6 erros que você comete ao comprar um vinho

0

Na hora de comprar um vinho, seja para um jantar com os amigos, uma inesquecível noite romântica ou até mesmo o simples prazer de desfrutar a bebida na companhia de um livro interessante, uma boa escolha é fundamental.

Entretanto, é preciso alertar quanto aos erros que você comete ao comprar um vinho, evitando possíveis frustrações e é claro, prejuízos. Confira!

1. Não pesquisar sobre o assunto antes de comprar vinho

Pesquisar sobre o assunto é fundamental para quem deseja comprar um bom vinho e adquirir cada vez mais conhecimento sobre o assunto.

Por isso, antes de ir ao mercado ou em lojas especializadas, é indispensável pesquisar quais são os melhores e seus respectivos preços.

Também é interessante saber com quais pratos cada vinho melhor harmoniza. Por exemplo, ao organizar um jantar para os amigos onde o prato principal será peixe, é imprescindível fazer uma pesquisa prévia sobre os vinhos que melhor combinam.

2. Escolher pelo rótulo ou formato da garrafa

Este que está entre os erros que você comete ao comprar um vinho é apenas consequência do anterior. Por não fazer uma pesquisa prévia, muitas pessoas acabam comprando a bebida apenas pelo rótulo ou formato da garrafa e neste momento poderão cair em grandes ciladas.

É importantíssimo ler com calma os rótulos onde estão detalhadas todas as informações sobre o vinho. Uma dica importante, oferecida inclusive por especialistas, é nunca escolher um vinho diferente do habitual quando você estiver com pressa. Na correria, muitas pessoas acabam não dando atenção ao conteúdo do rótulo.

3. Ignorar os vinhos nacionais ao comprar vinho

Outra característica um tanto comum ao comprar vinhos é desconhecer a qualidade cada vez mais presente nos vinhos nacionais.

Muitos ignoram que várias marcas de vinho brasileiras já receberam importantes prêmios no exterior e se destacam pela excelente composição, harmonização e preço acessível.

Os vinhos produzidos na Serra Gaúcha merecem um destaque especial, já que estão entre os melhores do mundo.

4. Nunca experimentar outra marca

Ser demasiadamente fiel à marca não combina com um expert em vinhos. Para conhecer e opinar é preciso experimentar.

Por esta razão, outro dos erros que você comete ao comprar um vinho consiste em não se permitir degustar outras marcas, sejam elas nacionais ou internacionais.

5. Supervalorizar vinhos caros

Nem sempre os vinhos mais caros são os melhores. Equivocadamente, ao comprar um vinho, muitos pensam que o preço determinará a qualidade do produto e não é bem assim.

É indispensável avaliar as demais características da bebida, tais como açucares, acidez, álcool, corpo e tanicidade.

6. Escolher um só tipo de vinho

Entre os erros que você comete ao comprar um vinho está também o fato de degustar apenas um tipo de bebida.

Um bom conhecedor de vinhos obrigatoriamente experimenta todos os tipos, desde tinto, rosé, branco, espumantes, vinhos de sobremesa etc.

E então, preparado para a escolha da sua próxima garrafa de vinho? Capriche e viva deliciosos momentos na companhia da bebida mais apreciada no mundo todo. Não esqueça de compartilhar comigo sua opinião ou sugerir novos temas.



GOSTOU DA NOSSA POSTAGEM? CONTA PRA MIM AQUI EMBAIXO:

Sobre o Autor

Enófilo certificado com mais de 7 anos de litragem. Fã do vinho nacional e entusiasta da ideia de que beber vinho não precisa de taça de cristal. Redator Especialista para Enocultura e Gastronomia.

Envie uma resposta

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link
Assine o Blog!
ASSINAR
close-link

Curta o Vem da Uva no Facebook!

close-link

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares