Aprenda Mais Rápido!
Receba Nossa Ficha de Avaliação
E comece agora mesmo a avaliar seus vinhos
com os amigos de forma profissional!
Baste deixar o seu e-mail abaixo e você terá
acesso instantâneo a ficha de avaliação!
Quero receber a fiicha de avaliação grátis!
Não, obrigado.

Seja por vontade ou por motivações profissionais, você decidiu tornar-se um sommelier. Ou quer saber melhor o que ele faz. Como virar um sommelier? Qual sua importância desse profissional no mundo do vinho? Quais os passos para tornar-se um sommelier profissional? Vamos tirar todas as dúvidas agora.

O que é Sommelier?

O dicionário Michaelis define – “Indivíduo especializado em bebidas alcoólicas, principalmente vinhos, e que, num restaurante, além de cuidar da compra, do armazenamento e da elaboração da carta de vinhos, é o responsável por indicar a bebida que melhor harmoniza com o prato escolhido pelo cliente.”

Parece simples, correto?

Na prática não é tão simples assim. Sommelier é uma profissão e não uma certificação ou qualificação. Contudo, o Sommelier deve obter um alto nível de conhecimento para que possa desempenhar suas funções.

O Sommelier é praticamente uma enciclopédia de bebidas alcoólicas, principalmente vinhos, e as vezes também de charutos e até mesmo chá e café.

Muitas pessoas fazem as seguintes perguntas:

  • Você tem que estudar?
  • Você tem que ir para faculdade?
  • Você tem que viajar?
  • Você tem que beber muito vinho?
  • Você tem que trabalhar na indústria?

A resposta é sim, mas também é não

Tudo depende do seu esforço e dedicação, e para quais fins você deseja adquirir o conhecimento necessário para se tornar um Sommelier. Novamente, Sommelier é uma profissão e não uma qualificação.

Há quem diga que Sommelier é somente a pessoa que trabalha em restaurante, e a partir do momento que você não trabalha em restaurantes, você não é um Sommelier. Você é apenas um especialista em vinhos. Essa afirmação comumente gera debates acalorados sobre o assunto.

Polêmicas a parte, a verdade é uma só – não é fácil tornar-se um Sommelier ou um especialista em vinho.

Você não adquire o conhecimento e experiência necessária da noite para o dia. Grandes nomes da indústria passam anos estudando e se atualizando, devido a constante mudança na indústria. Um livro publicado hoje, pode estar desatualizado amanhã – como qualquer profissão na era da comunicação digital.

Mas vamos lá, você decidiu que quer tornar-se um Sommelier, e agora?

Como tornar-se um Sommelier?

Existem vários caminhos que uma pessoa pode seguir para se tornar um SommelierObter uma certificação é normalmente o mais buscado por profissionais da indústria.

Mas a primeira questão que você deve responder é se você realmente necessita de uma certificação. E isso depende muito de você e quais são as suas necessidades.

Se você trabalha na indústria ou não. Por exemplo: distribuidor de vinhos, loja de vinhos, hotéis, restaurantes, etc.

Caso a resposta for afirmativa, é provável que a sua empresa exija uma certificação, comprovando que você obteve o conhecimento e experiência necessária para fazer o seu trabalho, assim como em qualquer outra profissão.

Mas caso você não trabalhe na indústria e seja um apaixonado por vinhos, obter uma certificação talvez não seja o caminho mais correto.

No mundo do vinho existem pessoas com um conhecimento extraordinário sobre a bebida, que são talentosos degustadores, mas que não possuem certificação alguma. E nem por isso deixam de ser bons profissionais.

Em outros casos, muitas pessoas que são apaixonadas por vinhos, buscam uma certificação por razões pessoais.

As vezes a falta de conhecimento pode lhe impedir de experimentar coisas novas, assim, a pessoa vê a possibilidade de adquirir o conhecimento teórico como forma de abrir a mente para novos caminhos – o que pode ser muito legal!

Qual certificação eu devo obter?

Caso você decida obter uma certificação, a pergunta é, qual certificação eu devo obter? Os caminhos são vários.

O que todas organizações e institutos têm em comum, é o nível de conhecimento teórico que cada uma oferece. Algumas também oferecem conhecimento em degustação, e como analisar vinhos de forma técnica e profissional.

E é isso que diferencia uma certificação da outra, a abordagem para degustação que cada certificação oferece.

Algumas certificações também oferecem conhecimento e exposição ao serviço de vinhos. Com esse conhecimento, você irá aprender como servir vinhos profissionalmente, além de aprender a dar sugestões ao cliente, baseado nos dados que ele lhe fornece sobre suas preferências.

E algumas certificações, você irá aprender como gerenciar uma carta de vinhos de um restaurante. E isso também diferencia uma certificação da outra, pois umas são mais focadas no serviço do que outras.

Então para tentar responder à pergunta de qual certificação você deve obter, você precisa voltar a pergunta de qual a necessidade da sua certificação. Você trabalha na indústria? Você é apaixonado por vinho e quer adquirir conhecimento teórico e de como degustar? Você é jornalista e quer escrever sobre vinhos?

A resposta para essa pergunta é fundamental para definir qual o tipo de certificação você deve buscar. Nós iremos ajudar você analisando algumas delas abaixo.

Certificações populares em vinhos

Hoje em dia existem varias organizações renomadas que oferecem diferentes níveis de certificações. Vamos ver as principais.

  • ABS (Associação Brasileira de Sommelies)

    Organização Brasileira, filiada a ASI (Association de la Sommellerie Internationale) a ABS oferece diferentes cursos e exames para formação de Sommeliers em vinhos, cervejas, saquês e cursos de bartender. Rio de Janeiro – abs-rio.com.br  – São Paulo – abs-sp.com.br

  • WSET (Wine & Spirit Education Trust)

    Organização Britânica que oferece cursos e exames sobre vinhos, bebidas destiladas e saquês em diferentes níveis. Com parcerias e escolas especializadas no mundo inteiro, é possível adquirir certificação do WSET em português. No Brasil, a The Wine School Brasil – thewineschool.com.br e a Enocultura – www.enocultura.com.br oferecem diferentes níveis do WSET.

  • WSG (Wine Scholar Guild – anteriormente French Wine Society)

    Os programas de estudo e certificação oferecem aos alunos especialidades nas regiões e vinícolas de um país específico. Atualmente focando somente na França, Itália e Espanha. Eles oferecem cursos online e em sala de aula, os cursos online são somente em inglês. Atualmente no Brasil somente a The Wine School Brasil oferece o programa em português com foco na França.  http://thewineschool.com.br/categoria-produto/outros-cursos

  • ISG (International Sommelier Guild)

    Organização Americana que oferece diferentes níveis de certificação em vinhos, cervejas e bebidas destiladas. Oferecendo cursos online e em sala de aula. Atualmente no Brasil somente a Somm School possui licença em todo o país para ministrar cursos da ISG, oferecidos em níveis intermediário e avançado. https://www.sommelierschool.com.br

  • SWE (Society of Wine Educators)

    Organização Americana que oferece diferentes níveis de certificação em vinhos e bebidas destiladas. A SWE não oferece um curso específico. Quando você se inscreve para fazer o exame de certificação, eles oferecem um guia de estudo de onde o exame é baseado. Os candidatos têm um ano da data de inscrição para fazer o exame. No Brasil o exame pode ser feito em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Infelizmente o guia e exame não são oferecidos em português. Você encontra os locais de exame no seguinte link – https://wsr.pearsonvue.com/testtaker/registration/SelectTestCenterProximity/SOCIETYOFWINEED/6313623
    Mais sobre o programa e exame: http://www.societyofwineeducators.org/index.php/certified-specialist-of-wine.

  • CMS (Court of Master Sommeliers)

    Organização fundada no Reino Unido, hoje com diferentes sedes na Europa e Américas. Oferecendo exames de certificação para Sommeliers em diferentes níveis, a CMS não oferece cursos específicos em preparação para os exames. Composto por quatro níveis, Introdutório, Certificado, Certificado Avançado e Master Sommelier. Os candidatos se preparam por anos antes de fazer o exame final para Master Sommelier. Eles oferecem um guia e programa de estudos, com dicas de livros, revistas e websites, mas é responsabilidade do candidato de estudar e se preparar para o exame. Atualmente existem apenas 229 Master Sommeliers no mundo inteiro. No ano passado eles ofereceram o exame introdutório e certificado no Brasil. Infelizmente não é oferecido em português. Dica: Caso você queira saber mais sobre esse exame, assista o documentário Somm, disponível na Netflix.

  • MW (Master of Wine)

    Organização Britânica que oferece qualificação e certificação para Sommeliers. Considerado o titulo mais prestigiado na indústria. O Instituto oferece um programa de estudo de auto-aprendizado, que visa auxiliar na preparação para o exame MW. O candidato terá muitas oportunidades para conhecer seus colegas em seminários residenciais e dias do curso, bem como Masters of Wine e líderes da indústria. O Instituto incentiva ativamente a formação de grupos de estudo entre estudantes, a fim de que eles possam apoiar e aprender uns com os outros. O candidato também será atribuído um MW como seu mentor pessoal para ajudá-lo ao longo do caminho.

Diferença entre MS (Court of Master Sommelier) e MW (Master of Wine)

O programa do Master of Wine é projetado para medir o conhecimento em uma forma mais acadêmica do que o Court of Master Sommelier. O programa Master of Wine é popular entre negociantes, escritores, vinicultores e outros membros do comércio.

Não está focado no gerenciamento e no serviço do departamento de bebidas, nem o currículo inclui bebidas destiladas ou cerveja da mesma forma que o CMS. A abordagem do CMS é mais prática, enquanto o programa Master of Wine é mais teórica.

Caso você decida que adquirir uma certificação definitivamente não é para você, pois você só quer degustar essa maravilhosa bebida, a Internet é uma coisa maravilhosa. Ela nos proporciona conhecimento em varias áreas, e funciona da mesma maneira com o aprendizado de vinhos.

O truque é selecionar uma fonte confiável, que informe de maneira didática e responsável. Aqui no Vem da Uva, você pode conferir dicas e aprender diariamente com nossos colaboradores.

Independente da maneira que você decida aprender sobre vinhos, lembrem-se, beba com responsabilidade, e aproveitem essa jornada fantástica que é desbravar o mundo dos vinhos.

Para aqueles que gostam de livros, veja a lista dos 9 livros sobre Vinho que nós indicamos.