Visita a Vinícola Don Laurindo – Especial Serra Gaúcha

0

A Vinícola Don Laurindo foi a primeira vinícola a que chegamos, realmente localizada no Vale dos Vinhedos. A primeira, a  Vinícola Cainelli, fica fora da rota do Vale dos Vinhedos.

Estacionamos o carro em frente a vinícola no início da manhã, em meio a vinhedos de um verde extremamente vivo, em um dia ensolarado de Carnaval. Foi ali que fizemos algumas das fotos mais lindas da viagem.

Vinícola Don Laurindo

Olhamos para cima e vimos o Sr. Ademir Brandelli, em passos calmos, descendo o morro em meio aos vinhedos. Aquele seria o clima da visita a que fomos guiados durante quase toda a manhã. Paciência de quem vem há décadas acompanhando as uvas em ciclos de 12 meses – sem pressa alguma.

Durante a viagem toda, fomos descobrindo mais detalhes sobre o seu Ademir. Inclusive, que uma das forças iniciais a favor da criação de um roteiro enoturístico no Vale dos Vinhedos, veio dele, depois de uma viagem à região de Napa Valley, nos EUA.

Além de pioneiro enoturístico, seu Ademir é o enólogo responsável pelos vinhos da Vinícola Don Laurindo desde 1991, quando os vinhos começaram a ser produzidos comercialmente.

Sobre a Vinícola

Como grande parte dos produtores de uvas na região de Bento Gonçalves, a família Brandelli chegou em 1887 a cidade. Embora já produzissem vinhos anteriormente, é em 1991 que seu Laurindo, pai de Ademir, oficializa o negócio. Chamando-se então, vinícola Don Laurindo.

Na propriedade da vinícola, vimos Malvasia de Cândia, Chardonnay e Riesling Itálico, das brancas. E das tintas, Ancellotta, Malbec, Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat.

Vinhedo Vinhos Don Laurindo

Todas essas uvas serão colhidas sãs, maduras e fermentadas em tanques de aço inox com temperatura controlada. Após as fermentações do vinho concluídas, os vinhos serão conduzidos para as barricas de carvalho, onde serão amadurecidos.

Vinícola Don Laurindo

Explorei cada canto da vinícola, ao menos tudo o que eu podia. O parque de diversão estava aberto!

Vinícola Don Laurindo

O processo de elaboração continua, sendo que após engarrafado, o vinho é levado para as caves, onde em ambiente escuro e sem grandes variações de temperatura continuará evoluindo. É este ambiente bonito das fotos acima.

Os vinhos da Don Laurindo

A linha de vinhos produzidos pela Don Laurindo é bastante diversa e chama atenção. Para conhecer todos os vinhos, você pode visitar o site da vinícola. Nós focaremos nos destaques, logo abaixo.

Vinícola Don Laurindo Ademir Brandelli

Este aí é o seu Ademir. Ele monta pra gente o display com todos os vinhos degustados no dia, em meio a muita conversa sobre o panorama da viticultura nacional, o mercado e a influência de seu pai na produção do vinho. E ele deixa claro – pode beber o que quiser, sem ordem específica.

Aqui, seu Ademir mostra o nada modesto portfólio de produtos da Vinhos Don Laurindo. Há vinhos para todos os gostos.

Mais tarde, turistas começaram a chegar na vinícola, e a ordem continuou a mesma. “Eles estão por ordem de robustez, mas pode começar por onde quiser”, explica seu Ademir, encorajando os turistas a provarem os vinhos a disposição.

O ambiente é aconchegante, feito de pedra e lembra castelos antigos. Tudo construído com muito bom gosto e cuidado.

Vinícola Don Laurindo

Nas laterais dos corredores, aparecem vinhos que são verdadeiros tesouros atrás de grades. Ali, estão safras guardadas somente para a família, de vinhos históricos. Uma verdadeira adega de família.

Trancados a sete chaves, os vinhos ficam ali, maturando com o tempo. Vimos rótulos importantíssimos para vinícola que datam do início dos anos 90. Seu Ademir mostra orgulho da coleção. E quem não teria, não é?

Raridades que só serão degustadas pela própria família, em eventos especiais. Essas garrafas valem pequenas fortunas no mercado do vinho, atualmente.

Vinhos que chamaram atenção da nossa equipe

Vinho Tinto Don Laurindo Reserva Ancellotta 2014

Destaca-se pela complexidade aromática e elegância em boca. Parece ter muito ainda para mostrar e vai se beneficiar com o tempo. É uma das variedades que mais chamam atenção no terroir da Don Laurindo. Trouxemos um pra casa para experimentar daqui alguns anos.  

Don Laurindo Assemblage Reserva Estilo 2013

Merece destaque pelo bom corpo e potencial de guarda. É um daqueles vinhos que enchem a boca. Corpulento. Também trouxemos um para casa.  

Don Laurindo Reserva Cabernet Sauvignon 2013

Também mostra-se um vinho aromático e bastante redondo. Ainda que de 2013, já estava pronto para beber. Mas pode aguentar muito mais tempo ainda. Mostra todas as características do Cabernet Sauvignon da Serra Gaúcha.  

Reserva Don Laurindo Assemblage 2011

Das variedades Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon. Também chamavam atenção pela complexidade aromática, taninos elegantes, um vinho bastante redondo e bastante vivo, para a safra 2011.

O vinho se faz no vinhedo

Durante a conversa com o Sr. Ademir, ele sempre frisava que o vinho é feito no vinhedo. Frisava a qualidade de suas uvas, logo eu descobri para onde seu Ademir queria nos guiar.

Ao final da conversa, ele pediu para que seguíssemos por uma estrada por dentro da propriedade – com acesso restrito à funcionários – para que fôssemos analisar os vinhedos de Merlot e Ancellotta, que ainda não haviam sido colhidos à data.

Ao vinhedo fomos

A paisagem de tirar o fôlego, vinhedos de linhas curvadas que acompanham os montes do vale. Algo para se guardar na memória e em fotos.

Vinícola Don Laurindo Vinhedo

Vinícola Don Laurindo Vinhedo

A qualidade das uvas realmente chamava atenção, e a única coisa que me tirava o foco era pensar nesses vinhos daqui uns 3 anos, quando os primeiros vinhos da safra 2017 chegarem ao mercado.

Degustação à vontade

Sobre o consumo do vinho brasileiro, o Sr. Ademir nos disse que tem melhorado, principalmente com o consumo do espumante nacional.

Ele acredita que a bebida abriu a oportunidade para outros vinhos. Além disso, acredita fielmente que o enoturismo tem sido um aliado.

Concorda que há muitos mitos em torno da bebida que devem ser derrubados, para que mais consumidores se sintam a vontade com o consumo do vinho.

Vinícola Don Laurindo Degustacao e Visita

Nós percebemos em seu Ademir, durante a degustação, sua naturalidade ao trabalhar com o serviço do vinho. Aqui na Vinhos Don Laurindo, o visitante pode degustar à vontade, o vinho que quiser. Sem sequência definida. O vinho está à disposição!

Um agrado aos visitantes

Este virou um tesourinho que nós trouxemos dos lados de cima da Serra Gaúcha. Um Don Laurindo Gran Reserva 2012, 80% de Tannat e 20% de Ancellotta.

O vinho foi recém lançado na vinícola, e acabamos ganhando uma garrafa para futura avaliação. Este não estava disponível para a degustação na vinícola. Um experimento do seu Ademir que promete muito.

Vinícola Don Laurindo Autografado

Este vinho só é elaborado em safras excepcionais. Conhecemos as safras 2002 e 2005. E agora a 2012 entra pra lista. A garrafa está guardada com bastante carinho em nossa adega, esperando uma ocasião muito, mas muito especial.

E o seu Ademir é dos meus, fez questão de deixar a sua marca na nossa garrafa, tornando-a ainda mais especial. O presente veio autografado!

Essa visita tem um outro personagem oculto que preciso agradecer. O Moisés Brandelli, que foi quem nos colocou em contato e abriu a oportunidade da visita com o seu Ademir em pleno Carnaval e colheita de uvas na Serra Gaúcha.

Agradecemos o esforço e a possibilidade de conhecermos um pouquinho mais dessa família e de seus vinhos incríveis. No inverno nos veremos de novo.

O Vem da Uva sobe a Serra novamente para fazer a experiência com frio adicionado ao roteiro. Uhul! E você, conhece os vinhos da Don Laurindo? Diga o que você achou nos comentários. Está planejando uma visita a Serra Gaúcha? Quer dicas? Comente ou escreva direto pra mim: marcos@www.vemdauva.com.br.

Entre em contato com a Don Laurindo

Endereço: Estrada do Vinho, 8 da Graciema – Vale dos Vinhedos, Garibaldi – RS, 95720-000. Telefone: (54) 3459-1600 E-mail: laurindo@donlaurindo.com.br

Sobre a visitação

  • Explicação do processo de elaboração dos vinhos e visita às instalações;
  • Degustação da linha Reserva.

Obs.: Visitação e degustação: R$ 30,00 por pessoa, com compras o valor não será cobrado.

Horários

  • De segunda-feira a sexta-feira: 8:00h as 11:45h e das 13:30h as 17:30h;
  • Sábados e Feriados: 10:00 as 16:00 sem fechar ao meio-dia;
  • Domingos: 10:00 as 15:00 sem fechar ao meio-dia.

Obs.: É necessário agendamento para grupos superiores a 10 pessoas.

Sobre o Autor

Finalista da copa Vinhos do Brasil 2014 realizada pelo IBRAVIN. Colaborador da revista Clube do Champagne. Wine-junkie certificado. Passo meus dias entre vinhedos, escritórios e mesas de bar. Tin-tin!

Comentários fechados.

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This