A mais de 130 anos atrás, no coração do Vale de Maipo no Chile surgiu uma das maiores lendas daquele país. A equipe do Vem da Uva esteve no Chile pra ver de perto a tão assombrada cave da Concha y Toro este ano.

A Concha y Toro é uma das vinícolas mais conhecidas do mundo, tendo a segunda maior produção mundial de vinho, atrás apenas da americana Barefoot, do grupo E&J Gallo Winery.

Quem já visitou a vinícola, no Chile, conhece a famosa lenda do Casillero del Diablo. É uma das atrações mais esperadas de todo brasileiro que faz a região vinífera do Chile.

Estamos falando nada mais nada menos do que a lenda do Casillero del Diablo. Uma história que aterrorizou muitas pessoas daquela região nos séculos XIX e XX. E que até os dias de hoje intriga pessoas em todo o mundo.

A lenda do Casillero del Diablo

Essa lenda surgiu mais precisamente na propriedade D. Melchor Concha y Toro, o dono e fundador da Vinícola Concha y Toro.

Diz a lenda que em 1883, D. Melchor Concha y Toro deu início a maior Vinícola hoje encontrada no Chile. Naquela época seus vinhos já eram considerados de alta qualidade e muito, muito cobiçados. E o que isso significava?

Exatamente, muitos interesseiros e ladrões, claro. As melhores bebidas fabricadas em sua vinícola ficavam guardadas em sua adega particular. Isso para que ninguém pudesse se apropriar delas de forma indevida.

Infelizmente para o Sr. Concha y Toro, nem mesmo essa adega particular era capaz de impedir que ele fosse saqueado.

Ao perceber que algumas das garrafas de seus melhores vinhos estavam desaparecendo, ele teve uma grande ideia.

[su_note note_color=”#cf0a00″ text_color=”#f6f6f6″ radius=”10″]Melchor Concha y Toro difundiu entre os trabalhadores de sua propriedade que o próprio “diabo” habitava em sua adega particular. Como naquela época era comum ouvir histórias tenebrosas sobre criaturas diabólicas que matavam e esquartejavam as pessoas, essa história ganhou um grande peso sobre os moradores daquela região. Com isso os problemas com furtos acabaram.[/su_note]

A residência de verão Concha y Toro

O que Don Melchor queria na verdade, era espantar os próprios trabalhadores de sua propriedade. Uma fazendo gigantesca em Maipo, com uma das casas de campo mais bonitas que nossa equipe já viu. Hoje ela é fechada e os turistas podem apenas passar a frente.

Segundo a  vinícola, a casa era residência de verão dos Concha y Toro, que vinham de Santiago para passar o verão na fazenda. A casa só é aberta para eventos especiais da mesa da diretoria da vinícola, por conter muitos móveis e objetos de valores históricos inestimáveis.

O que o criador dessa historia não sabia era que ele seria responsável por dar vida a uma das maiores lendas da indústria mundial, a famosa lenda do Casillero del Diablo. A lenda responsável pela criação da marca de vinhos Casillero del Diablo

Casillero del Diablo: os vinhos da Concha y Toro

Na época em que surgiu a lenda de que o diabo habitava na adega particular da vinícola Concha y Toro.

Os rumores se espalharam  rapidamente, espalhando medo entre os moradores da região.

Foi isso  o que deu força para que fosse criada a marca de vinhos Casillero del Diablo, que mais tarde se tornou uma das maiores do mundo.

Atualmente a marca de vinhos Casillero del diablo é formada por três grandes linhas, são elas a linha Reserva, Reserva privada e Casillero del Diablo Brut Reserva

A Vinícola Concha y Toro e a marca de Vinhos Casillero del diablo

Sem dúvida alguma a vinícola Concha y Toro é a maior do Chile. Ela corresponde a 31,4% das exportações chilenas de vinho. Das suas vendas, 70%  são para exportação. Essa empresa possui vinhedos nos principais vales produtores chilenos, além da Argentina, é claro.

Sua ocupação possui uma extensão de cerca de 10.750 hectares, o que a torna  a maior área plantada do mundo e o segundo maior grupo com vinhedos próprios do mundo.

Ao contrário do que muita gente acredita, a Vinícola Concha y Toro é responsável pela criação da marca Casillero del Diablo muitas vezes confundida com uma vinícola.

Essa é realmente uma marca muito conhecida e uma das principais marcas do grupo Concha y Toro. Ela está presente em aproximadamente 135 países ao redor do mundo. Portanto não se trata de uma empresa independente.

Casillero del Diablo e suas premiações

Por se tratar de uma marca tão famosa, assim com muito comentada,  não seria nenhuma novidade se soubéssemos que os vinhos Casillero del Diablo tivessem conquistado prêmios ao redor do mundo, não é mesmo? Contudo trazemos algumas das principais premiações que essa marca alcançou.

O Casillero del Diablo possui muitos outros prêmios conquistados desde que suas linhas foram lançadas. Essa marca tem se destacado em várias partes do mundo, não apenas por sua história, mas também pela qualidade com que consegue produzir. E em relação a quantidade com que consegue produzir vinhos – essa é a parte que os investidores da vinícola mais gostam.

Respostas de 2

    1. Oi Alfredo! Não havia percebido também as crases! Nós migramos de servidor recentemente e alguns caracteres encontraram problemas, porque a configuração do servidor estava para inglês (sem acentos). Pode ter sido algo nesse sentido. Mas agradeço pelo aviso! <3 🙂

      Marcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *