Download: Ficha de Avaliação de Vinhos

Matéria por:

Você sabe como os grandes sommeliers e avaliadores de vinho do mundo fazem? Eles usam de uma ferramenta básica para poder avaliar um vinho. E ela pode ter vários formatos e padrões. Você conhece alguma ficha de avaliação de vinhos? Vai conhecer agora.

Cada avaliador tem seu sistema de notas, mas as mais comuns são de 0 a 20 ou de 50 a 100. No Brasil, temos grandes nomes como Manoel Beato, nomeado um dos melhores do mundo, Chef Sommelier do badalado restaurante do Hotel Fasano. Beato avalia uma média de 20 mil rótulos por ano. Ele usa sua própria escala de avaliação, que vai de 0 a 20M. Sim, o M é de Manoel. Você pode conferir várias avaliações dele no Guia de Vinhos que ele tem publicado pela Larousse.

A Revista Adega, uma das mais populares no segmento, usa uma escala de 50 a 100 pontos. Não sabemos qual é a ficha utilizada pelos sommeliers liderados por Marcelo Copello e Luiz Gastão Bolonhez, mas acreditamos ser a oficial da OIV, essa que você vai ter acesso aqui.

No mundo, temos Robert Parker, famoso sommelier americano que pontua de 50 a 100 pontos também seus vinhos. E a Wine Spectator.

A gente, aqui no Vem da Uva, utiliza a ficha oficial de degustação da OIV – Organização Mundial da Vinha e do Vinho. Em uma pesquisa feita pela One Poll, do Reino Unido, concluiu que mais da metade dos entrevistados não compreendem o conteúdo das notas de degustação dos vinhos. No total, 55% manifestaram que as descrições não ajudam a entender as características do vinho, por isso a pontuação torna-se tão importante.

Por que usar uma Ficha de Avaliação de Vinhos?

  1. Comparação: quando você pontua algo, é fácil comparar com outros produtos da mesma linha.
  2. Economia: Torna-se mais fácil comprar o vinho certo pelo preço certo. Você pode escolher dois vinhos de mesmo preço pela pontuação mais alta.
  3. Qualidade: Fica mais fácil identificar vinhos de qualidade, e não apenas os corretos. Isto faz com que os produtores busquem qualidade em seus vinhos.
  4. Análise/discussão: Fica mais fácil estimular a discussão entre um grupos de amigos se você agrupar características e avaliar elas de forma individual, assim você compara e pode ver onde a sua opinião se diferenciou dos outros.

Faça download da Ficha de Avaliação de Vinhos que a gente usa

ficha de avaliação de vinhos

[cp_modal display=”inline” id=”cp_id_d4262″][/cp_modal]

Quer aprender a avaliar um vinho passo a passo?

  1. Aprenda a Fazer a Análisa Visual do Vinho
  2. Aprenda a Fazer a Análise Olfativa do Vinho
  3. Aprenda a Fazer a Análise Gustativa do Vinho

Gostou da postagem? Já usa alguma Ficha de Avaliação? Quer tirar alguma dúvida ou fazer algum comentário? Críticas, elogios? Solta o verbo no campo de comments abaixo! 🙂

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

NO MESMO ASSUNTO
Aprenda Como Degustar Vinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Talvez Você Também Goste

Menu