1. Dicas
  2. »
  3. Qual o Tipo de Taça de Vinho Correto?

Qual o Tipo de Taça de Vinho Correto?

Tags:

O vinho é uma das bebidas com cartela mais diversificada que existe, e escolher uma taça de vinho ideal pode ser um desafio. Você sabe qual é a taça de vinho tinto e qual é a taça de vinho branco? Consegue diferenciar as duas? Vamos ver se você está bom de jogo.

As Taças de Vinho

Sua gama de opções envolve diversos sabores, aromas e intensidades diferentes, fazendo com que pessoas ao redor de todo o mundo se interessem pela degustação de suas variedades.

As taças, assim como o vinho, tem sua própria história. Acertando a taça ideal para cada vinho, tudo estará certo. E a taça para vinho usada vai influenciar diretamente nessa variedade de aromas do vinho e cores do vinho que serão percebidas durante a degustação.

Falando em uma taça, é exatamente essa a medida exata que os médicos recomendam para a saúde, não é mesmo? Então vamos aprender um pouco sobre.

Porém, o que muita gente não sabe é o quanto a experiência de saborear um vinho pode ser incrementada – e muito – com a escolha certa da taça para cada tipo da bebida.


CONHECE NOSSO GUIA?
 
Guia: Como Degustar Vinho Como Um Profissional

Como Degustar Vinho
Como um Profissional


de R$29,90 por R$19,90!!!




Nesse artigo, vamos conhecer quais são as taças que não podem faltar na cozinha de todo bom apreciador de vinhos.

Por que a escolha da taça é tão importante?

Cada tipo de vinho tem suas particularidades para torna-lo único. Alguns vinhos se destacam por seu aroma, outros por sua doçura ou, até mesmo, a acidez em seu sabor.

As taças de vinho, em vários formatos, tamanhos e profundidades, têm como papel principal agir sobre a forma como o líquido é conduzido até a boca e o nariz de quem está o bebendo.

Tudo isso com a intenção honesta de realçar aquilo que cada vinho tem de especial e tornar a degustação ainda mais prazerosa.

De qual material deve ser minha taça?

A taça de vinho ideal sempre deve ser feita de um material 100% transparente, não vá insistir em taças decorativas com vidros coloridos e detalhes em relevo que só irão atrapalhar a analise visual do vinho.

Isso porque você irá precisar analisar bem as cores do vinho para perceber o seu amadurecimento, dessa forma você poderá fazer isso observando a cor do vinho com facilidade. Além do paladar e o olfato, a visão também tem grande relevância na apreciação de um vinho.

Além disso, não há nada melhor para deixar uma mesa posta a espera dos amigos para uma boa janta, rodeada de lindas taças de vinho, não é mesmo? Além de úteis, servem como peça de decoração para as visitas.

Dessa forma, existem três opções de materiais de taça que podem ser utilizados:

Vidro, Cristal de Vidro ou Cristal?

Esses tipos de materiais se distinguem pela quantidade de chumbo presente em cada um deles. Sendo o maior teor existente no cristal e, o menor, no vidro.

O chumbo faz com que a espessura da taça de vinho seja menor, dando maior leveza e sonoridade no recipiente.

Ou seja, para uma melhor experiência de degustação, o cristal é o material ideal para a taça de vinhos.

Qual tipo de taça para vinho devo escolher?

Depois da realização de muitas pesquisas orientadas por especialistas no assunto. Hoje em dia podemos facilmente escolher a taça mais adequada para harmonizar com cada um de nossos vinhos favoritos.

Qual a taça de vinho branco?

Taça para Vinho BrancoEspecialistas defendem a ideia de que os vinhos brancos devem ser degustados em temperaturas mais baixas.

Diante disso, a taça ideal deve ter um tamanho reduzido, a fim de diminuir a área para troca de calor entre o líquido e o ambiente. Isso evita que a bebida esquente.

O vinho branco também chama atenção pelo contraste entre suas notas ácidas e doces, algo que é bastante destacado quando consumido em taças pequenas.

Qual a taça de vinho tinto?

Taça para Vinho Tinto

O vinho tinto é encorpado, intenso e destaca-se pelo aroma. É aconselhado servi-lo em pequenas quantidades dentro de uma taça com corpo grande.

Dessa forma, pode-se girar o líquido pelo recipiente, a fim de provocar agitação das moléculas e, consequentemente, intensificar sua fragrância. Um bom exemplo de um vinho que se beneficia desse processo é um bom Merlot.

Há dois modelos de taças que são utilizados para vinho tinto: Borgonha e Bordeaux.

Tipos de Taça de Vinho

  • A taça Borgonha tem formato de balão e são recomendadas para vinhos de uva Pinot Noir. Por ser um recipiente que permite grande contato do líquido com o ar. Esse tipo de taça destaca o aroma do vinho. Além de conduzi-lo diretamente para região da ponta e central da língua, onde a acidez é absorvida com menor intensidade.
  • A taça Bordeaux é ideal para vinhos de sabor mais forte e denso, geralmente originados da uva Cabernet Sauvignon. O recipiente tem bojo grande e borda fechada, o que faz com que o aroma fique concentrado. Esse formato também conduz o líquido para região da ponta da língua.

Qual a taça para vinho rosé?

Por ser originado de um processo curto de contato do mosto com a casca (tirando menos cor para o vinho), o vinho rosé tem um sabor contrastante que mistura acidez com certo adocicado.

A taça ideal para esse tipo de bebida deve apresentar corpo de tamanho reduzido e bojo maior. Aproveitar este que chega a ser um vinho afrodisíaco, segundo alguns.

Os recipientes específicos para servir vinho rosé não são tão populares quanto os demais e podem ser difíceis de se encontrar. Dessa forma, podem ser substituídos pelas taças para vinho branco que já mencionamos anteriormente.

Qual a taça para espumante?

Para espumantes, indica-se o uso de taças chamadas de “flauta”, que são compridas e com bojo fino.

Esse tipo de recipiente destaca as borbulhas da bebida, além de conduzir o aroma característico desses vinhos diretamente ao nariz.

Quanto maior o bojo desse tipo de taça, mais se destacarão os sabores.

São tantos os tipos de vinho, né? E olha que a gente nem esticou muito a postagem para falar dos licorosos, fortificados, entre outros.

O que é a taça ISO?

Quando se trata de taças, a ISO serve como uma espécie de “carta coringa”.

Esse modelo é pequeno quando comparado às outras taças, tem bojo largo levemente afunilado. Na parte superior e pode ser utilizado para servir qualquer tipo de vinho.

Essa taça é um ótimo investimento para quem ainda não pretende comprar todos os outros modelos.

Agora, sabendo quais são os tipos de taças e quando usar cada uma delas, você já pode degustar seu vinho favorito e aproveitar da melhor forma tudo que ele tem a oferecer.

Gostou desse artigo?

Quer saber ainda mais sobre vinhos? Continue navegando pelos nossos posts. Temos muito conteúdo disponível para você!

Não esqueça de deixar nos comentários o que você achou sobre o texto! 🙂

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

Este post ainda não tem votos, seja o primeiro!

Artigos Relacionados

8 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
Cadastre-se e Aprenda
Sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuí­ta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
ASSINAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link

Faça Download da
Ficha de Avaliação de Vinhos
Oficial do Vem da Uva
DOWNLOAD