Aprenda Mais Rápido!
Ficha de Avaliação de Vinhos
Receba agora nossa ficha e comece a avaliar seus
vinhos com os amigos de forma profissional!
Baixe agora. É grátis!
Quero receber a ficha de avaliação grátis!
Não, obrigado.

Boa noite! Esse final de semana eu participei de uma matéria para um jornal local aqui falando um pouco sobre vinho e inverno, que sai na edição desse final de semana frio que a gente tá tendo por aqui, então pensei. “Realmente, a gente associa muito o vinho com o inverno, mas porque tudo isso?”. Achei que eu poderia matar essa curiosidade minha e tua, certo? E vocês já olharam a previsão do tempo? Essa é a semana mais fria do ano, até o momento. Pelo menos aqui no sul tá fazendo muito frio! Hoje acordei e fiquei congelado durante o dia todo!

vinho no inverno

Mas vamos lá, o que tem a ver vinho com inverno? Bem, o vinho, de fato, sempre foi associado ao inverno, mas não quer dizer que você não possa consumi-lo durante o resto do ano, ok? Por exemplo, o vinho branco combina com verão. Uma tarde de sol, um balde com gelo e uma bela garrafa de rosé ou algum Chardonnay  bem refrescante e tudo vai ficar melhor, concordam? (fiquei com tanta vontade que contei e cheguei a conclusão que só faltam 3 meses pro verão!).

Por exemplo, se uma pessoa sob efeito de álcool caísse em água fria em um naufrágio, por exemplo, essa pessoa teria menos chance de sobreviver, porque o corpo dela já estaria com baixa temperatura. Aí você me diz “Marcos, acabasse com a graça de beber vinho no inverno, então eu tô ficando com mais frio, na verdade?“. Calma, não é bem assim! Você vai beber e a sensação de frio vai passar, você vai se sentir quente. Mas de fato, a temperatura do seu corpo tende a cair pelo fato que expliquei ali em cima, teu corpo vai perder calor por causa da vasodilatação. Mas o que vale aqui é que ninguém tá pensando em tomar um banho de piscina depois de beber um vinho, certo? (pelo menos eu espero que não!).

 

Existe um vinho mais indicado para ser bebido no inverno?

 

Sim! Existe! No inverno, você vai querer tomar um vinho tinto, com corpo forte. Daqueles que enchem a boca. Cabernet Sauvignon é uma boa pedida! Preste atenção na graduação alcoólica, ela vai fazer a sensação de vinho sumir rapidinho. Com a explicação acima a coisa ficou meio óbvia, né? É bom escolher um tinto de graduação alcoólica próxima ou superior aos 14%, inclusive na boca ele já vai aumentar a sensação de calor, o álcool tem dessas coisas.

Sabe o que é bom também no inverno? Um parzinho. Nada melhor do que aquela sua companhia preferida pra curtir juntinhos um bom vinho embaixo das cobertas. Se tiver uma lareirinha então!

É isso, gente! Algo não ficou claro? Tá em dúvida? Quer conversar comigo? Manda e-mail ou entra na página de contato, ali em cima.