20 Doenças e os Benefícios do Vinho para a Saúde

Vinho Faz Bem para a Saúde, Veja Benefícios do vinho para a saúde

Não é novidade alguma que o vinho vem sendo cada vez mais indicado para aliviar as mazelas de diversas doenças. Reunimos aqui 20 delas com dicas.

Mas antes, é importante lembrar vocês que não utilizem o Vem da Uva como um guia médico. As informações aqui contidas não substituem um especialista, e se você está precisando ir ao médico, não deixe para mais tarde. O Vem da Uva apoia a comunidade médica e principalmente a sua saúde.

1. Trombose

Um dos benefícios do vinho é sua ação anticoagulante ajudando muito a prevenir tromboses.

2. Úlcera

Estudo americano sugere que consumo de vinho protege contra a úlcera não havendo contra indicação, apenas para casos de hepatite e cirrose.

3. Hipertensão

Estudo inédito feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com ratos hipertensos mostrou que aqueles que receberam um extrato de vinho (sem álcool e água) tiveram queda na pressão arterial de até 30%. experimento foi feito com um Cabernet Sauvignon.

4. Mal de Alzheimer

Além de benéfico para doenças cardíacas, cânceres e úlceras, o vinho protege contra o Mal de Alzheimer.

Segundo especialista, o consumo diário, moderado, da bebida reduz em 75% a chance de desenvolver a doença.

5. Problemas cardiovasculares

Redução de até 50% (estudo do Hospital Corporativo de Epidemiologias da Dinamarca).

Contribui na diminuição do mau colesterol e aumenta o colesterol saudável, torna o sangue mais fino, é anticoagulante e antioxidante.

Aumenta a formação de óxido nítrico, importante para a dilatação dos vasos coronarianos.

6. Câncer

Pesquisas confirmam que o vinho reduz em 24% o risco de alguns tipos de câncer.

7. Tumores Malignos

Beber vinho em doses moderadas continua sendo um bom remédio. Estudo publicado na edição atual do Journal of Thrombosis and Haemostasis mostra dados importantes.

Entre as pessoas que costumam ingerir álcool, aquelas que bebem exclusivamente vinho têm menos chances de desenvolver determinados problemas de saúde do que as que tomam cerveja ou uísque, por exemplo.

Ou seja, podemos dizer, sim, que existem benefícios do vinho para a saúde. Segundo os pesquisadores, a principal proteção da bebida seria no sistema cardíaco.

Além disso, como alguns antioxidantes típicos das frutas também aparecem na bebida, tumores malignos também seriam menos freqüentes nos apreciadores da bebida à base de uva.

8. Gripes e resfriados

O vinho aumenta a imunidade contra gripes e resfriados.

9. Pedras nos rins

Diminui a ocorrência de pedras nos rins.

10. Diabetes

Auxilia a prevenir o diabetes.

11. Catarata

Um dos maiores problemas de pessoas com mais de 65 anos é a catarata. Pesquisas comprovam que a ingestão de vinho, diariamente, reduz em até 34% os riscos de adquirir a doença.

12. Rejuvenescedor da pele

Ainda em estudos o efeito do vinho na pele para rejuvenescimento talvez seja benéfico. No uso dermatológico, a uva mais indicada é a isabel. É a que apresenta maior concentração de resveratrol e flavonoides, para a fabricação de cremes que atuam diretamente sobre a pele.

Os polifenóis são dez mil vezes mais eficazes que a vitamina E e que a vitamina C tópica. A uva e o vinho também são usados em tratamentos holísticos e estéticos, tais como massagem relaxante, drenagem linfática, máscaras faciais e aromaterapias.

13. Controle de Peso

Uma taça de vinho tem em média 80 calorias e no caso de controle de peso deve-se fazer algum tipo de ajuste para incluir o vinho.

14. Arritmia cardíaca

Tomar vinho diariamente não beneficia a arritmia cardíaca além de que para alguns tipos de arritmia o álcool é proibido.

15. Casca da uva

O maior benefício do vinho vem da casca e comer a casca é só uma questão de hábito e gosto. Deve ser bem lavada para evitar problemas com agrotóxicos, senão todo o benefício do vinho para a saúde vai por água a baixo.

16. Propriedades benéficas do vinho

Após aberto, o vinho mantém suas propriedades podendo perder apenas em aroma e em quantidade de álcool. Por via das dúvidas, bom mesmo é consumir o vinho até 48 horas depois de aberto, saiba mais.

17. Diabetes tipo 2

É possível consumir vinho ou suco de uva se através de medições constantes o usuário mantiver a diabetes controlada. Tá vendo como vinho faz bem pra saúde?

18. É um alimentos com propriedades semelhantes as de…

Maça, cebola, chás, frutas e vegetais em geral. E comendo bem, saúde tém. Um novo benefício do vinho pra saúde.

19. Reposição Hormonal

Não se sabe efetivamente, mas alguns estudos sugeriram no passado que o vinho ajuda na reposição hormonal feminina, mostrando que os benefícios do vinho pra saúde vão além. Mal a gente acha que não vai fazer, né? 🙂

De fato é incrível como um líquido, as vezes tão mundano, pode fazer tanto pela nossa saúde. É fato, vinho traz benefícios a saúde, pode ver aqui.

20. Idade do vinho

Não é a qualidade ou a idade que trás os benefícios do vinho para a saúde mas as propriedades contidas na casca da uva. E então, gostou de saber um pouco mais sobre o vinho e a sua saúde? A gente espera que sim.

Não deixe de conferir as nossas outras postagens para poder aprender como comprar os melhores vinhos de acordo com o seu paladar. Comece nesta postagem sobre como aprender mais sobre vinho.

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

Este post ainda não tem votos, seja o primeiro!

Artigos Relacionados

Comente e entre na conversa! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

CONHECE NOSSO GUIA?
Como Degustar Vinho Como um Profissional
de R$29,90 por R$19,90

Menu