Comprar vinho por taça em restaurante vale a pena?

0

Quando decidem jantar fora, os amantes da bebida mais apreciada no mundo sempre se perguntam: Comprar vinho por taça em restaurante vale a pena?

Para respondermos a esta questão, precisamos considerar alguns fatores e é sobre eles que vamos falar no post de hoje. Acompanhe!

Quantidade de pessoas à mesa

Quando saímos para um jantar a dois ou com amigos, naturalmente desejamos pedir um vinho que se harmonize com o prato que iremos comer, lembrando que se você precisa lembrar dos princípios básicos da harmonização, não deixe de clicar aqui!

Neste momento, surge a dúvida se comprar vinho por taça em restaurante vale a pena. Quem opta por comprar taça ao invés da garrafa de vinho, certamente pagará um valor unitário maior, se comparado àquele que é pago por cada taça tomada quando se decide comprar a garrafa.

Logo, caso você esteja com um grupo de amigos, é recomendável optar pela garrafa, pois o preço será menor e todos poderão provar da bebida.

Já quando se está a dois e a intenção não é beber muito, recomenda-se a taça, pois muitas vezes uma ou duas são suficientes para degustar dos pratos escolhidos e é claro, das delícias do vinho.

Qualidade do vinho servido na taça

A qualidade da bebida servida determina se comprar vinho por taça em restaurante vale a pena. Infelizmente muitos restaurantes no Brasil ainda não estão habituados a abrir as garrafas dos melhores vinhos para servi-los em taças individuais aos clientes, já que estes estabelecimentos não possuem máquinas específicas que possam conservar as garrafas depois de abertas.

Embora o vinho servido na taça seja de boa qualidade e procedência, na maioria das vezes ele não terá o mesmo padrão dos melhores vinhos. Portanto, se você deseja degustar vinhos específicos, a melhor alternativa é comprar a garrafa.

Variedade de opções oferecidas pelo estabelecimento

Os restaurantes que possuem máquinas específicas para armazenamento do vinho após abertura da garrafa, geralmente oferecem a possibilidade de servir todos os vinhos da sua carta em taças individuais.

Desta forma, o cliente poderá provar mais tipos de vinho e o restaurante não necessitará ficar com um grande estoque da bebida, esperando que os clientes peçam uma garrafa.

Muitas vezes, a depender das características, algumas garrafas de vinho são um tanto caras, e optar pela taça pode ser a melhor alternativa para provar dos mais excelentes vinhos sem pagar uma fortuna por isso.

Muitos estabelecimentos no exterior já trabalham desta forma e de acordo com os principais especialistas em vinho, em pouco tempo isso será bastante comum no Brasil.

Antes de escolher, sempre se informe no restaurante

Quando decidir jantar fora, antes de optar por comprar uma garrafa ou uma taça individual de vinho, busque obter informações acerca de como o restaurante atende a estas opções e sobretudo a qualidade do vinho servido.

Comprar vinho por taça em restaurante vale a pena desde que seja obtida qualidade e preço sempre justo.

Compartilhe comigo o que achou do nosso post e continue acompanhando nossas sugestões sobre tudo que se passa no “mundo do vinho”.



GOSTOU DA NOSSA POSTAGEM? CONTA PRA MIM AQUI EMBAIXO:

Sobre o Autor

Enófilo certificado com mais de 7 anos de litragem. Fã do vinho nacional e entusiasta da ideia de que beber vinho não precisa de taça de cristal. Redator Especialista para Enocultura e Gastronomia.

Envie uma resposta

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link
Assine o Blog!
ASSINAR
close-link
Shares
pt_BRPortuguese (Brazil)
en_USEnglish pt_BRPortuguese (Brazil)