Postagens populares neste assunto

Não há postagens relacionadas

8 Comentários. Deixe novo

  • Boa noite.
    Aprecio um bom vinho,irei encomendar para o meu barzinho rs

    Responder
  • A reprtagem fala que nao possui corantes, mas segundo informações, o vinho azul é feito com a utilização de dois pigmentos naturais e açúcar. Vide: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Blue_wine

    Responder
    • Oi Fabio!,

      É complexo a gente definir, na verdade, o Vinho Azul, já que não existe legislação prevendo esse tipo de “vinho”. Tecnicamente ele é vinho, apenas. Em alguns países existem corantes artificiais. No caso do primeiro vinho azul, os espanhóis dizem não ter corante artificial. O que a gente sabe é que em alguns países corantes (naturais ou artificiais) são proibidos em qualquer vinho, como no Brasil. Mas de novo, como não existe nenhuma lei regulamentando o “vinho azul” você vai achar fonte que diz que tem e ela está correta. Vai encontrar fonte que diz que não tem e também está correto. Outro detalhe que a gente precisa prestar atenção é que ter “corante natural” significa que algo foi colocado no vinho pra dar a coloração azul. Ter “corante artificial” significa o mesmo. Agora, dizer que não há corante, significa que o vinho precisa ter nascido azul, sem interferência de corante, seja ele natural ou artificial. Nesse ponto que você trouxe a gente não consegue ter uma definição exata se tem ou não qualquer tipo de corante, a menos que o fabricante tenha expressado (se a legislação exige que assim ele o faça). São muitas variáveis nesse caso do vinho azul… Quando tratamos dos outros, branco, rosé, fica tudo muito mais fácil, por existir todo um histórico definindo como se faz, o que pode, o que não pode…

      Responder
  • Ótimo esclarecimento. Muito claro e objetivo .

    Responder
  • Marcos Marcon
    Evamil Rosado
    5 Maio, 2019 11:42

    Já tive a oportunidade de degustar espumante Blue moscatel marca espanhola Dona Luciano muito aromático levemente doce muito agradável não percebi na taça nem um sinal de tintura artificial, para mim está aprovado o vinho azul.

    Responder
    • Marcos Marcon
      Marcos Marcon
      7 Maio, 2019 04:12

      Maravilha Evamil! Eu estou com um aqui em casa também, esperando uma oportunidade haha 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
Cadastre-se e Aprenda
Sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuí­ta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
ASSINAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link