Você gosta de ler? Eu gosto. E de beber vinho, gosta? Eu também. E se a gente pudesse misturar os dois hobbies em um só? Foi pensando nisso que a vinícola italiana Matteo Correggia criou o Librottiglia. O projeto saiu em parceria com a agência de propaganda Reverse, de Milão, também na Itália.
Um vinho para ler ou um livro pra degustar?
Este é o slogan do Librottiglia. A ideia era juntar as paixões por literatura e ótimos vinhos. São diversos rótulos de mini-garrafas de 375ml cada. A parte mais legal? Eu te conto aqui embaixo.
Cada um dos três vinhos da vinícola recebeu a versão em miniatura, para acompanhar uma história. São mini-livretos que contam com histórias inéditas escritas por jornalistas e outras pessoas envolvidas na área na Itália. Cada uma das histórias tem um estilo e “humor”, como suspense ou romance, para combinar com cada vinho dentro de cada garrafa. Vamos conhecer as histórias?
História 1 – ROERO ARNEIS
O primeiro deles chama L’omicide (“O Homicídio”). Escrito pelo jornalista Danilo Zanelli, é uma história de mistério com toques de humor que fazem um blend de “espírito leve e frescor” do branco Roero Arnis.
História 2 – ANTHOS
A cantora e escritora Patrizia Laquidara assina o “La Rana nella Pancia”, ou “O Sapo na Barriga”, em tradução livre. Uma intrigante fábula que complementa a incomum personalidade do tinto Anthos (vinho da vinícola), que tem um toque seco, feito de Brachetto, uva italiana. Tudo isso com a surpresa de um buquê adocicado, promete a vinícola.
História 3: ROERO

Sobre a Matteo Correggia
Fundada em 1985, a vinícola fica em Piedmont, Itália. O desejo era produzir grandes vinhos em um grande território, a região de Roero. Dez anos depois da morte do fundador, o sonho foi realizado e continua vivo graças a continuidade do projeto pela família. Os vinhedos tem quase 20 hectares plantados de forma natural, em uma área que produz vinhos ricos e de refinados buquês como Nebbiolo, Barbera, Arneis e Brachetto.
O que você achou da ideia? Conta pra gente! Se quiser conhecer mais do projeto, acesse: http://www.librottiglia.com/.