1. Vinícolas
  2. »
  3. Vinícola Don Giovanni e seus espumantes de Pinto Bandeira

Vinícola Don Giovanni e seus espumantes de Pinto Bandeira

Pousada Don Giovanni
Tags:

Visitamos a Serra Gaúcha em uma força tarefa para trazer os melhores achados em vinhos nacionais. A tarefa não foi fácil, mas foi com vinho. O resultado final você confere agora.

A primeira vinícola escolhida, a Don Giovanni, fica em Pinto Bandeira, cidade da famosa Cave Geisse, idealizada por Mario Geisse, importante enólogo chileno.

Já na chegada, a construção antiga de arquitetura italiana chama atenção com a parede viva. O local pede um bom espumante.

Visita a Vinícola Don Giovanni

Ao chegar na Vinícola Don Giovanni, fomos recebidos por Silvana Dallagnol. Já na chegada, a enóloga nos levou para a cave da vinícola, onde nos deparamos com verdadeiras raridades. São safras datadas dos anos 90, cuidadosamente dispostas para encher os olhos do visitante.

Entre os vinhos expostos, estão os espumantes da safra histórica de 1997, que é aberto apenas em ocasiões especiais e para avaliar o poder de maturação do terroir da vinícola.


CONHECE NOSSO GUIA?
 
Guia: Como Degustar Vinho Como Um Profissional

Como Degustar Vinho
Como um Profissional


de R$29,90 por R$19,90!!!




Silvana conta que as únicas garrafas existentes são as expostas – menos de 20.

Espumantes e Vinhos Don Giovanni

E é claro que eu não poderia sair de lá sem degustar algumas das preciosidades da vinícola. Fomos então conhecer o ambiente de degustação, um ambiente rústico que combina em tudo com vinho. Foi ali que nos foi apresentado algumas das pérolas da Vinícola Don Giovanni. Saí de lá fã de um Cabernet Franc e de alguns espumantes.

1. Don Giovanni Cabernet Franc

Dos tintos da vinícola, destaca-se um incrível Cabernet Franc 2012, de espetacular maciez em boca, muito bem estruturado e redondo. Um dos melhores Francs de toda a viagem. Porém, os espumantes roubam a cena.

2. Espumante Don Giovanni Brut

O primeiro deles, o Don Giovannni Brut, feito de 75% de Chardonnay e 25% de Pinot Noir. Tem 24 meses de maturação no método tradicional. Traz uma cor amarelo-esverdeado, aromas de frutas brancas como maçã e abacaxi, um certo toque cítrico com um fundo amanteigado. De ótima estrutura e corpo.

3. Espumante Don Giovanni Nature

O segundo, o Don Giovanni Nature, tem um toque de maturação maior e corpo mais bem estruturado. Com a mesma proporção entre Chardonnay e Pinot Noir. Também com 24 meses de maturação. A diferença está na concentração de açúcar residual, que aqui é zero (contra as 8g/l do Brut). O espumante ganha brilho, cores mais intensas e acidez equilibrada. Os aromas de frutas cítricas juntam-se com tostado e toques de casca de pão, típicos do processo de envelhecimento. Um grande espumante nacional.

4. Espumante Don Giovanni Série Ouro Extra Brut

A estrela da tarde foi o Don Giovanni Série Ouro Extra Brut. Com 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir, tem 6g de açúcar por litro e passou por 36 meses de maturação, ganhando maior complexidade. Os aromas presentes ganham alguma complexidade, aparecendo o mel. O tostado permanece com intensidade. É um espumante de ótima estrutura e corpo. Extremamente gastronômico.

Além dos três espumantes degustados, a Don Giovanni também tem o Dona Bita Brut, um espumante especial com, no mínimo, 70 meses de maturação em contato com as leveduras, o que promete estrutura ainda maior à bebida.

Pousada da Vinícola Don Giovanni

Além da vinícola, o local dispõe de uma pousada charmosa e um restaurante que funciona apenas sob agendamento.

A estadia pode ser agendada por telefone, e-mail ou diretamente no Booking.com.

Caso o seu interesse seja apenas nos vinhos, eles também recebem visitantes apenas para degustações.

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

Este post ainda não tem votos, seja o primeiro!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
Cadastre-se e Aprenda
Sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuí­ta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
ASSINAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link

Faça Download da
Ficha de Avaliação de Vinhos
Oficial do Vem da Uva
DOWNLOAD