Vinho Orgânico: Explicado em 3 Passos

Para quem está sempre em busca de uma vida mais saudável, as opções de alimentos orgânicos estão crescendo. E o Vinho Orgânico, obviamente, não poderia ficar de fora. Estes contribuem para uma alimentação e um mundo mais saudável. Aliado a isso, quem é apreciador do vinho agora pode conhecer também os vinhos orgânicos. No universo…

in Uncategorized

Para quem está sempre em busca de uma vida mais saudável, as opções de alimentos orgânicos estão crescendo. E o Vinho Orgânico, obviamente, não poderia ficar de fora.

Estes contribuem para uma alimentação e um mundo mais saudável. Aliado a isso, quem é apreciador do vinho agora pode conhecer também os vinhos orgânicos.

No universo nos vinhos, os especialistas dessa área afirmam que a casca da uva possui conservantes naturais que protegem a bebida, e em função disso podemos encontrar rótulos com as características de:

  • Orgânico
  • Biodinâmico
  • Naturais.

Vinho Orgânico

O enólogo Jean-Jacques Dubourdieu afirma que para se produzir um vinho sustentável, orgânico, para estes não é utilizada a irrigação e o uso de pesticidas ou outra química.

Elas são substituídos por compostos orgânicos e pelo uso de animais, predadores naturais de alguns insetos e pragas.

1. Quais as vantagens do Vinho Orgânico?

Para ser definido como vinho orgânico, a produção da bebida é resultado de um sistema agrícola que busca trabalhar com o alimento de forma equilibrada.

Desde o solo até os seres humanos, sempre buscando a harmônica dos elementos como a água e insetos.

Um dos objetivos do cultivo orgânico é produzir alimentos mais saudáveis e contribuir para o meio ambiente e a conscientização das pessoas.

Tudo isso, porque já há muitos outros tipos de vinho que contêm em sua produção, produtos tecnológicos que desrespeitam o meio ambiente e os consumidores.

A agricultura orgânica dos vinhedos é um setor que está em expansão e se mostra próspera, cada vez mais é uma realidade.

Alguns países da Europa, como por exemplo, a Itália, aumentou a sua produção de vinhos orgânicos ultimamente, devido a demanda do mercado.

Infelizmente no Brasil a produção ainda é pequena, não deve representar nem 1% da produção total, e há apenas um pequeno produtor de vinho biodinâmico brasileiro.

2. Quais as diferenças entre o vinho orgânico, biodinâmico e natural?

Para compreender melhor:

  • Para a produção dos vinhos orgânicos não é usado nenhum produtos sintético para o cultivo das uvas.
  • No vinho biodinâmico esse procedimento se aplica tanto às uvas quanto ao vinho.
  • E o vinho natural o uso das uvas é isento de qualquer química. Eles são elaborados com a mínima intervenção em sua fase de vinificação.

Por isso, são vinhos muito frágeis que exigem muitos cuidados desde o seu preparo até a conservação e venda.

É importante ressaltar que tanto os vinhos orgânicos, biodinâmico e natural, em sua produção nas vinícolas não praticam nenhum uso de adição de antioxidantes e anidrido sulfuroso (S02).

3. Como são produzidos os vinhos orgânicos?

Algumas práticas empregadas para o seu cultivo, preparação e colheita são a acumulação de nutrientes no solo que é feito a partir da plantação de coberturas vegetais.

Há também a rotação de lavoura entre as fileiras para haver a restauração orgânica do solo, pois a viticultura é monocultura, que é a produção agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola, no caso a uva.

É feita também a adubação verde que vai incorporar ao solo qualquer lavoura, para melhorar o solo.

E o calendário das atividades nas vinícolas de quando plantar e colher são baseados na conjunção dos astros e em resultados empíricos.

4 curiosidades sobre o vinho orgânico

  • Vinho de qualidade: Na Borgonha, família Villaine, que produz o Romanée-Conti, produz um dos vinhos orgânicos mais caros do mundo, com preço de até US$ 20 mil a garrafa?
  • Como surgiu? Nos anos 60, na Califórnia, com os vinicultores naturalistas;
  • O consumo mundial de vinho orgânico sextuplicou em três anos;
  • Quem regula a produção de um vinho ser orgânico ou não é a Demeter, Ecocert e outras entidades menores locais.

4 vinhos orgânicos nacionais e importados pra você experimentar

Vinho Garibaldi Da Casa Orgânico Tinto Seco 750ml
Vinho Aurora Casa de Bento Orgânico 750 ml
Chardonnay Del Veneto I.G.T. – 7Nardi
Merlot Piave D.O.C – 7Nardi

É isso, gente! Eu espero que tenha dado pra entender um pouco mais! Se sobrou dúvida, já sabe! E-mail ou comentário aí embaixo! 🙂

Related Articles