19 Curiosidades Sobre Vinho Para Sua Diversão

Matéria por:

O vinho existe há séculos. É uma bebida complexa que pode levar anos para ser perfeita. Há história e ciência dentro de cada garrafa.

É por isso que existe tanta informação, algumas curiosíssimas sobre o vinho, modo de produção, história da evolução da bebida e muito mais.

Vem com a gente…

Hoje nós separamos algumas curiosidades pra você se divertir enquanto aprende.

Curiosidades sobre Vinho

Vamos lá?

  1. Os vinhos tintos são bem atribuídos aos benefícios positivos para a saúde. Isso diminui suas chances de ter um derrame em comparação com os que não bebem. Para homens e mulheres que bebem moderadamente, diminui sua chance de desenvolver diabetes tipo 2 em 30%.
  2. Acredite ou não, existem algumas pessoas que têm medo do vinho. É chamado de “enofobia”.
  3. Como você segura um copo de vinho? Há um caminho certo e errado. Taças de vinho devem ser seguradas pela haste, para que a mão não aumente a temperatura do vinho. A haste existe por um motivo!
  4. Quando em um evento de degustação de vinhos, não é desaprovado cuspir o vinho. Tome um gole de vinho e segure-o na boca por alguns segundos, depois engula ou cuspa. Esta é uma maneira aceitável de saber se é um bom vinho. Um bom vinho terá um longo final de boca, ou seja, persistência.
  5. Por que você armazena o vinho deitado? Se a garrafa estiver em pé, a rolha pode secar e encolher, dando passagem para o oxigênio, grande inimigo do vinho.
  6. As mulheres são mais inclinadas aos efeitos do vinho do que os homens. Isto é em parte porque elas têm menos enzimas no revestimento do estômago que é necessário para metabolizar o álcool.
  7. É livre de culpa! Sem gordura e sem colesterol! Mas isso não significa beber uma garrafa por dia também, afinal de contas, o álcool acaba virando carboidrato. Ou seja, há um pouco de culpa sim.
  8. A mais antiga adega conhecida é a do Titanic. Quando os mergulhadores desceram para os destroços, surpreendentemente a maioria das garrafas ainda estava intactas.
  9. Ben Franklin é citado: “O vinho torna a vida diária fácil, menos apressada, com menos tensão e mais tolerante”.
  10. Existem tantos compostos orgânicos no vinho que ele é considerado mais complexo que o sangue.
  11. Para obter a mesma quantidade de antioxidantes que você encontra no vinho, você precisaria beber 20 copos de suco de maçã ou sete copos de suco de laranja.
  12. Ao combinar vinho com comida, a comida mais rica e mais pesada combina com os vinhos mais ricos e pesados. Normalmente, o vinho tinto é servido com a carne vermelha. Os alimentos mais leves estão emparelhados com os vinhos leves. Vinho branco é servido com frango e peixe. Se você estiver olhando para uma harmonização de um vinho com a sobremesa, vá para o vinho doce ou licoroso.
  13. “Brindar” é um ato que começou na Roma antiga quando os romanos mantiveram a tradição grega. Eles jogavam um pedaço de pão torrado no copo de vinho para suavizar gostos desagradáveis. “Toast”, que significa brindar, é também “torrada” em inglês.
  14. “Beber para a saúde” veio da Grécia antiga. O anfitrião do jantar tomaria o primeiro gole para provar aos seus convidados que o vinho não foi envenenado.
  15. A Califórnia é o quarto maior produtor de vinho do mundo. Os outros três são a França, a Espanha e a Itália.
  16. A garrafa de vinho mais antiga do mundo foi encontrada perto da cidade de Speyer, na Alemanha. Data antes de 325 AD e está em exibição no museu histórico da cidade.
  17. Me pergunto por que os provadores “giram” o vinho em sua taça? Eles fazem isso para liberar seus aromas. Se você notar, a maioria não enche o copo com mais de um terço, então, enquanto eles permitem que os aromas se acumulem, eles não o derramam!
  18. Se um marido encontrasse sua esposa bebendo vinho no início dos tempos romanos, ele tinha a liberdade de matá-la. Era proibido que as mulheres bebessem vinho.
  19. Hipócrates (c.460 – c. 370 aC), também conhecido como “pai da medicina”, usava o vinho em muitos de seus remédios registrados. Ele usou para febres inferiores e como anti-séptico geral. Era um remédio que ele usava com frequência para seus pacientes doentes.

E aí,  gostou das curiosidades? Tem muitas outras na sequência. Aliás, se você ainda não viu, nós temos outro artigo com mais 33 delas! Veja só: 33 curiosidades sobre vinho que você (provavelmente) não sabia.

E aí, gostou? Se gostou deixe seu comentário para que a gente poste cada vez mais curiosidades sobre o vinho! 🙂

Este post foi útil?

Clique em uma estrela para votar!

Nota média / 5. Contagem de votos:

NO MESMO ASSUNTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia Também

Menu

Conteúdo de Acesso Premium

É grátis!
Insira seu e-mail para acessar a Ficha de Avaliação de Vinhos
Acesse Agora Mesmo
 ÚLTIMA OPORTUNIDADE! 

Guia: Como Degustar Vinho
Como um Profissional

Último fim de semana para aproveitar o preço especial.
As vendas encerram segunda-feira!
QUERO APROVEITAR 30% DE DESCONTO!
close-link