A lenda do vinho Casillero del Diablo

0

A mais de 130 anos atrás, no coração do Vale de Maipo no Chile surgiu uma das maiores lendas daquele país. A equipe do Vem da Uva esteve no Chile pra ver de perto a tão assombrada cave da Concha y Toro este ano.

A Concha y Toro é uma das vinícolas mais conhecidas do mundo, tendo a segunda maior produção mundial de vinho, atrás apenas da americana Barefoot, do grupo E&J Gallo Winery.

Quem já visitou a vinícola, no Chile, conhece a famosa lenda do Casillero del Diablo. É uma das atrações mais esperadas de todo brasileiro que faz a região vinífera do Chile.

Estamos falando nada mais nada menos do que à lenda do Casillero del Diablo. Uma história que aterrorizou muitas pessoas daquela região nos séculos XIX e XX. E que até os dias de hoje intriga pessoas em todo o mundo.

A lenda do Casillero del Diablo

Essa lenda surgiu mais precisamente na propriedade D. Melchor Concha y Toro, o dono e fundador da Vinícola Concha y Toro.

Diz à lenda que em 1883, D. Melchor Concha y Toro deu início a maior Vinícola hoje encontrada no Chile. Naquela época seus vinhos já eram considerados de alta qualidade e muito, muito cobiçados. E o que isso significava?

Exatamente, muitos interesseiros e ladrões, claro. As melhores bebidas fabricadas em sua vinícola ficavam guardadas em sua adega particular. Isso para que ninguém pudesse se apropriar delas de forma indevida.

Infelizmente para o Sr. Concha y Toro, nem mesmo essa adega particular era capaz de impedir que ele fosse saqueado.

Ao perceber que algumas das garrafas de seus melhores vinhos estavam desaparecendo, ele teve uma grande ideia.

Melchor Concha y Toro difundiu entre os trabalhadores de sua propriedade que o próprio “diabo” habitava em sua adega particular. Como naquela época era comum ouvir histórias tenebrosas sobre criaturas diabólicas que matavam e esquartejavam as pessoas, essa história ganhou um grande peso sobre os moradores daquela região. Com isso os problemas com furtos acabaram.

A residência de verão Concha y Toro

O que Don Melchor queria na verdade, era espantar os próprios trabalhadores de sua propriedade. Uma fazendo gigantesca em Maipo, com uma das casas de campo mais bonitas que nossa equipe já viu. Hoje ela é fechada e os turistas podem apenas passar a frente.

Segundo a  vinícola, a casa era residência de verão dos Concha y Toro, que vinham de Santiago para passar o verão na fazenda. A casa só é aberta para eventos especiais da mesa da diretoria da vinícola, por conter muitos móveis e objetos de valores históricos inestimáveis.

O que o criador dessa historia não sabia era que ele seria responsável por dar vida à uma das maiores lendas da indústria mundial, a famosa lenda do Casillero del Diablo. À lenda responsável pela criação da marca de vinhos Casillero del Diablo

Casillero del Diablo: os vinhos da Concha y Toro

Na época em que surgiu à lenda de que o diabo habitava na adega particular da vinícola Concha y Toro.

Os rumores se espalharam  rapidamente, espalhando medo entre os moradores da região.

Foi isso  o que deu força para que fosse criada à marca de vinhos Casillero del Diablo, que mais tarde se tornou uma das maiores do mundo.

Atualmente à marca de vinhos Casillero del diablo é formada por três grandes linhas, são elas à linha Reserva, Reserva privada e Casillero del Diablo Brut Reserva

  • Reserva: essa é uma linha de vinhos Premium elaborados à partir uvas selecionadas de vales chilenos. Os vinhos Casillero del Diablo são desenvolvidos à partir de uma grande variedade de uvas adequadas para diferentes ocasiões. Essa linha em específico possui criações variadas, tais como os vinhos Cabernet Sauvignon, Carmenere, Malbec, Merlot, Shiraz, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Chardonnay, entre outros.
  • Reserva Privada: essa linha de vinhos Super Premium é uma edição limitada que se baseia na junção do melhor dos vinhedos do Chile. Ela mostra sua elegância e sofisticação em três variedades de qualidade superior. Sendo elas o vinho Carbenet Sauvignon, Sauvignon blanc e o vinho Carmenere
  • Casillero del Diablo Brut Reserva: estamos falando do primeiro vinho espumante Super Premium do Vale do Limarí. Trata-se de um espumante de edição limitada que traz grande elegância e frescor. Com uvas cuidadosamente selecionadas e um sabor inovador, ele tem se tornado uma das melhores opções para todo amante de vinho.

A Vinícola Concha y Toro e a marca de Vinhos Casillero del diablo

Sem dúvida alguma a vinícola Concha y Toro é a maior do Chile. Ela corresponde à 31,4% das exportações chilenas de vinho. Das suas vendas, 70%  são para exportação. Essa empresa possui vinhedos nos principais vales produtores chilenos, além da Argentina, é claro.

Sua ocupação possui uma extensão de cerca de 10.750 hectares, o que à torna  a maior área plantada do mundo e o segundo maior grupo com vinhedos próprios do mundo.

Ao contrário do que muita gente acredita, à Vinícola Concha y Toro é responsável pela criação da marca Casillero del Diablo muitas vezes confundida com uma vinícola.

Essa é realmente uma marca muito conhecida e uma das principais marcas do grupo Concha y Toro. Ela está presente em aproximadamente 135 países ao redor do mundo. Portanto não se trata de uma empresa independente.

Casillero del Diablo e suas premiações

Por se tratar de uma marca tão famosa, assim com muito comentada,  não seria nenhuma novidade se soubéssemos que os vinhos Casillero del Diablo tivessem conquistado prêmios ao redor do mundo, não é mesmo? Contudo trazemos algumas das principais premiações que essa marca alcançou.

  • Os vinhos Casillero del Diablo foram escolhidos como à marca de vinho com maior confiança no México. Esse resultado foi obtido através da pesquisa “ Marcas de Confianza México 2017” feita com cerca de um milhão de pessoas.
  • O vinho Casillero del Diablo Viognier 2016 obteve Medalha de Ouro na última edição do Six Nations Wine Challenge 2017, um concurso realizado na Austrália.
  • O Casillero del Diablo obteve destaque na última edição do prestigiado concurso asiático Korea Wine Challenge. Quando sua linha Reserva Privada foi premiada com duas Medalhas de Ouro, uma delas foi para o Cabernet Sauvignon 2015 e à outra para o Carménère 2015. Mais de 800 vinhos participaram do concurso.

O Casillero del Diablo possui muitos outros prêmios conquistados desde que suas linhas foram lançadas. Essa marca tem se destacado em várias partes do mundo, não apenas por sua história, mas também pela qualidade com que consegue produzir. E em relação a quantidade com que consegue produzir vinhos – essa é a parte que os investidores da vinícola mais gostam.

GOSTOU DA NOSSA POSTAGEM? CONTA PRA MIM AQUI EMBAIXO:

Envie uma resposta

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
close-link
Assine o Blog!
ASSINAR
close-link

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This