Como tirar mancha de vinho da roupa ou da toalha?

0

Então você esta em um belo momento propício apreciando o seu vinho, acompanhado ou não. Neste momento, nada pode lhe tirar o sossego e a paz quando se esta ao lado de uma boa companhia e claro, o vinho.

Mas um descuido rápido e acontece, ou você virou a taça, ou repentinamente uma gota mancha a sua roupa, tapete ou até mesmo o sofá podem deixam qualquer um pouco preocupado.

E se for vinho tinto, a preocupação é maior ainda. E se a mancha for em uma peça que você gosta, o desespero entra em ação.

Mas nada de entrar em desespero. Vou te passar algumas dicas aqui que irão te ajudar a limpar-tirar a mancha de vinho.

Dicas caseiras

Leite: Sim, o leite, ele mesmo. Ferva o leite, ou pegue a peça, tecido coloque dentro da panela com leite, e deixe de molho até que a mancha suma de vez. Se fica difícil pra você pegar a peça, pode também derramar o leite em cima da mancha. Nada de pegar água e sabão para tirar a mancha, dessa forma você vai apenas espalhar ainda mais a mancha.

Gelo: Se você esta sem paciência para aquecer o leite, pegue imediatamente um pouco de gelo e coloque em cima sobre a mancha. Depois, você pode lavar a peça com água e detergente.

Limão e sal: Após derramar o vinho sobre o tecido ou peça pegue limão ou sal e coloque sobre a mancha. Deixe agir por cerca de uma hora. Posteriormente, você pode lavar com água e detergente.

Vinho branco: Você pode usar até outro vinho, o branco para te ajudar a tirar a mancha. Despeje um pouco de vinho branco sobre a mancha, espere agir e depois lave o tecido com água e detergente. Você notará a diferença.

Bicarbonato de sódio: Faça uma mistura com bicarbonato de sódio e água e depois aplique uma camada grossa sobre a mancha. Espere agir. Depois é só lavar com água e detergente;

Água e vinagre: Passe vinagre no local da mancha e depois acrescente a água. Deixe agir. Posteriormente lave com água e sabão.

Dicas e produtos de limpeza

Vanish: Um bom produto e de qualidade que também ajuda a remover manchas, até do vinho. É só testar. Coloque Vanish sobre a mancha e depois é só lavar.

Omo: Pode aplicar sobre a mancha, ou lavar a peça depois que ela foi limpa com outro produto.

Água e detergente: Use apenas se a mancha for bem fraca, do contrário misture estes dois ingredientes somente para lavar a peça depois sem a mancha;

O que não usar

Assim como existem dicas do que se pode usar para limpar as manchas de vinho, há também alguns componentes que devem ser evitados para tirar estas manchas.

Água sanitária: além de manchar a peça, ela pode deixar um tecido mais fino, amarelo e em estado inferior.

Pasta de dente: Não use a pasta de dente para tirar mancha de vinho. Este produto vai deixar apenas peça mais manchada ainda.

Confira o vídeo

Confira um vídeo explicando passo a passo de um manual prático para tirar mancha de vinho. Acompanhe o tutorial.

GOSTOU DA NOSSA POSTAGEM? CONTA PRA MIM AQUI EMBAIXO:

Sobre o Autor

Finalista da copa Vinhos do Brasil 2014 realizada pelo IBRAVIN. Colaborador da revista Clube do Champagne. Wine-junkie certificado. Passo meus dias entre vinhedos, escritórios e mesas de bar. Tin-tin!

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This