Dicas

Vinho para o Verão: Quais os Tipos de Vinhos Indicados?

Dicas

As dicas que vou dar aqui devem ser levadas sem compromisso, com casualidade e sem seriedade, exatamente como você deve encarar o seu verão.

Aqui no Brasil, geralmente associamos o verão à cerveja e o vinho ao inverno, mas convenhamos: quem gosta de um bom vinho não vai largar ele ainda que esteja suportando um calor de 40 graus. E o verão chama bons vinhos brancos e espumantes.

Vinhos para o Verão

Dicas para beber vinho no verão

Vinhos de verão

Vinhos de verão devem ser frutados, refrescantes e informais, assim como boas bermudas e havaianas.

Quando você está relaxando, festando com os amigos, jogando conversa fora na beira da piscina ou pegando um sol em silêncio, você não quer refletir sobre a complexidade de um vinho ou sobre a profundidade dos seus aromas e suas cores.

Quando o sol está batendo e o fim do dia está chegando, você quer que o álcool seja brando para que você não sinta o seu efeito pesando, e assim, você vai curtir o dia por inteiro sem lesar em uma cama ou sofá.

Ninguém gosta de perder os preciosos minutos de sol de horário de verão, principalmente se estiver com os amigos por perto, não é mesmo?

Sobre os tintos encorpados

Os grandes tintos com toques de carvalho poderão ser guardados para serem apreciados no inverno ou em dias de temperaturas mais amenas, ao lado de uma boa lareira com companhias especiais e jantares bem elaborados.

vinho-encorpado

Você já percebeu como as comidas são sazonais? Com os vinhos, não é diferente! O foundue está para o inverno, assim como o camarão à milanesa está para o verão. A propósito, este fica muito melhor quando acompanhado de um bom espumante.

Como escolher um bom vinho branco para esta estação?

Dê preferências para vinhos descompromissados! Como regra geral, busque vinhos simples, leves, sem madeira, de preferência de safras jovens, 2014 ou 2015 (e daqui a pouco, 2016).

Você não vai precisar de um grande vinho amanteigado para relaxar sob o sol, isso você vai deixar para fazer harmonizações legais com os amigos no final de semana na casa de praia. Um bom Chardonnay com estrutura, com passagem por barrica e de safras de uns 3 ou 4 anos faz boa companhia para um salmão com alcaparras.

Espumantes

Na escolha de um espumante, prefira aos mais frescos. Para tomar com as amigos na beira da piscina opte por espumantes feitos 100% de Chardonnay, essa variedade confere características mais brasileiras ao espumante.

Costumo dizer que são espumantes feitos para o litoral. Os de Pinot Noir ou da mistura das duas uvas podem servir muito bem em noites quentes como aperitivos para jantares com as amigos.

DICA
Na champanheira ou balde de gelo, não esqueça de por água junto as pedras de gelo, isso vai fazer com que a garrafa do seu espumante esteja em contato com líquido gelado em toda a sua superfície, mantendo melhor a temperatura ideal da bebida, que deve estar entre 5 e 10 graus. Sem contar que, se você já tentou “encaixar” uma garrafa em um balde de gelo, sabe a dificuldade que é. Com água, além da vantagem de gelar mais rápido e por mais tempo, essa dificuldade não acontece!

Vinho Rosé para o Verão? Com certeza!

O vinho rosé é feito de uvas tintas e tem tons variados. Ao contrário do que muitos pensam, ele não vem da mistura de tinto com branco. Aliás, em algumas regiões viníferas e países isso é até proibido por lei! O vinho rosé é conhecido como um vinho sofisticado, de acidez pronunciada trazendo frescor, ou seja, é um vinho ideal para degustar no verão.

No Brasil, o mercado de vinho Rosé está em expansão, isso porque o número de apreciadores aumentou e muito com as boas ofertas nacionais. Isso se deve a um marketing poderoso para “elitizar” a bebida.

O rosé, nos EUA, é símbolo de status e bon vinvant, é um vinho que pode ser encontrado com facilidade na costa da Califórnia, bebido na beira da praia e que consegue agradar muito aos jovens da região.

Na culinária, os rosés merecem atenção também. Tem grande potencial de harmonização com pratos como salmão sem muito molho. Grelhados, por exemplo. Embora símbolo de status, o rosé é um vinho que pode ter preço agradável. Na França, é famoso pelos rosés de Provance, região original deste tipo de vinho.

É possível encontrar vinhos rosés nacionais na faixa de R$ 50,00 com excelente custo benefício. E de acordo com a uva do qual é proveniente ele mostrará tons de rosas passando por salmão e cor de casca de cebola. Essas últimas cores são bastante presentes quando a uva utilizada é a Cabernet Sauvignon.

Os rosés passam por um processo onde é excluída a casca durante a produção, o que lhe confere menos cor. O vinho rosé é, sem dúvidas, uma ótima pedida como vinho de verão.

E tintos, pode?

Tinto pode? Pode sim. No mundo do vinho, tudo pode se você souber alinhar os sabores e intensidades. Para os tintos no verão, dê preferência aos de pouco ou médio corpo.

Uma boa pedida são os Pinot Noir chilenos e alguns nacionais de características jovens, e porque não um Beaujolais Nouveau, um Gamay leve e fresco, ou Zinfandel da Califórnia.

Esses vinhos caem bem na beira da praia para dias de verão com temperaturas mais amenas, para depois que o sol se pôs, quando aquela brisa gostosa do mar está batendo na sacada do seu apartamento de praia e permite-se ser um pouco preguiçosa em uma rede ou cadeira confortável.

Evite os Pinot Noir da Borgonha, eles são encorpados e pedem harmonização, são vinhos complexos e extremamente gastronômicos, ou seja, apropriados para o consumo no inverno.

Percebeu como a combinação de vinho e verão funciona? Se ficou alguma dúvida você pode me contatar por e-mail.

Meu desejo é que você consiga curtir o seu verão com um bom vinho na mão e consiga criar aquela intimidade gostosa entre você e sua taça, porque convenhamos, não há nada melhor.

Para isso você precisa saber o que há por dentro dela. Fechamos, né? Um bom vinho pra você e tin-tin! Texto publicado anteriormente na revista Clube do Champagne e no Jornal Diário do Sul.

Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.