A Avaliação Nacional de Vinhos 2017 começou com a comemoração dos 25 anos de evento. São 25 edições trazendo ao público informação e a oportunidade de degustar as primeiras amostras dos vinhos mais representativos da safra atual.
Estamos no pavilhão de eventos da Fenavinho em Bento Gonçalves enquanto escrevo pra vocês esta postagem. Até o momento, apenas os brancos e bases de espumantes foram degustados.
Preparem-se, o que vimos de notícias boas sobre a safra 2017 comprovaram-se. Todos os vinhos demonstraram grande capacidade aromática e frescor ímpar.
Foram variedades de Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling Itálico e Moscatto Giallo. Com grande expressão e nitidez de aromas e sabores, os vinhos brancos mostraram aromas de frutas como maçã, maracujá e em alguns casos, florais apareceram.
Outro destaque foram os comentários do painel de degustadores. Todos mencionam a evolução do vinho brasileiro durante esses 25 anos de evento. O País passa a compartilhar amostrar de vários estados, e não só do sul do país. São amostras de SP, MG, RS, SC, PR e até Bahia.
Vamos aos tintos!