre tipos de taça de vinho e para quais tipos de vinho são usadas. Uma das clássicas noites com vinho – inesquecíveis.

Conhecendo os diversos tipos de taça

Você sabia que para cada tipo de vinho existe um tipo ideal de taça? Por isso, vamos esclarecer aqui, que tipo de taça escolher de acordo com o vinho.

 Se você é um bom apreciador de vinhos, iniciante ou mais experiente, não deixe de acompanhar o artigo até o final para aprender ainda mais sobre este tema.  

A baixo você tem uma prévia do que iremos aprender neste artigo. Duas taças clássicas, a Borgonha e a Bordeaux.

Você sabe como surgiram as taças de vinho?

Desde os primórdios, o objeto que sempre foi denominado taça, é utilizado para a degustação do vinho seja por parte dos enólogos, ou de qualquer outro amante dessa maravilhosa  bebida. De acordo com a mitologia, sua origem teria começado na Grécia.

CURIOSIDADE!
Os deuses do Olimpo já estavam à procura de um recipiente belíssimo, onde era possível fazer a degustação da bebida, Páris que era o protegido de Apollo foi quem desenvolveu o formato atual que conhecemos, ele utilizou alguns metais preciosos, e teria usado como molde os seios de Helena de Tróia, isso mesmo que você leu.

Existe uma outra história que envolve a sexualidade feminina, com data do século  XVIII, e também teria envolvido a rainha francesa Maria Antonieta, esta rainha pediu para que fosse elaborado um molde de porcelana com seus seios. 

Ainda nos anos 1960, era muito comum na França consumir champagne na taça coupe, que é conhecida hoje em dia como a “taça Maria Antonieta”.

Qual o melhor material para a taça de vinho?

taça de vinho ideal sempre deve ser feita de um material 100% translúcido, para que as cores e o nível de amadurecimento da bebida possam ser observados com facilidade. Além do paladar e o olfato, a visão também tem grande relevância na apreciação de um vinho.

Além disso, não há nada melhor para deixar uma mesa posta a espera dos amigos para uma boa janta, rodeada de lindas taças de vinho, não é mesmo? Além de úteis, servem como peça de decoração.

Os produtores recomendam que, uma taça de vinho perfeitamente adequada para cada momento, deve ser feita de um material 100% translúcido. Assim, os apreciadores conseguem observar as cores, e ainda o nível de amadurecimento da bebida.

No caso do vinho, não basta apenas o paladar e o olfato, a visão é de extrema importância para apreciar corretamente qualquer vinho, independente de cor e do modo de fabricação.

A importância do material para a taça de vinho

Esses tipos de materiais se distinguem pela quantidade de chumbo presente em cada um deles. Sendo o maior teor existente no cristal e, o menor, no vidro.

O chumbo faz com que a espessura da taça de vinho seja menor, dando maior leveza e sonoridade no recipiente.

Ou seja, para uma melhor experiência de degustação, o cristal é o material ideal para a taça de vinhos.

Dessa forma, existem três opções de materiais de taça que podem ser utilizados:

  • Cristal;
  • Cristal de Vidro;
  • Vidro.

Esses materiais são diferentes entre si, na quantidade de chumbo, onde sabemos que o maior teor está no cristal, e o menor encontra-se no de vidro.

É o chumbo que define a espessura da taça, e que por isso, pode proporcionar mais leveza, e também sonoridade no recipiente.

Como escolher cada tipo de taça de vinho corretamente?

Para aqueles que são mais exigentes, deixar o vinho harmonizado com a taça pode dar um pouco de trabalho, mas pode valer a pena, pois hoje em dia, podemos observar que existem taças para cada formato de vinho e de ocasião. Confira a seguir, e nunca mais erre na hora de escolher.

1. Para vinho Cabernet Sauvignon

Taça para Cabernet SauvignonGeralmente usadas ​​como uma taça de vinho tinto universal, as taças de Cabernet têm um bojo grande e uma haste alta.

Um bojo maior dá ao vinho mais área de superfície, permitindo que ele oxigene ou respire.

Este processo suaviza os taninos encontrados nos tintos, melhorando o sabor geral e liberando melhor os aromas naturais do vinho.

Isto é essencial, uma vez que os aromas são uma grande parte do que você prova ao beber vinho.

A forma da taça, ao aproximar da boca, direciona o vinho para o centro do paladar, o que ajuda a mitigar os efeitos dos taninos, compostos que produzem uma sensação de secagem na boca.

2. Para vinho Pinot Noir

Taça para Pinot NoirO bojo grande da taça para vinho Pinot Noir libera os aromas sutis e delicados do vinho, permitindo que uma grande área de superfície do vinho seja exposta ao oxigênio.

Além disso, sua forma distinta retém os aromas na taça por mais tempo.

A taça direciona o vinho para a frente da boca, o que acentua os sabores doces enquanto suaviza os ácidos.

3. Para vinhos Bordeaux

Taça para vinho tinto levePossui bojo grande, e apresenta uma borda mais fechada, é indicada para degustação de vinho tinto, como por exemplo,  taninos, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.

O formato de seu bojo é que pode favorecer uma maior evolução dos aromas, que podem ficar mais concentrados por conta da borda, e sua aba também é mais fina. 

4. Para vinhos da Borgonha

Taça para vinho tinto encorpadoAs taças de vinho da Borgonha pode apresentar um formato de balão, por isso, foi projetada para servir apenas os vinhos mais complexos, seu bojo é maior do que o vinho anterior.

É uma das taças mais conhecidas no mundo do vinho, sendo amplamente difundida e super fácil de encontrar.

Sua aba é mais espessa, o que pode minimizar a percepção de acidez, mas pode mostrar ainda mais a maturidade do vinho.

5. Para Vinho Chardonnay

Taça para Vinho ChardonnayA abertura grande de uma taça de Chardonnay equilibra as notas de carvalho. Além disso, a maior área de superfície exposta ao ar permite que o vinho se abra para revelar outros aromas.

A ampla abertura uniformemente espalha o vinho pelo paladar, o que coloca em foco as complexas camadas de sabor que, em um bom Chardonnay, vão se revelando aos poucos.

6. Taça para vinhos brancos

Taça de Vinho BrancoUma taça para vinhos brancos perfeita, deve assegurar que sua temperatura será a mais baixa possível, para este vinho especificamente, há uma diminuição do bojo, e um certo aumento da haste.

Com este formato, há uma redução do contato com as mãos quentes. Isso é essencial na hora de beber um Chardonnay, por exemplo.

Percebeu que o Chardonnay tem sua própria taça mas também pode ser bebido na taça padrão de vinho branco? Sem muita frescura.

7. Para vinhos tintos e rosés

Taça de Vinho RoséDevido ao fato de ser servido em temperatura mais baixa, para o vinho rosé, geralmente o corpo da taça tem que ser menor.

Assim como o vinho, ela tem um certo toque de delicadeza. Muito parecida com a taça Bordeaux.

Além disso, a haste deve ser um pouco mais longa, com sua borda mais estreita, para podermos perceber equilíbrio entre acidez e as notas frutadas. 

8. Para Champagne ou um espumante

Uma taça de vinho para o espumante, deve ser no formato flauta, pois assim, conseguimos observar uma boa evolução das bolhas.

As bolhas ou perlages, como também são conhecidas, trata-se de um dos indicadores de qualidade para este tipo de vinho.

Possui forma alongada e borda estreita, este formato ao longo do tempo vem sendo questionado por especialistas.

9. Taça para Vinho do Porto

Taça para VinhoAs taças de vinho do Porto, também conhecidos como cálices de vinho de sobremesa, são reconhecidos pelo seu tamanho pequeno.

Como o Vinho do Porto tem um teor alcoólico muito maior – geralmente 20% ABV – é servido em doses um pouco menores.

Além disso, a baixa estatura do vidro permite que o calor do corpo da sua mão libere aromas preservados no bojo redondo para saborear nuances de seus aromas.

Bônus: como segurar uma taça de vinho?

Como Segurar a Taça de Vinho CorretamenteOs especialistas em vinho, como os enólogos e os sommeliers indicam que, para não prejudicar a temperatura da bebida.

Devemos pegar a taça de vinho pela haste, ou então por sua base. Seja ela uma taça de vinho de vidro ou uma taça de cristal.

Quando seguramos errado, podemos deixar marcas na taça, ou até mesmo alterar os aromas do vinho.

E vamos lá, saber segurar a taça de vinho vai ajudar muito na hora de girar a taça de vinho pra abrir os aromas. Já sabe como, né?

Qual a importância de beber vinho em uma taça com haste?

Segurar uma taça de vinho pela haste faz parte de aulas de etiquetas com vinhos, por possuir um vidro (ou taça de cristal) extremamente fino e delicado.

É importante mantê-lo segurado pela haste, pois com isso, além de ser mais elegante, o vinho não irá esquentar. 

Bônus: por que girar a taça de vinho antes de bebê-lo?

Girar Taça de VinhoOs enófilos costumam girar a taça de vinho para poder sentir com mais clareza os seus aromas.

Quando giramos a taça devemos fazer pequenos movimentos circulares, dessa maneira, deixamos liberar a oxigenação das bebidas. 

Há uma segunda forma de girar, deixando-a suspensa no ar, a degustação ocorre em três etapas que são visual, olfativa, e gustativa, para sentir corretamente seus aromas, temos que servir apenas 1/3 de vinho na taça.

Sinta primeiro o cheiro, e depois devemos rodar a taça levemente para não deixar derramar o vinho. Após rodar o cheiro fica ainda mais intenso e expressivo. 

Conclusão

Para aprender ainda mais sobre etiquetas e consumo de vinho, não deixe de acompanhar nosso blog. Além das taças de vinho, ensinamos como escolher vinhos para cada ocasião.

As vezes, ainda mostramos como é realizada a produção de vinhos, incluindo todas as técnicas que as vinícolas utilizam atualmente. 

Por isso, não deixe de continuar navegando pelos nossos conteúdos, e assim, se tornar além de um bom apreciador da bebida, um expert em vinhos!

Mas nosso trabalho não termina aqui, agora vamos aprender dicas e truques pra lavar taças de vinho e deixá-las cristalinas por anos e sem manchas! Cuide bem de suas taças de cristal. Vem!

Dicas de Como Lavar Taças de Vinho Para Durarem Anos

Taças de vinho embaçadas só servem pra prejudicar a visão no próximo jantar em família ou ocasião especial. Siga estas dicas de limpeza de taças de vinho de alguns especialistas no ramo. Copos sujos  a mão? Vamos nessa. Ou seria taças de cristal sujas?

Melhor maneira de limpar taças de vinho

Tudo o que é necessário para fazer as taças de vinho voltarem a ter uma aparência de nova é:

  1. Vinagre branco;
  2. Filtro de aspirador de plástico ou uma rede de nylon.

Depois de ter seu material, siga estas instruções para taças de vinho de cristal

Aqueça o vinagre em banho maria por 1 minuto. Jogue a água fora. Encha o recipiente que serviu para fazer o banho maria e jogue o vinagre, agora quente. Caso esteja lavando poucas taças ou taças de cristal, pode usar um recipiente menor. Aliás, principalmente para taças de cristal.

  • Coloque as taças de vinho no vinagre por uma hora;
  • Use uma rede de nylon ou limpador de plástico para remover a sujeira;
  • Lave bem as taças de vinho com água quente;
  • Seque as taças de vinho com uma toalha de saco de farinha ou outra toalha sem fiapos;
  • Depois de seco, coloque as taças de cristal sobre a mesa ou na tela para escorrer.

Pronto!

Como limpar taças de vinho manchadas ?

Quem bebe vinho tinto já sabe que as manchas vindas daquele restinho que fica no fundo da taça é danada pra ser removida.

Para evitar isso, basta enxaguar o copo quando terminar de usá-lo – especialmente se ele permanecer na pia durante a noite! Mas isso nem sempre acontece.

O que torna esses pontos particularmente difíceis é o formato da taça de vinho. O ideal é deixar com água morna durante a noite.

A menos que você tenha mãos pequenas ou um limpador de garrafas, esfregar a mancha não será fácil. Tente este método:

  • Mergulhe sua taça de vinho em vinagre quente por uma hora;
  • Crie um limpador de taças enrolando uma toalha de chá em um garfo;
  • Esfregue a mancha de vinho no fundo da taça;
  • Limpe o restante do vidro com uma rede de nylon ou esponja de plástico;
  • Enxágue bem a taça com água quente;
  • Seque sua taça de vinho com uma toalha de toalha papel ou pano sem fiapos.
DICA DE PROFISSIONAL
Se ainda assim não funcionar, encha o fundo do copo com vinagre branco e coloque uma colher de bicarbonato de sódio. A reação química deve remover as manchas restantes. Esfregue as manchas com o limpador de taça improvisado, depois enxágue com água quente e seque o copo com uma toalha de saco de linhagem ou outra toalha sem fios, funciona melhor em taça de cristal.

Posso colocar taças de vinho na máquina de lavar louça?

A lavagem nas mãos é de longe o método mais eficaz de limpar taças de vinho. No entanto, em uma situação de pressa, a máquina de lavar louça é uma opção adequada – mas talvez não seja para as suas melhores taças de vinho, sejam elas taças de vidro ou taças de cristal.

Se você estiver usando a máquina de lavar louça, use um ciclo suave e deixa bastante espaço entre as taças de vinho para evitar pequenos acidentes.

Máquinas de lavar louça são mais propensas a deixar manchas, o que pode deixar os vidros um pouco embaçados ou até mesmo sujos.

Limpeza profissional de taças de vinho ou taças de cristal

Os profissionais sempre indicam que as taças de vinho devem ser lavadas a mão, para que seja alcançada umas aparência cristalina que todo mundo gosta quando vai analisar um vinho, não?

E então, gostou do nosso especial sobre taças de vinho? Eu espero que sim. Eu adorei escrever! Conte pra mim o que você achou aí embaixo! 🙂

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

Este post ainda não tem votos, seja o primeiro!

Artigos Relacionados

7 Comentários. Deixe novo

  • Redação | Equipe Vem da Uva
    Hermes Dagoberto
    1 de setembro de 2020 08:38

    Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

    Responder
  • Obrigado pela resposta. As ilustrações ficaram ótimas ! Abraços e Saude a todos da equipe 🍷🍷👍

    Responder
  • Redação | Equipe Vem da Uva
    Alvaro Moraes
    7 de abril de 2020 21:43

    Permitam-me algumas modestas sugestões.
    Primeiro, um artigo sobre taças de vinho deveria, necessariamente, trazer ilustrações para cada taça descrita especificamente. Assim, o leitor associaria imediatamente cada tipo em sua memória.
    Segundo, os parágrafos relativos ao giro das taças por ocasião da degustação acabaram misturando alguns aspectos e foi escolhida a palavra “cheiro” quando “aroma” me parece mais adequada no mundo dos vinhos.
    Terceiro, um pequeno lapso de concordância verbal no sub-titulo “Como surgiu as taças de vinho?”, quando o correto seria “surgiram”.
    Abraços a todos e tim-tim.

    Responder
    • Oi Alvaro!

      Ótimas sugestões! Leitores como você fazem o portal cada vez melhor. Tomamos suas dicas e adicionamos as fotos de cada modelo. Corrigimos alguns erros que você havia encontrado. Não deixe de apontar melhorias assim que as vires, ok? São sempre muito bem vindas!

      Muito obrigado, de coração!

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Gostaria de sujestão para compra de vinhos, para minha adega!

    Responder
    • Oi Hernani, preciso que você seja mais específico. Queres que eu lhe indique rótulos para compra? Se for isso, podemos trocar algumas ideias por e-mail. E você precisa me dizer quais são os vinhos que você normalmente gosta. Eu tenho maior conhecimento em vinhos nacionais, então, posso te ajudar mais nessa área, como já fiz com outros leitores por aqui 🙂 marcos.marcon@vemdauva.com.br

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

MAIS LIDAS

Categorias

CONHECE NOSSO GUIA?
Como Degustar Vinho Como um Profissional
de R$29,90 por R$19,90

Menu