Como organizar uma degustação de vinhos?

0

Bom, a gente começa a conhecer cada vez mais e mais vinhos e acaba querendo compartilhar, dividir com nossos amigos as experiências que tivemos. Contar se gostamos ou não do vinho, fazer comparações das percepções que tivemos, até que surge a ideia de fazer uma degustação.

E tem coisa melhor que juntar os amigos todos ao redor de uma mesa para beber vinho? Esse é só o primeiro passo.

Vamos ver como organizar uma degustação? A vontade surge, mas e como organizar todo esse povo ao redor do vinho e fazer com que a noite flua de forma organizada?

Há várias maneiras de organizar uma degustação, mas inicialmente vamos falar de uma maneira mais fácil para você entender melhor, sem complicar a vida.

É hora de planejar sua degustação

  • Certifique-se de que é possível acomodar todos os seus amigos em um mesmo ambiente para que a interação seja de todos e entre todos.
  • Fixe um preço mínimo e máximo dos vinhos que farão parte de vossa degustação, isso evita o desconforto de alguém aparecer com um vinho muito barato e aquele outro amigo aparecer com um super vinho raro, de preço absurdo, que vai se sobressair sobre os outros, tornando a comparação entre os vinhos injusta.
  • Use acompanhamentos neutros durante a degustação, como pães simples e água por exemplo, assim não há risco de um acompanhamento prejudicar e/ou influenciar na performance de algum vinho.
  • Baixe nossa ficha de avaliação, e também leia nosso guia sobre como avaliar um vinho aqui:

copas-Concha-y-Toro

Nas primeiras degustações, veja com calma os rótulos, observem as particularidades de cada variedade de uva e sua presença no vinho, tome atenção de que região são os vinhos, safras, dentre outros aspectos, isso tudo vai agregar memórias olfativas, além de conhecimentos que serão úteis em momentos futuros.

Com o passar do tempo, quando você já estiver familiarizado com os vinhos de cada estilo, região, você poderá fazer variações de degustações nesses encontros.

Por exemplo, você poderá fazer degustações temáticas, como hoje vamos degustar apenas vinhos da uva Malbec de Mendonza, ou apenas Merlot da Serra Gaúcha, ou vinhos de Cabernet Sauvignon de regiões diferentes.

Caso passe a gostar dessas brincadeiras, convide o motorista da rodada, ou alguém que possa cobrir as garrafas antes da degustação, numere as garrafas cobertas e sirva de maneira aleatória, assim a degustação será às cegas e com certeza aposto que várias surpresas irão aparecer!

O que é preciso para organizar uma degustação?

  • Primeiro de tudo, como a gente comentou, você precisa de um espaço que dê para acomodar todos confortavelmente. Este é o primeiro passo.
  • Além de do espaço, você vai precisar de taças o suficiente para toda a galera. As de cristal são as mais recomendadas. Você não precisa de taças diferentes para branco/tinto. Apenas para espumante e vinho tranquilo.
  • É bom ter também as fichas de avaliação impressa, a que indicamos ali em cima.
  • Você também vai precisar de uma folha A4 branca, para que os convidados possam por contra a taça e verificar com facilidade a cor do vinho.
  • Uma sala bem iluminada ajuda, embora não seja necessário.
  • Água pão são recomendados para limpar o paladar. Para vinho tinto, recomenda-se a agua com gás, embora não seja regra.

Faça anotações da sua degustação

Aqui no blog a gente mantém a área de avaliação com os vinhos que degustamos. Você pode manter um caderno ou agenda para anotar o que você mais gostou daquela variedade de uva, safra ou produtor. Assim você vai saber o que recomendar para os amigos, além de ter um painel comparativo com os vinhos que você já degustou no passado.

E o mais importante, conte pra gente como foram suas experiências, nos indique bons rótulos, e também quais não devemos nem passar perto. Você pode também marcar ou enviar esse post para aquele seu amigo que gosta de organizar a reunião da galera!



GOSTOU DA NOSSA POSTAGEM? CONTA PRA MIM AQUI EMBAIXO:

Sobre o Autor

Já quis ser advogado, juiz e economista. Tenho 24 anos. Técnico em Vitivinicultura. Estudante de Engenharia Química, sendo que no decorrer do caminho descobri que serei vitivinicultor.

Comentários fechados.

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link
Assine o Blog!
ASSINAR
close-link
Shares
pt_BRPortuguese (Brazil)
en_USEnglish pt_BRPortuguese (Brazil)