Aprenda Mais Rápido!
Ficha de Avaliação de Vinhos
Receba agora nossa ficha e comece a avaliar seus
vinhos com os amigos de forma profissional!
Baixe agora. É grátis!
Quero receber a ficha de avaliação grátis!
Não, obrigado.

Pra quem tem aquele senso de organização e gosta de tudo no seu lugar, sabe exatamente a importância que é ter a taça exata para cada tipo de vinho e também o material e estado das mesmas na hora de curtir um happy hour com os amigos em casa.

taça cristal 1

Para que a degustação do vinho seja feita com rigor, é preciso que você perceba algumas dicas básicas sobre a manutenção das suas queridas taças.

Manter a taça sempre bem lavada e bem guardada é importantíssimo, afinal de contas, resíduos de sabão e poeira, por exemplo, podem alterar o paladar e aroma do vinho em uma reação indesejada.

A gente juntou algumas dicas da Oxford e da Vinícola Pericó. Vamos conferir?

1) Antes de iniciar a lavação das taças, acomode uma toalha no fundo da pia, pois, caso a peça escorregue de sua mão, a toalha amortecerá o impacto, evitando uma possível quebra. O uso das máquinas de lavar louças não é recomendado, uma vez que a intensidade do calor e o sabão podem danificar as taças de cristal;

Antes de lavar, tire as marcas de batom. Para isso, basta usar um guardanapo macio.

2) Para lavar as peças, o ideal é utilizar a própria mão, com um pouco de sabão ou detergente neutro e água morna. Caso prefira, a utilização de esponja ou bucha, especial para limpeza de taças e outros utensílios de cristais, está liberada! Atenção: se for usar esponja comum, opte pela parte não abrasiva (lado amarelo) e tenha MUITO cuidado e delicadeza ao realizar a higiene, pois, estamos falando de um item frágil, sujeito a quebras inesperadas;

Você também pode encontrar em umas casa especializadas essas esponjas para cristal. Ajuda bastante principalmente depois de ter vinho tinto seco no fundo da taça.
Você também pode encontrar em umas casa especializadas essas esponjas para cristal. Ajuda bastante principalmente depois de ter vinho tinto seco no fundo da taça.

Atenção! Segure as taças de vinho pela base do bojo. Nunca torça o bojo da taça segurando pela haste, pois ela poderá soltar.

3) Por conter maior porosidade que a taça de vidro, o cristal tende a absorver mais os sabores e odores dos materiais de limpeza utilizados. Portanto, a dica é sempre enxaguar muito bem, de preferência com água morna, para que os resíduos sejam eliminados;

Para polir, use dois panos limpos e secos, que não soltem fiapos: um na mão esquerda para segurar a taça pelo bojo e outro pano na mão direita para polir, sem torcer a taça.

4) Para secar, disponha as taças de vinho de cabeça para baixo sobre uma toalha. Depois de um tempo, coloque-as de pé e deixe secando ao ar livre. Outra alternativa é o uso de luva-toalha de microfibra. Que tal? Com esta ferramenta, você conseguirá secar a taça de maneira uniforme, evitando as manchas originadas pela concentração de água em alguns pontos do copo e da borda. Para dar aquele brilho final, umedeça uma flanela, que não solte muita pelugem, com um pouco de álcool e aplique sobre as taças de vinho.

taca cristal 4

Para secar, coloque as taças de vinho com a boca para baixo sobre um pano limpo, seco e macio. Reserve panos exclusivamente para este fim e nunca use amaciante ou sabão com aromas para lavá-los. Isso evitará que a taça absorva os odores dos produtos de limpeza, o que prejudica a degustação.

Atenção para nunca usar detergente com aroma quando lavar suas taças. Deixe um detergente sem cheiro reservado só para essa tarefa.

5) Ao armazená-las, tenha o cuidado de mantê-las sempre em pé e nunca pela borda!

taca cristal 3

Ao guardar suas taças de vinho na caixa para transporte, coloque-as sempre com a boca para baixo. Assim, ao retirá-las você conseguirá pegá-las pela haste, evitando as marcas de dedos no bojo.

Preste atenção! Cristais são mais porosos que o vidro e absorvem resíduos com mais facilidade. É por isso que os cuidados com manuseio e higienização são fundamentais para que as características organolépticas de vinhos e espumantes não sejam afetadas durante a degustação.

6) Evite deixar resíduos da bebida na taça de um dia para o outro, isso pode manchar o cristal.

7) Para um brilho extra, antes de polir vire a taça de boca para baixo sobre uma panela com água fervente até que ela fique embaçada com o vapor.