Dicas

O que significa “taninos verdes”?

Uvas tintas ainda verdes tendem a produzir vinhos desagradáveis, não apenas por causa de níveis elevados de metoxipirazina (o famoso gosto herbáceo, que em níveis agradáveis pode trazer o aroma de “pimentão verde” em degustações), mas também por causa da presença de taninos ainda “verdes” e não maturados adequadamente. Aprenda um pouco mais do motivo pelo qual comparações nos aromas do vinho, como “aroma de pimentão”.

As sementes contribuem com uma quantidade substancial de taninos nos vinhos tintos, e se estes são verdes, tal fato pode afetar diretamente na qualidade do vinho produzido.

É aqui que a pesquisa sobre taninos ainda continua na indústria do vinho. O objetivo é identificar níveis adequados e o estágio de maturação dos compostos fenólicos (taninos), o que daria uma indicação melhor do momento correto para colher uma determinada uva. Outro objetivo das pesquisas atuais é entender e identificar como os taninos evoluem em cada variedade existente de uva. É por isso que o momento de colheita da uva é extremamente importante. Horas de diferença poderiam significar níveis bem diferentes de taninos.

Quer saber mais sobre tanino? Escolha um item da nossa série sobre o assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
  
 Cadastre-se  e Aprenda 
Sobre Vinho Grátis!
Toda semana você recebe uma aula exclusiva no seu e-mail, tudo grátis!
ASSINAR ➤
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link