Curiosidades
2 Comentários

Mais 40 Curiosidades Sobre Vinho Pra Nossa Felicidade

Curiosidades
2 Comentários

Curiosidades sobre os assuntos que nós amamos é sempre um ótimo passatempo, certo?

Vide nosso artigo 33 curiosidades sobre vinho que você (provavelmente) não sabia, um dos nossos hits. E mais essas 19.

E se eu disser pra você que nós conseguimos juntar mais 40. Isso mesmo, quarenta!

Vamos partir pra ousadia e listar esses 40 fatos únicos e curiosos sobre vinho pra você se divertir e contar aos amigos! Não deixe de compartilhar!

Vamos começar?

  1. O vinho é feito em praticamente todos os países do mundo, sabia?
  2. Devido a um equilíbrio químico natural, as uvas fermentam sem a adição de açúcares, ácidos, enzimas, água ou outros nutrientes. Claro que, se o enólogo quer um vinho específico, pode por uma levedura especial para alcançar o objetivo desejado. Essa prática é muito comum na indústria.
  3. No Vietnã, se você sabe o que está fazendo e pedir ao seu garçom por um copo de vinho de cobra, eles vão servir-lhe vinho de arroz coberto com sangue de cobra que é morta no próprio local.
  4. O intenso medo ou ódio ao vinho é chamado de “enofobia”. Tenho certeza que não tenho isso.
  5. A garrafa de vinho verde escura foi uma invenção inglesa, o trabalho de Sir Kenelm Digby (1603-1665). Anteriormente o vinho havia sido mantido em bolsas de pele de cabra. A gente agradece até hoje ao Sir Kenelm, não é mesmo?
  6. Degustações” de vinhos são um tanto erroneamente nomeadas – top sommeliers concordam  que são os aromas do vinho que é de longe o sentido mais importante quando se trata de bebe-lo.
  7. O costume de esbarrar os copos com uma saudação de “brinde” veio da velha Roma. Nos Estados Unidos usa-se “toast”, ou torrada. Isso porque antigamente o anfitrião tinha que provar que a bebida não estava envenenada, então colocava uma “toast” ou pra nós, torradas, dentro da taça e em seguida comida. Tudo isso pra não fazer de conta que bebeu caso o vinho fosse envenenado. Soa muito Game of Thrones, não?
  8. No antigo Egito, a capacidade de armazenar vinho até a maturidade era considerada alquimia e foi o privilégio de apenas 1/4 dos faraós.
  9. Vinificação é um tema significativo em uma das mais antigas obras literárias
    conhecidas, a Epopéia de Gilgamesh. A divindade responsável pelo vinho era a
    deusa Siduri.
  10. A idade média de um pé de carvalho francês para uso na criação de barris de vinho é de 170 anos.
  11. Uma pesquisa da Austrália afirmou que as mulheres que bebem 2 taças de vinho por dia tendem a gostar mais de sexo do que mulheres que não bebem nada. Eu não sou capaz de opinar.
  12. A safra de frutas primárias em Napa Valley, região famosíssima de vinhos na California, durante a década de 1940 foi ameixa, não de uvas.
  13. Existem, em média, 10.000 variedades de uvas para vinho em todo o mundo. Em média, a indústria utiliza apenas 50 delas.
  14. O historiador romano Plínio, o Velho, classificou 121 a.C. como uma a safra “da mais alto excelência ”. Essa foi a primeira referência conhecida a uma safra específica de vinho.
  15. 400 diferentes espécies de carvalho estão disponíveis para obter madeira para barris de vinho.
  16. Prova de vinhos é o exame sensorial e avaliação de vinhos.
  17. Alguns pedaços de cipós do Novo Mundo trazidos para a Europa espalham um pequeno inseto chamado Phylloxera vastatrix, que se alimenta das raízes das videiras. A única maneira de salvar todas as videiras europeias era tomar
    videiras que foram enxertadas em porta-enxertos americanos para combater a filoxera.
  18. Um “cortic-tease” é alguém que fala constantemente sobre o vinho que ele ou ela vai abrir mas nunca o faz.
  19. Embora o vinho ofereça certos benefícios a saúde, pode aumentar ligeiramente o risco de contrair certos tipos de câncer do trato digestivo, particularmente o esôfago. 🙁
  20. Os vinhos europeus são nomeados segundo as suas localizações geográficas, enquanto os que não são europeus, são nomeados a partir do nome da variedade de uva. Nós aprendemos isso quando falamos de vinho varietal.
  21. Além de igrejas e mosteiros, outras duas grandes instituições medievais tiveram grande parte de sua renda do vinho: hospitais e universidades. O
    mais famoso hospital medieval dotado de vinho é o belo Hôtel-Dieu em
    Beaune, na França, é agora um museu.
  22. Na Idade Média, os maiores e mais inovadores produtores de vinho do mundo
    eram  de ordens monásticas. Os cistercienses e beneditinos foram
    produtores de vinho particularmente bons, e dizem que eles provaram até a terra para descobrir como o solo mudou de lugar para lugar.
  23. Os alemães inventaram Eiswein, ou vinho feito de uvas congeladas.
  24. Porque as uvas no Hemisfério Sul são colhidas durante o que é
    Primavera no hemisfério norte, um vinho australiano de 2010 poderia ser seis
    meses mais velhos que um 2010.
  25. Quando o vinho entra em contato com o ar, ele estraga rapidamente, pela oxidação.
  26. O vinho é feito com uvas, mas NÃO é feito com as típicas uvas de mesa
    que você encontraria no mercado.
  27. Os antigos romanos acreditavam que o tempero era mais importante que o
    sabor principal do vinho. Eles freqüentemente adicionaram molho de peixe fermentado, alho, chumbo e absinto. O que levou muita gente a ficar doente, principalmente pelo chumbo.
  28. A palavra “sommelier” é uma palavra francesa antiga que significa mordomo ou um encarregado das provisões, derivadas do saumalier.
  29. O ritual de “brindar” começou na Idade Média, quando o envenenamento era um maneira favorita de se livrar de um inimigo. Para ter certeza de que seu copo estava livre de veneno,  bebedores primeiro derramavam um pouco de vinho no copo um do outro, então se era veneno, agora estava em ambos.
  30. Uma safra de vinhos recém-plantadas leva de quatro a cinco anos para crescer antes de poder ser colhido pela primeira vez.
  31. A proibição do álcool teve um impacto devastador na indústria de vinhos dos EUA, e levou anos para se recuperar. Algumas adegas sobreviveram fazendo vinho sacramental para fins religiosos, o que foi permitido pela lei.
  32. A China tornou-se o principal mercado para o vinho tinto – não apenas pelo seu sabor. É uma cor favorecida pelo governo e também considera-se que traz sorte.
  33. Os organismos unicelulares chamados levedura convertem o açúcar das uvas em álcool e dióxido de carbono, e também libera calor no processo.
  34. A maioria das taças de vinho é moldada especificamente para acentuar
    características, direcionando o vinho para áreas-chave da língua e do nariz, onde eles podem ser totalmente aproveitados.
  35. Todo o vinho é armazenado à mesma temperatura, independentemente da sua cor. Mas tintos e brancos são consumidos em temperaturas completamente diferentes.
  36. Uma taça de vinho consiste em suco de um cacho de uvas.
  37. Uma videira produz 10 garrafas de vinho, em média.
  38. Um acre pode conter 400 videiras, resultando em cinco toneladas de uvas.
  39. Uma garrafa de vinho tem:
    • 750 ml de líquido
    • 1,08 kg de uvas
    • 4 taças de vinho
  40. Um Barril de Vinho tem:
    • 335kg de uvas e 223 litros de vinho
    • 295 garrafas de vinho
    • 1.180 taças de vinho

E aí, gostou das curiosidades? Se gostou, conta pra gente aí no campo dos comentários. Não esqueça de compartilhar com os amigos! 🙂

Espero que você tenha gostado. Tem algo que você quer ver aqui no Vem da Uva? Conta pra gente, pede aí nos comentários! 🙂

Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.