Aprenda Mais Rápido!
Ficha de Avaliação de Vinhos
Receba agora nossa ficha e comece a avaliar seus
vinhos com os amigos de forma profissional!
Baixe agora. É grátis!
Quero receber a ficha de avaliação grátis!
Não, obrigado.

A Villaggio Grando é mais uma das vinícolas do terroir (para relembrar, você pode aprender mais sobre terroir aqui) de altitude catarinense que vem apresentando bons vinhos ao mercado. A Villaggio Grando está localizada na região de Herciliópolis, Município de Água Doce.

Um achado

Bom, estava visitando minha avó na cidade de São Joaquim – SC, e no mercado encontrei vários exemplares catarinenses interessantes, sendo um deles o Villaggio Grando Cabernet Sauvignon 2006. Na hora decidi que este seria um dos próximos vinhos que eu iria tomar, e realmente ver qual o comportamento de um vinho serrano após 10 anos de sua safra. E posso dizer que não houve decepções.

Vinho este que foi engarrafado no início de 2007, e estagiou por 6 meses em barris de carvalho francês.

Aspectos visuais

Nos aspectos visuais, um vinho de coloração vermelha rubí, mas com bastante reflexos violáceos e ainda brilhante.

A surpresa na avaliação olfativa do Villaggio Grando Cabernet Sauvignon 2006

Quando cheguei na avaliação olfativa, fui mais surpreendido. Um Cabernet Sauvignon totalmente diferente dos outros de altitude que já conheci, no entanto, este foi o primeiro já com 10 anos de vida.

Sendo que no amplo espectro aromático, inicialmente percebe-se algo que lembra a aromas de banana, passando por geleia de frutas vermelhas e com o tempo surgem aromas que provavelmente se devem ao estágio em barris, como chocolate. Um vinho que demonstra uma boa integração entre fruta e madeira.

O Villaggio Grando Cabernet Sauvignon 2006 em boca

Em boca, o vinho é extremamente agradável, se demonstrou bastante redondo, com taninos macios, algo também não muito comum nos Cabernets de altitude. Mas que acredito que deve-se já ao tempo de guarda. Equilíbrio perfeito entre acidez, álcool e corpo, um vinho pronto para ser bebido.

E com todas essas características, o Vem da Uva deu 90 pontos ao Villaggio Grando Cabernet Sauvignon 2006.

Como harmonizar o Villaggio Grando Cabernet Sauvignon 2006?

Como sugestão de harmonização, queijos maturados é uma ótima pedida. Sendo que, o melhor de tudo é que encontramos esse vinho abaixo dos R$50,00.