Curiosidades
2 Comentários

O Que é Vinho Orgânico: Explicado em 3 Passos

Curiosidades
2 Comentários

Para quem está sempre em busca de uma vida mais saudável, as opções de alimentos orgânicos estão crescendo. E o Vinho Orgânico, obviamente, não poderia ficar de fora.

Estes contribuem para uma alimentação e um mundo mais saudável. Aliado a isso, quem é apreciador do vinho agora pode conhecer também os vinhos orgânicos.

No universo nos vinhos, os especialistas dessa área afirmam que a casca da uva possui conservantes naturais que protegem a bebida, e em função disso podemos encontrar rótulos com as características de:

  • Orgânico
  • Biodinâmico
  • Naturais.

Vinho Orgânico

O enólogo Jean-Jacques Dubourdieu afirma que para se produzir um vinho sustentável, orgânico, para estes não é utilizada a irrigação e o uso de pesticidas ou outra química.

Elas são substituídos por compostos orgânicos e pelo uso de animais, predadores naturais de alguns insetos e pragas.

1. Quais as vantagens do Vinho Orgânico?

Para ser definido como vinho orgânico, a produção da bebida é resultado de um sistema agrícola que busca trabalhar com o alimento de forma equilibrada.

Desde o solo até os seres humanos, sempre buscando a harmônica dos elementos como a água e insetos.

Um dos objetivos do cultivo orgânico é produzir alimentos mais saudáveis e contribuir para o meio ambiente e a conscientização das pessoas.

Tudo isso, porque já há muitos outros tipos de vinho que contêm em sua produção, produtos tecnológicos que desrespeitam o meio ambiente e os consumidores.

A agricultura orgânica dos vinhedos é um setor que está em expansão e se mostra próspera, cada vez mais é uma realidade.

Alguns países da Europa, como por exemplo, a Itália, aumentou a sua produção de vinhos orgânicos ultimamente, devido a demanda do mercado.

Infelizmente no Brasil a produção ainda é pequena, não deve representar nem 1% da produção total, e há apenas um pequeno produtor de vinho orgânico brasileiro.

2. Quais as diferenças entre “vinhos orgânicos” e biodinâmicos, além do vinho natural?

Para compreender melhor a diferença entre vinho orgânico e biodinâmico:

  • Para a produção dos vinhos orgânicos não é usado nenhum produtos sintético para o cultivo das uvas.
  • No vinho biodinâmico esse procedimento se aplica tanto às uvas quanto ao vinho.
  • E o vinho natural o uso das uvas é isento de qualquer química. Eles são elaborados com a mínima intervenção em sua fase de vinificação.

Por isso, são vinhos muito frágeis que exigem muitos cuidados desde o seu preparo até a conservação e venda.

É importante ressaltar que tanto os vinhos orgânicos, biodinâmico e natural, em sua produção nas vinícolas não praticam nenhum uso de adição de antioxidantes e anidrido sulfuroso (S02).

3. Como são produzidos os vinhos orgânicos?

Algumas práticas empregadas para o seu cultivo, preparação e colheita são a acumulação de nutrientes no solo que é feito a partir da plantação de coberturas vegetais.

Há também a rotação de lavoura entre as fileiras para haver a restauração orgânica do solo ou terroir, pois a viticultura é monocultura, que é a produção agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola, no caso a uva.

É feita também a adubação verde que vai incorporar ao solo qualquer lavoura, para melhorar o solo.

E o calendário das atividades nas vinícolas de quando plantar e colher são baseados na conjunção dos astros e em resultados empíricos.

4 curiosidades sobre o vinho orgânico

  1. Vinho de qualidade: Na Borgonha, família Villaine, que produz o Romanée-Conti, produz um dos vinhos orgânicos mais caros do mundo, com preço de até US$ 20 mil a garrafa?
  2. Como surgiu? Nos anos 60, na Califórnia, com os vinicultores naturalistas;
  3. O consumo mundial de vinho orgânico sextuplicou em três anos;
  4. Quem regula a produção de um vinho ser orgânico ou não é a Demeter, Ecocert e outras entidades menores locais.

4 vinhos orgânicos nacionais e importados pra você experimentar

  1. Vinho Garibaldi Da Casa Orgânico Tinto Seco 750ml
  2. Vinho Aurora Casa de Bento Orgânico 750 ml
  3. Chardonnay Del Veneto I.G.T. – 7Nardi
  4. Merlot Piave D.O.C – 7Nardi

É isso, gente! Eu espero que tenha dado pra entender um pouco mais! Se sobrou dúvida, já sabe! E-mail ou comentário aí embaixo! 🙂

Tags: Vinho Biodinâmico, Vinho Natural, Vinho Orgânico
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

2 Comentários. Deixe novo

  • Parabéns pelo artigo. Muito esclarecedor! Recentemente degustei um vinho orgânico português do alentejo chamado Bojador (comprei na wine lovers por R$97). Queria saber se você já conhece e se, de fato, é um bom rótulo. Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.