Vinícolas & Enoturismo

Villa Francioni: visitamos e achamos incrível

Vinícolas & Enoturismo

Subi a serra em um sábado qualquer de Novembro de 2014. Fazia calor e o sol estava lindo. Foi uma viagem tranquila de 2h até a Serra Catarinense, por uma das estradas mais belas do Brasil. A vinícola fica em São Joaquim, uma das poucas cidades brasileiras que vê a neve no inverno. É neste cenário que fica a belíssima Villa Francioni.

Cheguei por volta das 16h para a visita das 16:30h. A vinícola é toda voltada para o enoturismo, recebe os turistas muito bem e tem uma visita guiada de aproximadamente 1h. Com uma degustação no final de alguns dos principais rótulos. Atualmente os horários disponíveis são os seguintes: De domingo a domingo, com três opções de horários: 10h, 13h30 e 15h30.

O valor da visita guiada é de R$ 30 e você pode convertê-lo em compras logo depois da degustação. O pessoal da loja é atencioso e quem recebeu a gente foi a Eduarda.

A visita guiada

A visita guiada é um show a parte. Eu mesmo fiquei surpreso de encontrar tal estrutura. Foram 45 minutos de pura diversão. A vinícola é um verdadeiro parque temático para qualquer amante de vinhos.

Vamos a Villa Francioni?

A primeira passagem é pela galeria da arte da vinícola, que tem peças incríveis e muda de exposição de tempo em tempo. Na data que fui estavam expostos quadros do artista plástico catarinense Juarez Machado, que também assina alguns rótulos da vinícola. A construção é imponente e tem peças de várias partes do mundo. Vitrais europeus, lustres, portas que viraram janelas e até uma mesa que pertenceu a família real. Tudo encanta.

 

Uma das minhas partes favoritas da visita foi a apresentação do vídeo sobre a origem e construção da vinícola. São 7 minutos de vídeo em uma sala de projeção. Ali, você conhece a história de Dillor Freitas e a ideia de construir a VF. Nos últimos segundos de vídeo você tem uma surpresa agradabilíssima. As telas de projeção são recolhidas revelando que você está em uma sala bem no centro da produção de vinhos. Infelizmente fiz a visita em um domingo e a produção estava parada, mas fiquei com muita vontade de ter a experiência durante a semana.

A Villa Francioni é uma vinícola projetada em um declive e cada processo da produção de vinho fica em um andar. O vinho não é bombeado em nenhum momento e o visitante vai caminhando por cada andar e pode assistir da produção ao engarrafamento das preciosidades da vinícola. No último estágio você está abaixo do solo, na cave. É de lá que você vai subir pelo elevador panorâmico que tem vista para parte do vinhedo que você vê no nosso vídeo no início da página.

Nós achamos o máximo e voltaremos em breve! Confira também a avaliação que fizemos do Villa Francioni Rosé 2014, o vinho que teria encantado a Madonna em 2008. E você, conhece a VF? Conta pra gente o que você achou!

Tags: Serra Catarinense, Villa Francioni
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.