Vinho e Saúde
11 Comentários

Vinho engorda? Qual engorda mais, vinho ou cerveja?

O vinho é uma bebida milenar, excêntrica e saboreada por pessoas que buscam na bebida uma experiência única.

Mas claro que sempre há aquela preocupação básica. Quantas calorias tem uma taça de vinho? E o mais importante, será que vinho engorda? Vamos descobrir isso já.

svg+xml;base64,PHN2ZyB4bWxucz0iaHR0cDovL3d3dy53My5vcmcvMjAwMC9zdmciIHZpZXdCb3g9IjAgMCA3MDIgMzM2IiB3aWR0aD0iNzAyIiBoZWlnaHQ9IjMzNiIgZGF0YS11PSJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy52ZW1kYXV2YS5jb20uYnIlMkZ3cC1jb250ZW50JTJGdXBsb2FkcyUyRjIwMTUlMkYwNSUyRnZpbmhvLWVuZ29yZGExLnBuZyIgZGF0YS13PSI3MDIiIGRhdGEtaD0iMzM2IiBkYXRhLWJpcD0iIj48L3N2Zz4=

Assim como a cerveja, algumas dúvidas recorrentes são se o vinho realmente engorda.

Vamos trazer neste texto as explicações para você entender como a bebida atua no corpo e se engorda ou não.

Ainda assim é importante que você saiba que além de propensão a menor ganho de massa gorda, o vinho traz dezenas de vantagens para a saúde, combatendo doenças e prevenindo outras. Confira aqui em nossa matéria especial sobre o fato de que o vinho é bom para a saúde.

Antes de julgar se o vinho engorda, vale ressaltar que o consumo de vinho moderado trás inúmeros benefícios para o corpo.

Alguns deles muito importantes, como a diminuição de doenças cardíacas, diminuição de infartos, controle da pressão arterial e ainda um profundo relaxamento e sensação de bem estar. Além, claro, do prazer em degustar a bebida.

O vinho está presente na humanidade há muito tempo, além de ser um excelente afrodisíaco, está relacionado ao bem estar e também a longevidade. A bebida pode ser apreciada tanto para a degustação como também no preparo de alimentos.

Composição do vinho

Antes de entender se o vinho realmente engorda, vamos abordar alguns componentes da bebida. Seus componentes básicos são: água, álcool etílico, ácidos, taninos e substâncias aromáticas.

Estes costumam ser os componentes básicos. Há também outros como: açúcares residuais e glicerina, pigmentos, antocianas, leucoantocianas (responsáveis pela cor) e vitaminas.

Informações nutricionais do vinho

O vinho não possui um rótulo com as informações nutricionais presentes na bebida, isso porque ele não é considerado um alimento e sim uma bebida alcoólica.

É claro que a bebida possui calorias e pode variar de acordo com o tipo, sendo considerado um organismo quase vivo, por ser de fermentação natural da uva.

Quantas calorias tem uma taça de vinho?

De acordo com informações de especialistas, as calorias podem variar de 110 a 330 em uma taça de 170 ml.

Para encontrar menos calorias é indicado tomar os vinhos brancos como Pinot Grigios.

Os vinhos tintos têm cerca de 150 a 175 calorias que também podem variar conforme tipo.

[toggle title=”E a cerveja?” load=”show”]Se comparar com um copo de cerveja é possível que o vinho apresente um pouco mais de calorias, mas acontece que não se bebe tanto vinho como cerveja, e também se degusta essa bebida milenar.[/toggle]

Ou seja, sim, o vinho engorda mais que cerveja! Porém a quantidade bebida é menor. Ou não, né?

Vinho emagrece?

Uma pesquisa feita pela National Kidney Foundation nos Estados Unidos comprovou alguns dos benefícios da bebida.

Nós já fizemos uma matéria super legal que se aprofunda mais em como esse assunto surgiu tão forte nas redes sociais nos últimos anos.

Se saber se o vinho engorda é importante pra você, eu lhe indico que você leia nosso artigo. Um grande fenômeno de artigos surgiu, afirmando que vinho emagrece. Nós desvendamos o mistério pra você. Leia aqui.

Voltando ao assunto anterior, no estudo mostrou-se que o vinho pode ajudar a prevenir doenças crônicas de rins.

Nesta pesquisa participaram 5.852  pessoas que tomavam um copo todo dia. E nestas foram constatadas que quem bebeu um copo por dia, tinha menos chances de contrair doença renal crônica (DRC).

Já outro estudo realizado pela Universidade de Navarra da Espanha, apontou que ingerir vinho moderamente protege ao invés de promover o ganho de peso.

Ainda especialistas dizem que até para as pessoas obesas que bebem vinho moderamente tem menos chances de desenvolver diabetes, uma notícia boa e tanto para quem pensava o vinho como o vilão da história.

O segredo ao beber vinho e os benefícios para a saúde

Para os apreciadores o que importa é degustar a bebida sem medo. Claro, sempre bebendo moderamente.

Então está explicado, o vinho pode até conter mais calorias, mas o que engorda é a quantidade que se ingere.

E uma taça todo dia trás muito mais benefícios do que você imagina. Boa degustação!

Tags:

11 Comentários. Deixe novo

  • Infelizmente não só o vinho, como todas as demais bebidas alcoólicas ( todas sem exceção ) engordam. Sou bebedor de vinho há mais de 20 anos. Cada grama de alcool tem 07 calorias e cada grama de açúçar tem 04 calorias. Fiz um teste, parei de beber por 01 ano e emagreci 15 kilos.
    Se vc for moderado ( eu não sou ) e tomar apenas e tão somente uma garrafa de vinho seco (750 ml) por dia vc estará ingerindo em torno de 560 calorias/dia, praticamente 1/4 de suas necessidades diárias. Uma latinha de cerveja (350 mL) tem 140 calorias. Uma duzia tem 1680 calorias. Segundo uma nutricionista uma latinha tem a mesma quantidade de calorias de 01 pãozinho. Já pensou comer 12 pãozinhos por dia ……..

    Responder
  • Amei saber saber sobre o auxílio para os rins! Obrigada

    Responder
  • Gostei muito da explicação e adorei saber
    Sou uma grande apreciadora de vinho

    Responder
  • eu tambem gostei do explicação,parabens pela matéria

    Responder
  • O estudo falou sobre quantidades moderadas… Gostaria de saber sobre se embebedar! Amo vinho! Gostaria de saber se é melhor se embebedar de vinho ou cerveja.. 🤔 O que é pior?

    Responder
    • Manu, a cerveja tem menos carboidratos que o vinho. Já vamos ver isso aqui:

      – A cada 100g de Malte, 11g são de carboidratos.
      – A cada 100g de uva, 17g são carboidratos.

      Porém quando você equipara a média do teor alcoólico da cerveja, que gira em torno de 6,5%, você precisaria ingerir uma quantidade bem maior de cerveja pra atingir um estado alcoólico, ou seja, mais carboidrato.

      O vinho, por sua vez, com o teor alcoólico de 12,5% a 13%, quase atingiria o estado de embriagues de uma garrafa de cerveja cerveja com 2 ou 3 taças (caso forem servidas do jeito correto, só 1/3 da taça). Se o seu objetivo for realmente experimentar estados alterados de consciência, rs., vai de vinho. Até porque você vai sentir o efeito de inchaço bem menor do que com um porre de cerveja.

      Em suma, no fim das contas, o vinho “engorda” um pouco menos que a cerveja depois de uma noitada.

      Responder
  • Gostei da explicação

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
  
 Cadastre-se  e Aprenda 
 Sobre Vinho Grátis! 
Toda semana você recebe uma aula exclusiva no seu e-mail, tudo grátis!
ASSINAR ➤
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link