Cabernet Franc: quais suas características principais?

0

Quando falamos de Cabernet Franc, automaticamente ligamos a uva à França. E se eu disser pra você que ela é espanhola? Essa e mais dezenas de curiosidades nessa postagem especial pra você aprender tudo de Cabernet Franc. Vamos?

A origem da Cabernet Franc

A uva é originária dos Pyrénées espanhóis (cordilheira entre a França e a Espanha, no sudoeste da Europa).

A uva chegou na França graças a peregrinos que voltavam de Santiago de Compostella. Foi aqui que ela tornou-se muito importante na viticultura da região de Bordeaux. Por isso fazemos a ligação com este país.

Essa uva que é parente da Cabernet Sauvignon, é uma das mais antigas cepas utilizadas em Bordeaux. Ela é uma das seis uvas que são permitidas nos blends bordaleses. As outras são Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Malbec e raramente a Carménère.

PARA LEMBRAR
Blends podem ser chamados também de assemblages ou “cortes”. É a mistura de vinhos de diferentes variedades de uva, na composição de um vinho só. A técnica é utilizada para que características dos dois ou mais vinhos completem o vinho final, tudo em perfeita harmonia.

Países de destaque da Cabernet Franc

A Cabernet Franc atualmente é plantada em regiões como o Valle do Loire, também na França, mas alcançou vários outros terroirs. Canadá, Chile e Argentina estando entre os mais importantes.

Você quer saber se existe Cabernet Franc no Brasil? Olha essa curiosidade:

VOCÊ SABIA?
Nos anos 70, a Cabernet Franc foi a tinta mais plantada no Brasil. Com o tempo, perdeu espaço para a Cabernet Sauvignon e Merlot, mas atualmente vem mostrando ótimos vinhos em nossos terroirs.

Como fruta, a coloração de sua casca e película é tinta, e possui a característica de sabor herbáceo. Apresenta cachos pequenos  e geralmente seus bagos também são pequenos, redondos e delicados.

É mais elegante e fina em aromas que sua “irmã” Cabernet Sauvignon, pois trata-se de uma uva que floresce a amadurece mais cedo, com vegetativo mais curto.

No Brasil, boa parte dos vinhos de Cabernet Franc, quando varietal, será de médio envelhecimento, ou para ser consumido jovem.

Vamos falar um pouco mais sobre Cabernet Franc nacional logo abaixo.

Aromas da Cabernet Franc

Groselha, aroma presente no vinho Cabernet Franc.

O aroma é pronunciado com frutas vermelhas e negras, como framboesas e groselha, com toques de pimentão e vegetais. Especiaras como pimenta também podem ser percebidas.

Se bem feitos, vinhos com passagem em barrica podem refletir as frutas sentidas anteriormente com toques de compota.

Como se você estivesse sentindo cheiro de geleias de frutas escuras como a framboesa e groselha que apareciam em vinhos mais jovens.

Cores da Cabernet Franc

Seu tom de cor puxa para o vermelho ou rubi. Pode ser um pouco translúcido se não tiver passagem por barrica e intenção de envelhecimento.

Abaixo você confere um legítimo Cabernet Franc. Perceba na facilidade com que você vê através do líquido.

Essa uva quando vinificada em estilo varietal, será um vinho que não possui cor profunda, sendo de corpo leve ou médio, bom frescor e textura macia, a principal marca da Cabernet Franc.

Por vezes, a sedosidade trazida pela Cabernet Franc é desejada nos vinhos. Ela traz equilíbrio e uma sensação delicada ao vinho. Podemos comparar seu efeito com a maciez da Merlot em cortes com Cabernet Sauvignon. O Cabernet Franc tem a sensação tátil particular como sua principal assinatura.

Essa variedade apresenta um vinho menos tânico que o Cabernet Sauvignon, mais macio. Mas quando a uva é colhida em bom ponto de maturação, é um vinho que dá a sensação de boca cheia, untuoso, encorpado.

Regiões com boa produção de Cabernet Franc

Ela vem de uma região de clima temperado. Prefere temperaturas amenas, lugares mais frescos, por assim dizer. Como é no Vale de la Loire, onde também é uma cepa muito importante.

Em relação ao verão, época de sua maturação, necessita de calor por um bom tempo, preferindo verões longos e mais quentes e sem muita restrição de água – daí o motivo de vermos pouco Cabernet Franc chilenos.

Mas resumindo, essa variedade apresenta-se das seguintes formas:

  • Bordeaux (França)
    Se apresenta em corte, com destaque para os vinhos da margem direita (Pomerol e St. Emilion);
  • Loire (França)
    Se apresenta varietal, com vinhos mais redondos, harmoniosos e deliciosamente aromáticos. As melhores sub-regiões são: Chinon e Bourgueil;
  • Norte da Itália
    Vinhos secos elegantes e delicados. Região do Friuli;
  • Canadá
    Predominantemente em Ontário, faz vinhos tranquilos regulares e também os famosos ice wines.
  • Chile
    Com parcela de produção pequena, produz vinhos simples e para serem consumidos ainda jovens;
  • Brasil
    Atualmente temos poucos rótulos de Cabernet Franc. Porém, os que existem, são de qualidade superior. Tanto no Vale dos Vinhedos quanto na Campanha Gaúcha. Flores da Cunha e, principalmente, em Pinto Bandeira.

Vinhos Cabernet Franc que indicamos

Experimentamos alguns Cabernet Franc nacionais em 2017 e 2018. Podemos indicar os seguintes como certos:

  • Aurora Pequenas Partilhas
    Tenho a lembrança do bom 2009, provamos recente as safras 2014, que já mostravam um ótimo vinho e excelente custo/benefício;
  • Valmarino Cabernet Franc
    Um prestigiado Cabernet Franc nacional, a safra 2015, ano XX, foi degustada na vinícola e trouxemos um exemplar para casa. Algo para se lembrar;
  • Don Giovanni Cabernet Franc
    Um dos destaques em nossas degustações, o Cabernet Franc da Don Giovanni vem provar que Pinto Bandeira pode trazer vinhos excelentes dessa uva. Além disso, mostra que a vinícola não veio apenas para fazer excelentes espumantes.

Se você tem mais dúvidas sobre essa variedade, deixe sua pergunta nos comentários! E se conhece bons vinhos, nos indique! Até a próxima!

GOSTOU DA NOSSA POSTAGEM? CONTA PRA MIM AQUI EMBAIXO:

Sobre o Autor

Já quis ser advogado, juiz e economista. Tenho 23 anos. Técnico em Vitivinicultura. Estudante de Engenharia Química, sendo que no decorrer do caminho descobri que serei vitivinicultor.

Envie uma resposta

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
close-link
Assine o Blog!
ASSINAR
close-link

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This