Sauvignon Blanc
5 Comentários

Vinho Sauvignon Blanc: Características Básicas e Curiosidades

Sauvignon Blanc
5 Comentários

Uma das uvas brancas mais cultivadas no mundo, a Sauvignon Blanc talvez seja a mais “multifacetada” das uvas brancas. Pode render vinhos brancos de diversos estilos, de vinho Sauvignon Blanc mais fresco aos mais encorpados.

Tem o poder de se adaptar a todo tipo de solo, produzindo um vinho diferente do outro, dependendo de onde é plantada.

Já vamos entender o por quê. Como se fosse uma esponja, retira do solo as características do local e traduz o terroir da região.

Dessa forma, traduz o local em um vinho que pode ser tanto encorpado, como ligeiro e jovem, desses para beber em dias quentes.

Características do vinho Sauvignon Blanc

Como você já viu, a Sauvignon Blanc é uma variedade muito produtiva, porém requer muita atenção às vinhas para revelar sua mais bela expressão.

Com essa vantagem de se adaptar fácil, a Sauvignon Blanc é uma grande variedade de uva branca que se espalha por todo o mundo.

Pode produzir vinhos excepcionais ou simples, dependendo do trabalho, empenho e desejo do enólogo que a manipula ainda no vinhedo.

Na melhor das hipóteses, o Sauvignon Blanc será capaz de aproveitar as características relacionadas ao seu solo, mostrando sua acidez natural e seu vigor.

Nós já fizemos um artigo ajudando você a diferenciar a Chardonnay da Sauvignon Blanc. Se você não leu, corre lá.

Comparação Visual dos Cachos de Uva

Se tiver pouca maturidade, se não crescer em um terroir perfeito, teremos um vinho marcado por seus aromas varietais: esse lado gramado, muito vegetal.

Na pior das hipóteses, quando ele está maduro, ele assume aromas de xixi de gato.

Porém pode-se encontrar Sauvignon Blancs magníficos. Em um grande terroir, durante uma grande safra, onde atinge sua melhor maturidade, a Sauvignon Blanc ultrapassa seu terroir e terá características muito mais maduras, como notas de especiarias e frutas com caroço, como pêssego.

Onde a Sauvignon Blanc é mais produzida?

O berço da Sauvignon Blanc na França fica principalmente no Vale do Loire, em Sancerre, Pouilly-Fumé.

Toda essa área do centro do Loire, Menetou-Salon, Quincy, Reuilly, você irá encontrar Sauvignon Blanc.

Também o encontraremos muito em Bordeaux, em toda a região de Graves e Sauternes. Lembre que a Sauvignon Blanc é uma das uvas que dá origem a tão famosa Cabernet Sauvignon, rainha de Bordeaux.

Sauvignon Blanc encontra sua melhor expressão no Vale do Loire, principalmente na denominação de Sancerre e Pouilly-Fumé, mas também em todo o setor de Touraine.

É comum também a produção de excelentes vinhos em áreas diferentes como Chenonceau.

Se você quiser aproveitar ao máximo essa variedade, precisará plantá-la em terroirs com capacidade de ir além do caráter varietal. Esse é o desafio!

Países que se destacam na produção de Sauvignon Blanc

Sauvignon Blanc é uma daquelas grandes variedades de uvas internacionais que se espalharam por todas as regiões vinícolas.

É muito plantado no hemisfério sul, na Nova Zelândia, Austrália, África do Sul.

Na Europa, é encontrado principalmente na Áustria. Também é plantado na Síria, onde existem Sauvignon Blancs muito bons. Interessante, não?

A pequena região de Friuli, na Itália, também oferece vinhos brancos de qualidade.

Cultivo da Sauvignon Blanc

Sauvignon é uma uva complicada de se trabalhar exatamente porque é muito produtiva

Extremamente sensível a doenças, mas são especialmente os seus rendimentos que podem rapidamente trazer muita diluição, ou seja, um fruto com muita água.

É preciso ter muito cuidado na vinha para garantir que os rendimentos sejam limitados com podas preventivas.

Reconhecendo um Sauvignon Blanc em degustações

Resumir a experiência de degustar um Sauvignon Blanc as cegas pode ser bem complicado.

Diferença entre os dois vinhos brancos

Principalmente pelo fato de que esta uva tem o poder de se adaptar e mudar de acordo com o local onde é plantada, como vimos no início do post.

Tudo depende de quão madura os bagos estão na hora da colheira, tudo da maneira como é manejada no vinhedo, do seu rendimento.

Mas é realmente o terroir que marcará o envelhecimento de seus vinhos.

Assemblage para Sauvignon Blanc?

Sauvignon Blanc não é uma uva utilizada em assemblages. Na maioria das vezes, em sua aceitação varietal – a mais comum no mundo – ela é vinificada sozinha.

No entando, é comum assemblages em Bordeaux com Sémillon, e fará parte da mistura de muitos vinhos brancos de Bordeaux, seja Graves ou Pessac-Léognan, mas também alguns Sauternes. No caso da junção com Semillon, pode ser usado na mistura de ótimos vinhos doces.

Sauvignon Blanc é um vinho de guarda?

A grande maioria dos Sauvignon Blanc é consumida na juventude. Há exceções, e em grandes terroirs de alguns vinicultores, em belas safras, os Sauvignon Blanc podem ter capacidades de envelhecimento bastante inesperadas.

VOCÊ SABIA?
No Brasil, temos alguns exemplares produzidos na Serra Catarinense com este perfil.

Vamos conhecer alguns Sauvignon Blancs nacionais?

Selecionamos 6 varietais de Sauvignon Blanc excelentes produzidos no Brasil, em estilo mais evoluído e complexo. A Serra Catarinense tem o terroir perfeito para a Sauvignon Blanc, o que permite a nós, brasileiros, a chance de provar o melhor desta uva.

Não deixe de experimentar pelo menos um dos indicados na lista.

Como harmonizar um Sauvignon Blanc?

O Sauvignon Blanc, com sua acidez natural, é ideal para acompanhar frutos do mar.

É também o companheiro ideal para queijos de cabra, especialmente queijos Loire e Touraine.

Combina bem com a culinária picante, sua acidez se equilibra perfeitamente com o caráter da pimenta.

Harmonizar Sauvignon Blanc
Você pode optar por um sushi para os Sauvignon Blancs mais básicos e ligeiros, sem potencial de guarda. Para os mais ricos e encorpados, você pode optar por pratos a base de vegetais com cremes azedos, como iogurte natural. Molhos para saladas, geralmente, trabalham bem como o Sauvignon Blanc. Escalopes de peixes e frutos do mar com acompanhamentos azedos também podem fazer sucesso. O Vinho Verde português pode fazer o mesmo papel.

E então, conseguiu conhecer um pouco mais da Sauvignon Blanc?

Esperamos que sim. Agora, conta pra gente. Você gosta de um Sauvignon Blanc? Qual a melhor garrafa que você já teve o prazer de degustar dessa enigmática branca?

Deixe seu comentário abaixo! 🙂

Tags: Sauvignon Blanc
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

5 Comentários. Deixe novo

  • Otimo texto. Ainda nao exploramos muito a Sauvignon Blanc.

    Responder
  • Isais Candido
    28 de nov, 2019 19:09h

    Aqui em Curitiba tem supermercados vendendo Sauvignon Blanc “Tradizioni do Valle Central do Chile por R$ 25,00, será que o terroir da serra catarinense é tão superior assim a do Valle Central do Chile? (considerando os preços dos vinhos catarinenses sugeridos no post)

    Responder
    • Isais, morando ao pé da Serra Catarinense e tendo feito toda a região vinífera do Chile, posso te dizer que devem existir bons SB no Chile, com certeza. Mas por enquanto, os SB da Serra Catarinense ainda estão entre os meus preferidos. O que é um orgulho pra mim, poder dizer isso! 🙂

      Marcos.

      Responder
  • Jair Oliveira do nascimento
    27 de set, 2019 11:47h

    Minha uva prederida. Tenho na memória um Sauv. Blanc de um produtor do Chile Chamado Tierry Villard. Pra mim o melhor Sauv Blanc que já provei até agora..

    Responder
    • Eu sou muito fã dos Sauv Blanc da Serra Catarinense. Temos vários exemplares ali de qualidade superior. O da Villa Francioni é apenas um deles. Mas basicamente todo produtor ali faz ótimos SBs. Vale a pena a aposta, Jair!

      Marcos.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.