Harmonização
12 Comentários

5 Dicas Práticas Para Harmonizar Vinho Branco

Harmonização
12 Comentários

Enquanto nós nos afundamos de dicas, informações e “senso comum” na harmonização de vinhos tintos com pratos, quase ninguém está falando sobre a fácil harmonização dos vinhos brancos.

Sim, você não leu errado. Eu disse que harmonizar vinhos brancos é fácil. Claro, se comparado com a grande riqueza de variações da harmonização de vinhos tintos, harmonizar vinho branco fica fácil. Vai ficar mais ainda com essas 5 dicas que a gente separou pra você. Aliás, tem mais 14 dicas de harmonização de vinhos por aqui.

1. Chardonnay para peixes ricos em gorduras e com molhos marcantes

Brancos sedosos e amanteigados, como os Chardonnay com passagem por barrica e de boa estrutura, são deliciosos com peixes como salmão ou qualquer outro fruto do mar com molhos mais marcantes, como molho de peixe ou a base de manteiga (gorduras).

Mas lembre-se: o Chardonnay precisa ser bem estruturado para fazer essa harmonização, Chardonnay ligeiro (geralmente de menor preço e mais fresco, ácido), não irão fazer jus ao prato. Aliás, Chardonnay é ótimo com carne branca e harmonizar muito bem pra ceia de natal.

2. Sauvignon Blanc combina com pratos frescos e molhos “azedos”

Você pode optar por um sushi para os Sauvignon Blancs mais básicos e ligeiros, sem potencial de guarda. Para os mais ricos e encorpados, você pode optar por pratos a base de vegetais com cremes azedos, como iogurte natural.

Molhos para saladas, geralmente, trabalham bem como o Sauvignon Blanc, e você pode aprender tudo sobre o Sauvignon Blanc aqui. Escalopes de peixes e frutos do mar com acompanhamentos azedos também podem fazer sucesso. O Vinho Verde português pode fazer o mesmo papel.

3. Pinot Grigio para os pratos leves de peixe

Embora não sejam muito comuns no Brasil, o Pinot Grigio faz um vinho leve e descompromissado, perfeito para harmonizar com saladas e um prato muito popular entre os brasileiros – o sushi.

 

Embora não sejam muito comuns no Brasil,o Pinot Grigio faz um vinho leve e descompromissado, perfeito para harmonizar com saladas e um prato muito popular entre os brasileiros – o sushi. Pratos como esse parecem ganhar nova vida quando harmonizados com vinhos igualmente delicados, como o Pinot Grigio italiano.

 

Pratos como esse parecem ganhar nova vida quando harmonizados com vinhos igualmente delicados, como o Pinot Grigio italiano.

4. Sushi? Vinho branco simples e barato

Exato. Se você, como grande parcela dos brasileiros, é viciado no Sushi, essa acaba sendo uma notícia muito boa. Você pode harmonizar facilmente o Sushi com vinhos brancos simples. Chardonnay argentino, chileno, Sauvignon Blanc argentino ou chileno. Aliás, saiba a diferença entre o Chardonnay e o Sauvignon Blanc.

Os dois vinhos brancos que você encontra em qualquer supermercado vão atender bem ao requisito de harmonizar com Sushi. Obviamente o prato também pode ser harmonizado com ótimos vinhos, porém você vai se sair bem com vinhos brancos ligeiros – os mais baratos.

5. Eventos descompromissados pedem por vinhos descompromissados

Não tente harmonizar eventos mais casuais, como uma tarde na beira da piscina, com grandes vinhos brancos, encorpados e amanteigados. Esses momentos descontraídos pedem por vinhos mais simples, de maior acidez e frescor.

Quando o objetivo for jogar conversa fora entre os amigos, você pode optar por um vinho simples e menos complexo. Em eventos assim, os assuntos precisam variar, e se o vinho for bom, ele será o centro das atenções. Lembre-se que nem todos os seus amigos são amantes de vinho.

Trocar de assunto faz bem, afinal de contas, nem todo mundo tem somente enófilos na roda de amigos, certo? Conversar sobre a vida e os acontecimentos do dia a dia também fazem parte desse tipo de encontro.

Infográfico para ajudar você a harmonizar vinho com comida

Mas a gente não se contenta com pouco, né? Então eu acabei me empolgando e além das 16 regras para harmonizar vinho e comida, fizemos também este infográfico lindo pra você poder consultar quando quiser.

Guia de Harmonização

E então, conseguiu absorver algo sobre como funciona a harmonização de vinhos e comida? O assunto parece ser complexo, mas você vai começar a fazer as harmonizações automaticamente com o treino. A chave, aqui, é treinar. Tentar, errar, tentar de novo.

Me conte o que você achou das dicas nos comentários abaixo, vai! 🙂

Tags: Harmonização, Infográfico
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

12 Comentários. Deixe novo

  • Divino Junior
    1 de maio, 2023 12:55h

    Boa tarde , gostaria de saber qual o melhor tipo de vinho para armonizar com tábua de frios

    Responder
  • João Paulo Lourenço Mendes
    6 de jun, 2019 16:17h

    Gostaria de tirar uma duvida: Qual seria a maior virtude de um Sommelier profissional em um restaurante, além de saber sobre o Terroir, a arte de bem servir entre outras, seria a harmonização entre pratos e vinhos?
    Agradeço se poder me enviar a resposta.

    Responder
    • Marcos Marcon
      6 de jun, 2019 19:54h

      João, a maior virtude do Sommelier é identificar o estilo de vinho que o cliente gosta e saber indicar um rótulo que vai agrada-lo. E de quebra, sim, saber conversar com o cliente e ensinar sobre novas informações que possam agregar na experiência de consumo do vinho. A origem do rótulo, características do terroir, do produtor, da uva. Tudo isso agrega. O Sommelier está ali não para empurrar o que ele acha ser o melhor vinho, e sim com uma pequena conversa, conseguir captar o que o cliente pretende consumir naquele momento. Traduzir isso em uma garrafa.

      Responder
  • João Paulo Lourenço Mendes
    6 de jun, 2019 16:13h

    Gostei muito das dicas, algo que responde a minha duvida em relação a qual tipo de vinho se adequa a um clima quente como no verão e que os vinhos brancos harmonizam bem com pratos leves com: Peixes, vegetais e frango.
    Cada vez mais enriquecendo o conhecimento com as dicas.

    Responder
    • Marcos Marcon
      6 de jun, 2019 19:55h

      É isso aí, João. Aprender sobre vinho é nesse ritmo. Gole por gole. Não dá pra aprender tudo de uma vez só, até porque a quantidade de informações que temos é enorme. Imagine conhecer todos os locais e produtores de vinhos do mundo? Impossível…

      Responder
  • Amei este guia, vai ser muito útil, pois sempre recebo amigos p bater um papo e curtir um vinho, mas sempre ficava na dúvida do que servir p acompanhar. Obrigada ?

    Responder
  • Muito boa as dicas gostei bastante

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.