Aprenda Mais Rápido!
Ficha de Avaliação de Vinhos
Receba agora nossa ficha e comece a avaliar seus
vinhos com os amigos de forma profissional!
Baixe agora. É grátis!
Quero receber a ficha de avaliação grátis!
Não, obrigado.

Assim que eu comecei a escrever aqui no blog, um dos nossos primeiros leitores me sugeriu um assunto, que era exatamente saber porque cada pessoa tem uma preferência por tal vinho, e principalmente o que as mulheres gostam de beber. Bem, eu certamente não tenho a resposta definitiva para essa pergunta, mas como julgo ser da curiosidade de muitos homens (e mulheres que me visitam por aqui), vou tentar responder pra você.

As mulheres definitivamente não tem um paladar suave como muitos acreditam. Embora ela geralmente tenha de porta de entrada vinhos mais suaves, qualquer mulher pode estabelecer uma linha crescente na complexidade dos vinhos. Começar por mais simples e ir escalando aos mais complexos (e caros, invariavelmente).

mulher1

 

Como elas iniciam?

A porta de entrada para as mulheres pode ser o vinho de mesa suave, o dito colonial que nós conhecemos aqui. Porém ele não é o grande chamariz quando se trata de envolver uma mulher no mundo dos vinhos. Você provavelmente sabe qual é. Exatamente, o espumante.

mulher2

 

O espumante é a preferência das mulheres quando elas começam a conhecer o vinho, mais normal ainda é que elas prefiram o Moscatel por ser mais doce eu o Demi-sec, o Brut ou o Extra Brut.

Se você quer começar a conhecer os espumantes, vá de Aurora Moscatel, um exemplar nacional de baixo custo e de excelente qualidade. Deixe ele no freezer por, em média, uma hora. (Aprenda mais sobre a temperatura dos vinhos com este tutorial). Sirva em uma taça de vinho apropriada. Os tipos de taças para vinho podem influenciar na sua experiência. Em breve você vai ler um artigo sobre aqui no Vem da Uva.

DICA!
Enquanto o espumante estiver no freezer, deixe as taças que serão usadas na geladeira. Dessa forma, quando for servido além de seu espumante não virar pura espuma, ele vai ficar por mais tempo gelado, já que não vai entrar em contato com o cristal quente. A diferença de temperatura entre uma taça quente e o espumante gelado pode fazer o “colarinho” ficar enorme e tomar mais de metade da taça!

E se eu quiser introduzir uma mulher ao mundo dos vinhos, como começo?

Dos tipos de vinhos mais comuns, mulheres gostam da uva Pinot Noir, da Carmenère e da Zinfandel – tipo de vinho comum nos Estados Unidos – talvez até um Merlot, como o Aurora Merlot 2011, eleito um dos melhores do mundo e que custa menos de R$ 35. Não é regra, mas vale e muito. Fique longe da popular uva Cabernet Sauvignon, caso sua intenção seja de que sua convidada volte a consumir vinho. O rosé, por sua cor, também atrai bastante as mulheres. Elas gostam de consumir mais os brancos, no geral, que os homens. Sejam eles espumantes ou não.

Vinhos menos tânicos, como os citados acima, são os preferidos delas, pelo mesmo motivo, são percebidos como menos “agressivos” ao paladar.

O certo é você ir experimentando tudo, ou se você tem uma esposa ou namorada, faça com que ela comece pelos mais “fáceis” e use a tática para que ela comece a lhe acompanhar em degustações. Funciona! Vá escalando. Conheço diversas mulheres que começaram tomando espumante e hoje são grandes fãs de vinhos tintos e encorpados. Você consegue!