Vem da Uva no Agosto del Vino 2016

0

Para quem conhece a Praia do Rosa, já dava para ter uma ideia do que nos esperava na abertura do Agosto Del Vino. Chegamos à Imbituba no finalzinho da tarde e fomos recepcionados pelo vento frio que vinha do mar, restaurantes estavam abrindo suas portas quando rumamos à Fazenda Verde by Neco.

Era lá que acontecia o Agosto Del Vino, festival de enograstronomia que agita a praia uma vez por ano e chega a sua terceira edição em 2016, com patrocínio da TAF Distribuidora, que trouxe para o evento as marcas Catena ZapataChandon e Casillero Del Diablo.

Agosto Del Vino

Foto: Paulinho Sefton.

Sobre o evento

O Agosto del Vino é um evento que vem se consolidando a cada ano que passa, aliando boa gastronomia à enocultura. Tudo isso apresentado em um cenário belíssimo que é a Praia do Rosa, no litoral sul de Santa Catarina.

Para nossa felicidade, fomos convidados pelo pessoal da ACIM Turismo para apreciar o evento, que contou com nada mais nada menos que 11 restaurantes que fazem parte da Associação dos Empresários de Imbituba – Núcleo Praia do Rosa, oferecendo diversos pratos deliciosos em menu degustação.

Nosso prato preferido foi um risoto de parmesão com redução de maracujá e camarão empanado na tapioca. Foi muito amor.

Eram 11 tendas montadas dentro da Fazenda Verde by Neco, e você tinha a liberdade de escolher o menu. Em alguns casos, o vinho para harmonizar. E a gente sabe, onde tem boa gastronomia, tem bom vinho.

Sobre os vinhos

Dentre os vinhos servidos a estrela da noite foi o Chandon Reserve Brut, um dos melhores espumantes nacionais em sua faixa de preço. Elaborado pelo método Charmat.

A gente sabe que com espumante, é difícil errar na harmonização. Dessa forma, a experiência enogastronômica da noite foi perfeita.

O evento contou com a presença do consagrado enólogo francês, François Hautekeur, Enólogo LVMH – Louis Vuitton – Möet Chandon-  Hennessy, que no dia seguinte ministrou um Workshop sobre o  Método Champenoise, história e desenvolvimento das vinícolas francesas Veuve Cliquot e Möet Chandon.

O Monsieur Hautekeur respondeu a todas as questões dos participantes de maneira muito acessível, sem deixar que os aspectos técnicos da enologia dominassem o assunto. Ponto pra organização do evento.

De maneira bastante descontraída, a conversa fluiu entre os participantes e foi bastante esclarecedora em relação ao mercado de espumantes no Brasil e também no Mundo.

IMG_0753

Ao final do Workshop, felizes com o visual incrível que a Pousada Rêmora nos proporcionava – local onde aconteceu o Workshop – tivemos o prazer de degustar um novo drink à base de espumante Chandon Passion Rosé Demi-Sec, que com certeza tem potencial para ser febre no nosso verão.

Vê se dá pra resistir a esse visual:

O que a gente achou

Nota mil. O evento demonstrou como a enogastronomia tem um grande apelo turístico, e os organizadores souberam aliar os dois elementos de forma perfeita. Aliás, quando é que a união não faz a força, certo?

Achamos incrível a iniciativa da ACIM Turismo. É assim que se faz mesmo, juntar todos os negócios locais em benefício mútuo.

Esperamos que a cada ano que passa o evento se torne ainda maior, uma vez que o nosso objetivo como blog é esse: elevar o consumo de vinho e a divulgação do nosso produto para o maior número de pessoas possível. Tin-tin!

Fotos: Paulinho Sefton.

Sobre o Autor

Já quis ser advogado, juiz e economista. Tenho 23 anos. Técnico em Vitivinicultura. Estudante de Engenharia Química, sendo que no decorrer do caminho descobri que serei vitivinicultor.

Comentários fechados.

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This