Serviço do Vinho
3 Comentários

Adega Climatizada ou Refrigerada: Como Escolher a Melhor?

Serviço do Vinho
3 Comentários

Escolher a melhor adega climatizada para seus vinhos não é necessariamente uma tarefa lá muito fácil, certo? A procura não será tão prática caso você seja uma daquelas pessoas bem criteriosas.

O fato é que existe um número de marcas e modelos que podem variar muito em qualidade e, claro, de preços acessíveis até preços extremamente altos.

Adega Climatizada

Neste guia, nós resolvemos facilitar exatamente esse processo de escolha. Vamos explicar os tipos de adegas, os modelos mais bem avaliados e os pontos que você precisa observar na hora de avaliar uma adega.

Veremos os diferentes tipos de adegas climatizadas existentes, as marcas de referência, e principalmente os critérios a serem levados em consideração antes de prosseguir para a compra. Leia nosso artigo, tira suas dúvidas e você estará pronto para escolher a sua.

O que é uma adega refrigerada?

Antes de explicar como escolher uma adega climatizada, lembre-se brevemente de sua definição.

Como lembrete, estes são dispositivos elétricos que permitem reproduzir artificialmente as condições atmosféricas que prevalecem nas adegas climatizadas (não artificialmente) tradicionais, aquelas que, geralmente, são subterrâneas em vinícolas, e com um empurrãozinho da sorte e muito trabalho, na sua futura casa, talvez? 🙂

Antes de mais nada, vamos ver se você realmente precisa de uma adega climatizada. Afinal de contas, é energia elétrica, espaço do seu ambiente que será ocupado, e claro, um investimento financeiro.

Ela é realmente necessária?

Uma adega climatizada recria uma atmosfera onde prevalecem as temperaturas ideais, sem sofrer variações de acordo com as estações do ano. Ou seja, a intenção principal de uma adega é manter a constância do clima, tão ou mais importante que a temperatura relativamente baixa.

Elas possuem um regulador de temperatura para esse fim e armazenam as garrafas quase na escuridão. Perceba que os vidros, geralmente, são levemente escurecidos com película.

Dependendo das necessidades de conservação, uma adega climatizada será usada para manter o vinho na temperatura de degustação ou para preservar os vinhos jovens na temperatura de amadurecimento (envelhecimento), até a maturação.

Dito isso, você precisa analisar qual o seu comportamento relacionado ao consumo de vinho.

Que tipo de enófilo você é?

  • Você compra safras raras e as deixa guardada? Então sim, você precisa de uma adega. E das melhores.
  • Você compra o vinho apenas no dia em que vai beber? Se sim, talvez você não precisa deste eletro ocupando espaço em casa, não?
  • E o mais importante de todos: você compra vinhos jovens, sem potencial de guarda? Esses são os seus vinhos de consumo, normalmente? Se sim, talvez uma adega em madeira associada a velha e boa geladeira já atenda a sua necessidade.

É sempre bom levar todos os itens em conta. Mas claro, uma adega em casa pode também ser utilizada pela praticidade e para trazer um charme ao ambiente.

Quais são os tipos de adegas elétricas?

Em termos de adega de vinho climatizada, podemos dividi-las basicamente em dois tipos:

  • A termoelétrica
  • e Adega de compressor

Embora nenhuma delas seja em tese melhor do que a outra, é importante compreender as vantagens e desvantagens de adegas termoelétricas e adegas de compressor, para que possa decidir qual é a melhor opção para você.

Qual a diferença entre os modelos de compressor e termoelétrica?

Vamos fazer um comparativo fácil a seguir, pra você entender e matar essa dúvida que deixa muito enófilo de cabelo em pé. Gostar de vinho, as vezes, não é tão fácil, tá vendo?

  • Adega de compressor

Uma adega de vinho de compressor utiliza um sistema de refrigeração por compressão de vapor (que é a mesma tecnologia usada para condicionadores de ar) ou seja, retira o calor interno da adega climatizada e mantém a temperatura em torno de 10ºC a 14ºC interior em relação ao ambiente externo.

👍 Vantagens

As adegas de compressores oferecem seu próprio conjunto de aspectos positivos.

Operação poderosa: adegas refrigeradas por compressor têm uma capacidade de resfriamento muito mais poderosa do que as termoelétricas.
  • Lida com altas capacidades: Devido ao seu poderoso resfriamento, pode lidar com grandes capacidades de garrafas de vinho. É ideal para pessoas com grandes coleções de vinhos ou adegas cheias.
  • Adapta-se a temperatura ambiente: As adegas de compressores podem se adaptar melhor a temperaturas variadas, mesmo que estas sejam bem mais altas, mantendo uma temperatura interna estável, apesar das condições ambientais. Considere esse recurso se você planeja manter suas garrafas no porão ou em outra área não ventilada.

👎 Desvantagens

As adegas de compressores têm seus pontos negativos. Se você sentir que algum dos seguintes recursos afetará significativamente sua experiência, considere usar uma adega climatizada termoelétrica.

  • Pequenas vibrações: Como um compressor possui muitas partes móveis e pode ser ligado e desligado, as adegas de compressores às vezes vibram levemente. Isso é ruim se deseja guardar seus vinhos por mais tempo, pelo fato que o balançar das garrafas pode alterar a qualidade do seu vinho.
  • Ligeira saída de ruído: Mais uma vez, devido aos componentes móveis, as adegas de compressores costumam emitir algum ruído, especialmente após um certo tempo de uso. Esse barulho é o mesmo que o zumbido da sua geladeira comum.

Agora que vimos um pouco sobre as adegas de vinho de compressor, vamos analisar a termoelétrica.

  • Adega Termoelétrica

Uma adega climatizada termoelétrica utiliza um tipo de tecnologia completamente diferente, onde placas de cerâmica conseguem dissipar o calor interno para manter o vinho na temperatura correta.

 

👍 Vantagens

Entre as principais vantagens de uma adega de vinho termoelétrica podemos destacar:

  • Consomem menos energia: Como possuem menos partes móveis e requerem muito menos energia para operar, as adegas de vinho termoelétricas consomem muito menos energia do que as adegas de compressor. Esse recurso não apenas beneficia o seu bolso, mas também o meio ambiente.
  • Silenciosa: O resfriamento termoelétrico requer muito pouco movimento das peças internas; portanto, essas unidades geram muito pouco ruído quando está em funcionamento.
  • Sem vibração: Ao contrário de uma adega de compressor que cantarola e vibra levemente, uma adega de vinho termoelétrica não vibra, o que é ótimo, pois qualquer tipo de vibração, muda a qualidade do seu vinho. Por esse motivo, as adegas de vinho termoelétricas criam um ambiente favorável para o seu vinho, especialmente se você planeja envelhecê-los por um período de tempo significativo.

👎 Desvantagens

Assim como as adegas de compressor, as termoelétricas também têm suas desvantagens:

  • Pouca capacidade interna: Isso significa que, se você tiver uma grande quantidade de garrafas que deseja resfriar, poderá acabar gastando mais dinheiro na compra outra adega, em vez de ter uma única unidade dedicada que pode armazenar tudo.
  • Sensível ao calor: Infelizmente uma adega com resfriamento termoelétrico não é a ideal para ambientes instáveis ​​ou extremamente quentes. Altas temperaturas dificultam a sua capacidade de refrigeração, e em alguns casos havendo oscilações de temperatura durante o uso.
  • Custa um pouco mais: Embora as adegas de vinho termoelétricas usem significativamente menos energia que as de compressor, é importante notar que as termoelétricas precisam estar ligadas o tempo todo, o que pode acabar custando mais dinheiro do que você imagina. Diferente das adegas de compressor que só são ligadas quando necessário.

Guardar o vinho na geladeira tem o mesmo efeito de guardar em uma adega climatizada?

É possível, sim, manter um vinho na geladeira, caso pretenda consumi-lo em pouco tempo.

De fato, para envelhecer um vinho, a temperatura da geladeira será muito baixa, estabilizando demasiadamente a bebida.

Isso por que a temperatura ideal de envelhecimento de um vinho está entre 10°C e 14°C, exatamente o que uma adega climatizada tenta alcançar.

Além disso, as vibrações da geladeira podem prejudicar a preservação da sua garrafa de vinho a longo prazo. Por outro lado, se é uma garrafa que você pretende consumir no dia seguinte, não há problema.

Lembre-se de tirar o vinho da geladeira algumas horas antes de servir, para que fique à temperatura ambiente (dependendo de onde você mora, claro).

Lembre-se que em média os tintos são servidos entre 16° e 18° graus. Mas você pode aprender sobre as temperaturas em que os vinhos são servidos com nosso infográfico.

Só há um caso em que você é particularmente aconselhado a manter o vinho na geladeira: quando a garrafa já estiver sido aberta. Nesse caso, a geladeira é certamente o melhor local para mantê-la.

Nós vamos ver em seguida os cuidados que você deve tomar nesse caso.

6. Quais são as precauções para manter um vinho na geladeira?

Quando você mantém uma garrafa de vinho aberta na geladeira, há vários parâmetros devem ser considerados:

  • A velocidade de oxidação do vinho;
  • Luminosidade que a bebida recebe;
  • A temperatura de sua geladeira.

Para que seu vinho não oxide muito rápido e possa ser bebida mesmo após alguns dias, você pode usar garrafas menores para que menos ar fique em contato com o vinho.

Se não for possível, mantenha-o sempre na vertical, pra que a superfície do vinho peque menos oxigênio, veja entra e outras dicas na nossa postagem que ensina você a guardar o vinho na geladeira.

De fato, manter um vinho aberto por muito tempo em sua geladeira acarreta efeitos indesejados, pois sua qualidade, principalmente o aroma, serão alterados.

Outra precaução a tomar: mantenha o vinho longe da luz. Se você abrir a geladeira com frequência, o vinho pode sofrer alterações ainda mais rápido.

Melhor escolher outra uma geladeira, por exemplo, a que fica na sua dispensa ou garagem, e que é aberta muito pouco. A temperatura também é importante na preservação do vinho, nada muito quente, ok?

O vinho, aberto ou não, não suporta muitas variações de temperatura. É um dos piores venenos para seus vinhos, essa oscilação de temperatura.

Isso remonta ao nosso ponto anterior: é melhor optar por uma geladeira que você não usa diariamente, ou evitar armazenar seu vinho na porta da geladeira, onde ele irá sofrer muito agito e pegar bastante luz e calor no momento de abrir a porta.

7. Quanto tempo você pode manter um vinho na geladeira?

Isso vai depender do tipo de vinho. Em geral, no entanto, um vinho aberto mantido na geladeira deve ser consumido dentro de 3 dias no máximo.

Para vinho branco ou rosé, recomendamos uma vida útil de 1 a 2 dias, enquanto que para vinho tinto, recomendamos 1 a 3 dias. Mas claro, dependendo da qualidade do vinho, esse período pode chegar facilmente a 5 dias.

8. Qual a temperatura ideal de uma adega?

De fato, as adegas mantêm uma temperatura constante em média 10ºC a 14ºC, que é a temperatura ideal para a conservação e o envelhecimento do vinho.

9. Qual a diferença entre a adega de vinho e a de cerveja?

A principal diferença está no fato de que uma adega de cervejas ou frigobar, serve apenas para controlar a temperatura e permite manter suas cervejas sempre geladas para o consumo.

Quanto à adega, seja tanto para o consumo rápido, como para envelhecer o seu vinho e permite controlar a temperatura, umidade, vibração ou ruído e a luz.

Se você compra regularmente vinho para consumo, uma adega de vinho é a solução perfeita.

Esta irá manter o seu vinho tinto, branco e o seu champanhe frescos, na temperatura ideal. Desta forma, você provará todos os aromas do seu vinho, e poderá saboreá-lo em seu nível ideal.

É por isso que uma garrafa de vinho parece muito melhor no restaurante do que em casa. O vinho mantido na temperatura certa realmente faz a diferença no sabor.

Quais as melhores adegas no mercado atualmente?

Existe no mercado atualmente dezenas de modelos de Adegas de vinho climatizadas, tanto de compressor como termoelétricas.

Separamos aqui a lista das 10 melhores baseadas na opinião dos clientes, preços e durabilidade, esperamos que possa ajudar na sua pesquisa:

Melhores Adegas de Compressão

5º Lugar – Brastemp Dual Zone BZB33BE

Capacidade: 33 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 5 a 18

Recursos e Funções:

  • Duplo compartimento;
  • Painel Touch Screen;
  • Controle eletrônico de temperatura externo;
  • Iluminação Interna.

4º Lugar – Electrolux ACD29

 

Capacidade: 29 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 5 a 18

Recursos e Funções:

  • Display Digital;
  • Painel Touch Screen;
  • Controle eletrônico de temperatura externo;
  • Baixo Nível de Ruído.

3º Lugar – Midea WBA29

Capacidade: 29 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 7 a 18

Recursos e Funções:

  • 2 portas;
  • Porta de Vidro;
  • Display Digital;
  • Pés Niveladores.

2º Lugar – Brastemp BZB28AE

Capacidade: 28 garrafas

Variação de Temperatura (C°): não informado pelo fabricante

Recursos e Funções:

  • Painel Touch Screen;
  • Iluminação Interna;
  • Porta de Vidro;
  • Controle eletrônico de temperatura externo;
  • Proteção de raios UV;
  • Pés Niveladores.

Lugar – Suggar Premium Lyon

Capacidade: 13 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 4 a 18

Recursos e Funções:

  • Display Digital;
  • Controle eletrônico de temperatura externo;
  • Sistema Antivibração;
  • Iluminação Interna;
  • Porta de Vidro.

Melhores Adegas Termoelétricas

Vamos analisar agora, as melhores adegas termoelétricas

6º Lugar – Brastemp BZB28AE

Capacidade: 28 garrafas

Variação de Temperatura (C°): não informado pelo fabricante

Recursos e Funções:

  • Painel Touch Screen;
  • Iluminação Interna;
  • Porta de Vidro;
  • Controle eletrônico de temperatura externo;
  • Proteção de raios UV;
  • Pés Niveladores.

5º Lugar – Easycooler JC-65G

 

Capacidade: 28 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 12 a 18

Recursos e Funções:

  • Porta de Vidro;
  • Baixo Nível de Ruído;
  • Iluminação Interna;
  • Display Digital.

4º Lugar – Easycooler JC48G2

Capacidade: 18 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 7 a 15

Recursos e Funções:

  • Iluminação Interna;
  • Baixo Nível de Ruído.

3º Lugar – Philco PH16E

 

Capacidade: 16 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 12 a 18

Recursos e Funções:

  • Controle eletrônico de temperatura externo;
  • Display Digital;
  • Iluminação Interna;
  • Baixo Nível de Ruído.

2º Lugar – Electrolux ACS08

Capacidade: 8 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 12 a 18

Recursos e Funções:

  • Display Digital;
  • Controle eletrônico de temperatura externo;
  • Baixo Nível de Ruído;
  • Iluminação Interna;
  • Painel Touch Screen;
  • Trava do Painel;
  • Porta de Vidro.

1º Lugar – Cadence Gourmet ADE081

Capacidade: 8 garrafas

Variação de Temperatura (C°): de 8 a 18

Recursos e Funções:

  • Porta de Vidro;
  • Iluminação Interna;
  • Painel Touch Screen;
  • Baixo Nível de Ruído;
  • Pés Niveladores;
  • Controle eletrônico de temperatura externo.

E então, qual a melhor adega para você?

Para determinar qual adega é mais adequada às suas necessidades, você precisará determinar qual será a principal função da sua futura adega.

O que você prefere? Sentir satisfação imediata ou aguardar o momento perfeito? Alias, dependendo da sua resposta, talvez a solução ideal pra você seja uma adega de madeira.

A resposta a esta pergunta o ajudará a determinar o que é melhor para você, uma adega de vinho de compressor ou uma adega termoelétrica. Embora… possam ser as duas!

No entanto, se você gosta de visitar vinhedos e comprar uma caixa de vinhos que experimentará ao longo de vários anos, se gosta de vinhos terrosos sem pagar o preço de um vinho maduro ou se deseja envelhecer você mesmo seus vinhos comprados, uma adega termoelétrica será a opção perfeita para você.

As flutuações de temperatura, luz, vibração e umidade são fatores a serem considerados, pois têm um impacto na preservação do vinho; devemos escolher uma adega que controla esses 4 fatores.

Não existe uma regra básica para a compra de um adega perfeita, a sua real necessidade neste momento pode ser decisivo na sua escolha.

Mas lembre-se, quaisquer que sejam as suas necessidades, todos os amantes de vinhos querem se servir de uma deliciosa taça de vinho hoje… como daqui há vinte anos.

Tags: Adega, adega climatizada
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

3 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.