5 dicas práticas para harmonizar vinho branco

0

Enquanto nós nos afundamos de dicas, informações e “senso comum” na harmonização de vinhos tintos com pratos, quase ninguém está falando sobre a fácil harmonização dos vinhos brancos.

Sim, você não leu errado. Eu disse que harmonizar vinhos brancos é fácil. Claro, se comparado com a grande riqueza de variações da harmonização de vinhos tintos, harmonizar vinho branco fica fácil. Vai ficar mais ainda com essas 4 dicas que a gente separou pra você.

1. Chardonnay para peixes ricos em gorduras e com molhos marcantes

Brancos sedosos e amanteigados, como os Chardonnay com passagem por barrica e de boa estrutura, são deliciosos com peixes como salmão ou qualquer outro fruto do mar com molhos mais marcantes, como molho de peixe ou a base de manteiga (gorduras).

Mas lembre-se: o Chardonnay precisa ser bem estruturado para fazer essa harmonização, Chardonnay ligeiro (geralmente de menor preço e mais fresco, ácido), não irão fazer jus ao prato.

 

2. Sauvignon Blanc combina com pratos frescos e molhos “azedos”

Você pode optar por um sushi para os Sauvignon Blancs mais básicos e ligeiros, sem potencial de guarda. Para os mais ricos e encorpados, você pode optar por pratos a base de vegetais com cremes azedos, como iogurte natural.

Molhos para saladas, geralmente, trabalham bem como o Sauvignon Blanc. Escalopes de peixes e frutos do mar com acompanhamentos azedos também podem fazer sucesso. O Vinho Verde português pode fazer o mesmo papel.

3. Pinot Grigio para os pratos leves de peixe

Embora não sejam muito comuns no Brasil, o Pinot Grigio faz um vinho leve e descompromissado, perfeito para harmonizar com saladas e um prato muito popular entre os brasileiros – o sushi.

 

Embora não sejam muito comuns no Brasil,o Pinot Grigio faz um vinho leve e descompromissado, perfeito para harmonizar com saladas e um prato muito popular entre os brasileiros – o sushi. Pratos como esse parecem ganhar nova vida quando harmonizados com vinhos igualmente delicados, como o Pinot Grigio italiano.

 

Pratos como esse parecem ganhar nova vida quando harmonizados com vinhos igualmente delicados, como o Pinot Grigio italiano.

4. Sushi? Vinho branco simples e barato

Exato. Se você, como grande parcela dos brasileiros, é viciado no Sushi, essa acaba sendo uma notícia muito boa. Você pode harmonizar facilmente o Sushi com vinhos brancos simples. Chardonnay argentino, chileno, Sauvignon Blanc argentino ou chileno.

Os dois vinhos brancos que você encontra em qualquer supermercado vão atender bem ao requisito de harmonizar com Sushi. Obviamente o prato também pode ser harmonizado com ótimos vinhos, porém você vai se sair bem com vinhos brancos ligeiros – os mais baratos.

5. Eventos descompromissados pedem por vinhos descompromissados

Não tente harmonizar eventos mais casuais, como uma tarde na beira da piscina, com grandes vinhos brancos, encorpados e amanteigados. Esses momentos descontraídos pedem por vinhos mais simples, de maior acidez e frescor.

Quando o objetivo for jogar conversa fora entre os amigos, você pode optar por um vinho simples e menos complexo. Em eventos assim, os assuntos precisam variar, e se o vinho for bom, ele será o centro das atenções. Lembre-se que nem todos os seus amigos são amantes de vinho.

Trocar de assunto faz bem, afinal de contas, nem todo mundo tem somente enófilos na roda de amigos, certo? Conversar sobre a vida e os acontecimentos do dia a dia também fazem parte desse tipo de encontro.

Infográfico para ajudar você a harmonizar vinho com comida

Mas a gente não se contenta com pouco, né? Então eu acabei me empolgando e além das 16 regras para harmonizar vinho e comida, fizemos também este infográfico lindo pra você poder consultar quando quiser.

Guia de Harmonização

E então, conseguiu absorver algo sobre como funciona a harmonização de vinhos e comida? O assunto parece ser complexo, mas você vai começar a fazer as harmonizações automaticamente com o treino. A chave, aqui, é treinar. Tentar, errar, tentar de novo.

Me conte o que você achou das dicas nos comentários abaixo, vai! 🙂

Sobre o Autor

Finalista da copa Vinhos do Brasil 2014 realizada pelo IBRAVIN. Colaborador da revista Clube do Champagne. Wine-junkie certificado. Passo meus dias entre vinhedos, escritórios e mesas de bar. Tin-tin!

Envie uma resposta

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This