Visita a Miolo – Especial Serra Gaúcha

3

Continuando nosso tour pelo Vale dos Vinhedos, chegou o dia de passarmos na Miolo. Na visita a Miolo, fomos intrusos. Tentamos agendar a visita com antecedência, sem sucesso. Mas em cima da hora, conseguimos duas vagas em uma visita que estava prestes a começar. Ao contrário das outras visitas, aqui, é visível o “processo industrial de visitas”.

A quantidade de turistas era enorme durante os dias do feriado de Carnaval. Por sorte, acontecia no mesmo dia o Miolo Wine Garden, que por sua vez, oferecia pequenas tendas e tapetes pelo chão do jardim da vinícola, onde aguardamos, em um local agradável, a hora da nossa visita na Miolo.

Miolo Wine Garden

Tudo muito bonito. Tivemos um pequeno problema no atraso dos pedidos feitos à cozinha e acabamos entrando para a degustação sem o almoço. A sobriedade ficou prejudicada, mas quem liga, não é mesmo? Vai ter vinho!

A visitação guiada na Miolo

Fomos atendidos por uma enóloga, que conhecia o processo e o histórico da Miolo. Para iniciar a visitação, uma explanação geral foi feita. Ao fim do tour fomos conduzidos a uma sala de degustação profissional para uma mini-aula.

É sob esta parreira de uvas que a visita a Miolo começa. Aqui, a enóloga mostra algumas das fileiras de uvas plantadas nas laterais desse círculo. Cada fileira é uma variedade de uva.

Aqui temos exemplares de todos os tipos de uvas que a Miolo usa, seja em vinhos ou sucos. É aqui, também, que ela explica a diferença entre a forma de condução latada e a espaldeira.

Logo depois, caminhamos para o setor industrial da vinícola. Aqui, visitamos as áreas com tanques de inox utilizados na fermentação do vinho.

A capacidade de produção da Miolo impressiona, com vários tanques de milhares de litros. São nesses tanques suados pelas cintas de resfriamento que fica o vinho que você vai degustar na sua casa alguns anos depois, ou meses no caso de alguns brancos.

visita a miolo tanques de inox

Daqui, vamos até as caves da vinícola, onde a mágica principal acontece. As caves subterrâneas da Miolo guardam milhares de barris onde os vinhos de maior complexidade passam algum tempo para maturar e ganhar complexidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Logo depois, as crianças são conduzidas ao playground. A sala de degustação. É visível a alegria geral da sala. O clima muda e a descontração toma conta dos visitantes. Este é, obviamente, o momento mais esperado pelo grupo a que fazíamos parte.

Vinhos degustados durante a visita a Miolo

A sala é um charme a parte. Toda organizada e profissional. O visitante é conduzido, cada um a sua base de degustação, já com as taças em ordem de uso. Degustação de Vinhos Visita Miolo

Fizeram parte da nossa degustação o Miolo Gamay, o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, além dos espumantes Miolo Cuveé Tradition Brut Rosé e Demi-Sec.

A visita na Miolo consegue demonstrar ao visitante como os vinhos e espumantes são produzidos. Além disso, a degustação final é conduzida de forma leve e descontraída, fazendo com que o visitante que não tem muito contato com o vinho não se assuste. Ponto positivo. Todo mundo se diverte.

Degustação de Vinhos Visita Miolo

No entanto, acredito que devido ao grande fluxo de pessoas e horários, a visita foi bastante “corrida”. O Carnaval é uma das épocas em que a vinícola mais recebe visitantes.

Os horários estavam todos preenchidos e cheios, o que faz com que um grupo tenha que liberar a sala para o próximo poder usar.

Em momentos da visita, a enóloga abria espaço para perguntas, mas pouco tempo para o visitante mais tímido poder elaborar a questão. Logo seguíamos em frente.

Degustação de Vinhos Visita Miolo

Resumo da visita

O interessante em visitar uma vinícola do porte da Miolo, é iniciar um pensamento crítico do consumidor em relação à marca.

Qualidade, cuidado com a elaboração, exclusividade na produção, quantidade produzida, entre outros detalhes que influenciam no vinho que você põe a mesa.

Agende sua visita a Miolo

Horários das visitações (sujeito a disponibilidade).

De Segunda à Sábado, visitas guiadas nos seguintes horários:

  • 09:00hs;
  • 10:00hs;
  • 11:00hs;
  • 12:00hs;
  • 13:00hs;
  • 14:00hs;
  • 16:00hs;
  • 16:30hs.

Domingos:

  • 10:30hs;
  • 11:30hs;
  • 12:00hs;
  • 13:30hs;
  • 14:30hs;
  • 15:30hs.

Acima de 15 pessoas é necessário agendamento prévio das visitações.

Para agendar, os telefones são: (54) 2102-1540 / (54) 2102-1537
Ou pelo e-mail: visita@miolo.com.br

Valores da visita

Mediante aquisição do bônus de R$ 30,00, você poderá visitar a Vinícola, os vinhedos e degustar vinhos de diferentes terroirs. Este bônus será reembolsado no valor de R$ 10,00, para a compra de vinhos, espumantes e destilados, no varejo da Vinícola Miolo.

Os valores são referentes à Abril de 2017. Confirme com a vinícola.

Horários de Funcionamento do Complexo Enoturístico

Segunda a Sábado das 08:12 às 17:45 • Domingos: 10:00 às 16:45

Sobre o Autor

Finalista da copa Vinhos do Brasil 2014 realizada pelo IBRAVIN. Colaborador da revista Clube do Champagne. Wine-junkie certificado. Passo meus dias entre vinhedos, escritórios e mesas de bar. Tin-tin!

3 Comentários

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This