Aprenda Mais Rápido!
Ficha de Avaliação de Vinhos
Receba agora nossa ficha e comece a avaliar seus
vinhos com os amigos de forma profissional!
Baixe agora. É grátis!
Quero receber a ficha de avaliação grátis!
Não, obrigado.

Você aprecia vinhos e está com passagem marcada para Portugal?

Então, a sua missão para encontrar bebidas de qualidade será ainda mais fácil na terrinha em função dos produtos extraordinários que existem por lá.

Você poderá encontrar bebidas adequadas para os momentos de alegria, quando os familiares estiverem todos reunidos ou nos momentos descontraídos com os amigos.

A verdade é que existe um vinho ideal para cada comemoração e os itens portugueses oferecem sensações impecáveis!

Quer conhecer alguns dos melhores produzidos no território lusitano? Então, basta conferir a nossa lista a seguir! Vamos lá?
Confira os vinhos portugueses que qualquer apreciador deve conhecer

1 – Soalheiro Bruto Rosé

Especialistas classificaram o Soalheiro como a tradução da pureza do aroma da casta Alvarinho com balanceamento preciso e gosto impecável. Com tonalidade próxima do salmão, o vinho chama a atenção pela sua beleza e a bolha bastante fina.

O ideal é que essa bebida seja tomada como acompanhamento para os aperitivos habituais, só que também pode ser servido com peixes e até mariscos.

2 – Vértice Millésime Douro

Produzido com variedades tradicionais, esse vinho conquista os seus apreciados com uma lindíssima cor citrina, o cheiro bem forte, porém também possui delicadeza, sedução e firmeza na sua estruturação. De modo geral, esse é um conjunto bastante elegante.

3 – Legado Tinto

Esse é um vinho excepcional com tonalidade rubi, aroma bem concentrado e notas de frutos em ponto de matura, madeira e mineralidade bastante forte.

É importante salientar que o gosto é bem sofisticado, acidez moderada e um final muito demorado e equilibrado.

A definição dos especialistas? Inebriante. A indicação é consumir com refeições bem fortes e esperar por até duas décadas.

4 – Quinta das Bágeiras Garrafeira Tinto

O Quinta é fabricado conforme as exigências do método habitual, sendo reconhecido como um dos mais espetaculares sucessores dos bairradas clássicos.

A sua concentração é perceptível tanto na tonalidade quanto no cheiro, resultando em volume e intensidade na boca do consumidor. Esse é um tipo pronto para ser ingerido, mesmo que tenha um prazo de validade bem extenso.

5 – Incógnito

Feito a partir da variedade Syrah, esse vinho não traduz o significado de seu nome entre o grande público e o especializado.

Isso porque é marcado pelo balanceamento ideal com notas de frutas pretas, considerável acidez e frescor e jamais passa despercebido.

Essas propriedades geram um final alongado e persistente.

6 – Charme

Há quem diga que o vinho é uma bebida sofisticada, romântica e sedutora.

O Charme não apenas leva essa descrição no seu nome, bem como na sua composição. Ele é veio a partir das vinhas antigas do Vale de Mendiz.

A sua coloração é bastante avermelhada, lindíssima e aberta. Essa bebida é indicada para quem possui paladar mais delicado e se satisfaz com final harmonioso para a sua degustação.

7 – Pedra Cancela Reserva Dão

Este é o símbolo português para bom, bonito e barato. O valor de venda? Em torno de 10 a 15 euros. Além disso, o vinho possui 70% do aroma correspondente a Touriga Nacional, 20% ao Tinta Roriz e os 10% restantes ao Alfocheiro.

O paladar é cheio, aveludado e bem complexo. A indicação dos especialistas é beber uma taça para acompanhar queijos, bacalhau e carnes da melhor qualidade. A longevidade do Pedra Chancela também impressiona!

8 – Grandjó Late Harvest

A variedade de uva Semillon gerou o Grandjó Late Harvest, resultando na concentração de todo o seu açúcar.

No fim do processo de fabricação, a bebida apresentou tonalidade amarelada, aroma muito rico, paladar adocicado e ligeira acidez.

A definição entre os enólogos? Voluptuoso.

9 – Ribeiro Santo Vinha da Neve Branco

Este é o produto de uma única vinha e fabricado no estilo integrado, algo que prestigia a excelência e a própria natureza.

O aroma é sofisticado e ainda tem notas tostadas. O gosto é requintado com excelente estrutura, boa acidez e um final bem demorada.

Versátil, essa bebida é indicada tanto para degustação imediata quanto para conservar em local adequado.

10 – Lopo de Freitas Bruto

O aroma desta bebida corresponde às notas florais, enquanto o paladar é cremoso e bem delicado com espuma.

Refinado e personalizado. Esse vinho serve para acompanhar uma mesa farta, porém deve ter a sua temperatura perfeita respeitada para que a experiência de degustação seja incrível.

Sendo assim, é preciso ser mantido entre 6, 7 ou 8° C.
Vale salientar ainda que o Lopo de Freitas é considerado um dos grandes destaques entre os espumantes do território português.

11 – Dow’s Vintage

Feito de acordo com o modelo clássico, essa é uma bebida de qualidade excepcional e com características memoráveis: austero, tenso e floral. Após tomar uma taça, você pode sentir figos secos, chocolate amargo, frescor e um final harmonioso.

12 – Abandonado Douro Doc Tinto

A vinha responsável pela produção deste tipo de vinho conta com mais de oito décadas e é uma das mais prestigiadas da região da Quinta da Gaivosa.

A tonalidade é intensa, aroma composto por notas de eucalipto e alcatrão com frutas bem maduras e acidez precisa.

Além disso, as suas características principais são os taninos bem finos e a elegância.

13 – CV Curriculum Vitae Douro Branco

Com predominância de Rabigato e outras variedades, eis que surge o CV Curriculum. Este é um vinho completamente fino, sendo que a madeira passa pelo processo de integração e faz a fruta se destacar.

Sendo assim, a sensação de acidez lhe proporciona tempo considerável de armazenamento em garrafa.

Mas, há quem diga que é praticamente impossível possuir esse item ao seu alcance e não aproveitar para tomar prontamente. Você seria capaz de resistir?

14 – Alambre

Esse é um produto complexo, sofisticado, aromático e com um final na boca bastante longo.

Com perceptível frescor, essa sensação se reflete no cheiro e no paladar.

Sendo assim, o consumidor deve tomar alguns cuidados para que cada gole transmita a real magnitude deste item.

Isso porque os especialistas afirmam que o Alambre deve ser colocado a mesa somente aos 16°C e sempre na companhia de deliciosas sobremesas. Vale muito a pena!

E aí, já provou algum da nossa lista? Quer adicionar algo? Manda brasa nos comentários! A gente ama as dicas de vocês! <3