Aprenda Mais Rápido!
Ficha de Avaliação de Vinhos
Receba agora nossa ficha e comece a avaliar seus
vinhos com os amigos de forma profissional!
Baixe agora. É grátis!
Quero receber a ficha de avaliação grátis!
Não, obrigado.

Boa pergunta, querido leitor do Vem da Uva. Vou fazer um resumo rápido para você entender melhor o que significa e o que é Vin de Pays, que aparece tantas vezes quando vamos comprar o vinho nosso de cada dia.

Basicamente, o produto francês tem essas três classificações. Vin de Table, Vin de Pays e AOC. A diferença você vê abaixo.

o que é vin de pays vem da uva

O que é Vin de Table?

É preciso lembrar que o “Vin de Table” não está relacionado com o nosso “Vinho de Mesa”, embora a tradução seja exatamente esta. Para os franceses, o Vin de Table é um nome geral dado aos vinhos para consumo imediato. Não existe uma definição precisa para o termo.

O Vin de Table tem reputação controversa até hoje. Geralmente são usadas variedades de uvas de alta produção, como Carignan e Aramon.

ATENÇÃO:
A partir de 2009, por lei, o Vin de Table passa a ser conhecido como Vin de France. O nome ainda vai demorar um pouco para aparecer nos rótulos por motivos de Marketing. O consumidor já está acostumado com Vin de Table.

O que é Vin de Pays?

Nosso famoso Vin de Pays. Vamos tentar explicar um pouco sobre essa classificação de vinho francês sem deixar as coisas complicadas.

O Vin de Pays significa “Vinho Regional”. Para nós brasileiros seria algo como “vinho do interior” ou “country wine” para os americanos.

O Vin de Pays tem uma liberdade maior na hora da produção, ainda que submetidos a rigorosas regras. Esses vinhos não foram produzidas conforme a classificação AOC, que veremos adiante. Nessa categoria, podemos ter vinhos com nome do tipo de uva, como acontece no Brasil, Argentina e Chile. O Vin de Pays pode ter no rótulo “Cabernet Sauvignon”, já um AOC, não. É uma chance do mercado frances competir melhor com os vinhos do “Novo Mundo”.

É importante frisar que nem sempre o Vin de Pays indica qualidade inferior ao AOC. Muitas vezes o Vin de Pays é caro e de qualidade extrema, inclusive, pode ser produzido com o resto da produção de uvas que irão para o AOC.

ATENÇÃO
O Vin de Pays, a partir de 2009, foi substituido pelo IGP – Indication Géographique Protégée. O mesmo acontece aqui. Por motivos estratégicos, as vinícolas não usarão o IGP por um bom tempo. Essa mudança será introduzida aos poucos. Mas se você encontrar um IGP, saiba que significa o mesmo que Vin de Pays.

O que é AOC?

AOC, ou Appelation d’origine Contrôlée, é, talvez, o tipo mais comum de vinho francês encontrado no Brasil.

Quando você pega um vinho que indica no rótulo ser AOC, significa que aquele vinho foi produzido abaixo de várias regras, normas e leis francesas. Basicamente, ele é totalmente controlado. Desde a região onde as uvas são cultivadas, como são colhidas, como são vinificadas, como são engarrafadas e entregues ao consumidor final. É sinônimo de boa qualidade, no mínimo.

O que compõe o regulamento de um vinho AOC é exatamente o Terroir. Ou seja, o local de produção, a cultura do povo que colhe e produz aquele vinho, e o conhecimento local. Entenda o que é terroir aqui.

Conclusão

Achou complicado? Não se assuste. Tudo isso vai começar a vir naturalmente conforme o tempo passa e você fica mais tempo na frente das prateleiras do supermercado. Daqui alguns anos, quando você for ar ao supermercado comprar vinho, sua reação vai ser exatamente essa:

vinho vem da uva gif