Vinho 100% orgânico ajuda reflorestamento

0

Regeneraciòn usa a venda no Brasil para reflorestamento natural em Mendoza, Argentina.

Os vinhos artesanais e orgânicos  possuem uma produção muito mais natural e saudável, tanto para o meio ambiente, como para o organismo do consumidor, pois possuem uma menor adição de produtos químicos, conservantes e não carregam resquícios de pesticidas.

Foi pensando em gerar menor impacto ambiental e na segurança para a saúde do consumidor, que Ariel Kogan, argentino que vive no Brasil há 10 anos, vem trabalhando em torno de políticas e práticas de desenvolvimento sustentável. Há quatro anos, uma nova paixão também tomou seu tempo: a importação e distribuição de vinhos. Um trabalho que desenvolveu junto à sua família em Mendoza, na Argentina. Agora, eles decidiram criar novas pontes e estão lançando no mercado seu próprio vinho: Regeneración.

Além de ser um vinho 100% orgânico, outro grande diferencial da linha é a utilização de uma parcela do valor de venda que é revertida para a Fundação Tikun, que trabalha com o objetivo de regenerar a biodiversidade nas províncias de Mendoza e San Juan, na Argentina, por meio do reflorestamento com espécies nativas de algarrobos, que foram desmatados na região.

Os vinhos orgânicos têm um sistema de produção de base ecológica, com o uso de boas práticas agrícolas para manutenção e melhoria da fertilidade do solo. O varietal escolhido para o vinho foi Bonarda, que é a segunda uva mais produzida na Argentina, responsável por deixar o vinho com aromas frutados, fresco, macio e com uma boa acidez. A produção realizada somente com uva Bonarda é muito rara, mostrando outro diferencial do Regeneración.

Com seu foco sustentável, a marca reverte 50 centavos de dólar por cada garrafa vendida diretamente para a Fundação Tikun, que já reflorestou mais de 28 hectares com árvores nativa na região de Mendoza na Argentina. São mais de 6.000 plantas em viveiro, em torno de 400 mudas por hectare.


E para que não haja desconhecimento ou desconfiança do processo de reflorestamento, a linha conta com um sistema online que mostra ao vivo o plantio  o crescimento das áreas reflorestadas. “Queremos que o consumidor final possa acompanhar cada árvore correspondente às garrafas vendida.” afirma Ariel Kogan. “A parceria estratégica com o Conicet, o principal centro de pesquisa na Argentina, nos ajuda a embasar cientificamente o impacto real do projeto e escolher as melhores espécies para o plantio”, conclui.

Quantidade limitada

Apenas 300 garrafas foram produzidas em 2017. A vinícola aposta no diferencial para este rótulo, que promete ajudar a floresta de Mendoza e espécies nativas. Além disso, a Bonarda mostra-se como alternativa ainda a ser descoberta pelo enófilo usual.

Ariel Kogan

Nascido em Mendoza na argentina, é formado em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional de Cuyo na Argentina e em Engenharia Mecânica pela École nationale d’ingénieurs de Saint-Étienne na França, onde nasceu seu interesse pela sustentabilidade e começou alguns trabalhos. Veio para São Paulo para trabalhar no Instituto São Paulo Sustentável, na criação do Programa Cidades Sustentáveis da Rede Nossa São Paulo.

Também trabalhou prestando consultoria para grandes empresas na área da inovação e sustentabilidade. Posteriormente, com vontade de mudar o foco, decidiu partir para um negócio próprio e então veio a ideia de criar a ponte entre Mendoza e SP. Como um dos principais produtos de Mendoza é o vinho, e Ariel não via sentido de ir para o lado tradicional da produção, decidiu criar a importadora registrando assim sua marca: Produtores pequenos, artesanais e orgânicos.

A Fundação Tikun Tikun

Organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a regeneração da biodiversidade nas províncias de Mendoza e San Juan através de reflorestamento com espécies nativas, principalmente de algarrobo.

REDES
Instagram: Reneración Wines
Facebook: Regeneración Wines
Facebook: Fundação Tikun

Sobre o Autor

Enófilo certificado com mais de 7 anos de litragem. Fã do vinho nacional e entusiasta da ideia de que beber vinho não precisa de taça de cristal. Redator Especialista para Enocultura e Gastronomia.

Envie uma resposta

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!

Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This