Dicas
18 Comentários

Quanto Tempo o Vinho Dura Depois de Aberto?

Dicas
18 Comentários

Você está em casa sozinho ou com uma companhia que não é muito chegada ao vinho, a vontade de abrir uma garrafa é grande mas o medo de desperdiçá-la faz com que você desista da ideia, não é? Eu passo por isso até hoje. Aí você pensa em por o vinho na geladeira, mas não sabe se isso vai funcionar, né?

Quanto Tempo o Vinho Dura Depois de Aberto?E aí começam as dúvidas, dá para guardar ou não dá? Fica igual? A qualidade é a mesma? Por partes eu vou responder cada uma.

O vinho é um organismo vivo e como todo organismo vivo ele evolui até a morte, simples assim. Assim que o vinho é aberto e entra em contato com o oxigênio ele está em estágio acelerado de evolução. Quando fechado, em estágio lento de evolução. Por isso um vinho pode demorar anos até chegar ao seu auge, já guardadinho lá na sua adega.

O vinho é um organismo vivo e como todo organismo vivo ele evolui até a morte, simples assim. Assim que o vinho é aberto e entra em contato com o oxigênio ele está em estágio acelerado de evolução. Quando fechado, em estágio lento de evolução. Por isso um vinho pode demorar anos até chegar ao seu auge, já guardadinho lá na sua adega.

Claro que depende muito do tipo de vinho. Por exemplo, tem gente que afirma que o vinho do Porto pode ficar meses aberto que não perde as suas características, isso se deve a quantidade de açúcar presente, já que o vinho do Porto é um vinho licoroso, extremamente doce. Mas você não vai querer fazer isso com qualquer vinho.

E o vinho na geladeira?

A regra geral é que você os consuma em até 3 dias, fora isso, o vinho pode oxidar, perder suas características originais e demonstrar um resultado totalmente diferente daquele que mostrou no momento em que você o consumiu pela primeira vez.

O fato é que até horas depois de aberto o vinho pode se deteriorar, isso vai variar também da qualidade do vinho que você está tomando e como ele foi acondicionado até o momento em que você o abriu (temperatura, abrigo de luz, etc.).

Quanto Tempo o Vinho Dura Depois de Aberto na Geladeira?
Tinto de corpo médio: Pinot Noir, Cabernet Franc, Zinfandel.
Tinto encorpado: Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot.

DICA
Uma boa dica para reconhecer os vinhos mais propensos a oxidarem mais rápido na geladeira é perceber a intensidade de sua cor. Coloque contra-luz e perceba a quantidade de luminosidade que atravessa o líquido. Quanto mais denso, opaco e menos luz você enxergar, mais tempo ele deve aguentar na geladeira. Quanto mais “transparente” e mais luz atravessar o líquido, menor deve ser a sua força na geladeira.

Como conservar o vinho depois de aberto?

Você não precisa jogar o resto do vinho não consumido fora, se você usar as dicas abaixo, vai perder muito pouco do seu vinho se consumido em tempo adequado.

8 dicas para você conservar o vinho sem perder a qualidade (a 8 é a mais importante!)

  1. Para vinhos abertos, você pode conservar na geladeira, é o melhor lugar, longe da luz e do calor;
  2. Evite colocar na porta da geladeira, pois ela está quase sempre em movimento e sempre agitando o vinho, o que não é legal;
  3. Sabe aquela garrafa de vinho baby que você ganhou de souvenir de um amigo? Você pode colocar o resto do vinho nessas garrafas menores. Quanto menos espaço para oxigênio dentro da garrafa, melhor;
  4. Vinhos abertos NÃO DEVEM FICAR NA HORIZONTAL. A regra da dica anterior é válida aqui também. Se você colocar o vinho deitado, ele terá uma maior superfície em contato com o oxigênio que já está dentro da garrafa;
  5. Existem diversos produtos que prometem um melhor resultado para vinhos abertos, já utilizei alguns, o mais curioso é o Winesave, um gás colocado dentro da garrafa, o Argônio é puro e sem cheiro e mais pesado que o oxigênio e funciona como uma “camada protetora” entre o oxigênio e o resto do vinho. Não precisa nem de rolha;
  6. Coloque a rolha novamente de modo correto. Eu sei que é tentador colocar a rolha com o lado limpo para dentro da garrafa, mas você deve dar preferência ao lado que já está manchado. Ele já esteve em contato com o vinho e está mais “compacto”, enquanto o outro lado pode estar poroso e facilitar a entrada de oxigênio;
  7. Uma ótima dica para quem deixa o vinho aberto dentro da geladeira é retirá-lo um pouco antes de consumir novamente e aquecê-lo em água morna. Mas a água não pode estar muito quente, apenas um pouco acima da temperatura ambiente, caso contrário você pode arruinar seu restinho de vinho, ok?
  8. Se você já sabe que vai consumir meia garrafa, sirva a taça e feche a garrafa com a rolha. Repita esse ritual a cada taça servida. Quanto menor o tempo de contato do vinho com o oxigênio, melhor.

Essas dicas irão lhe ajudar pro resto da vida, falo sério! De uma forma ou de outra, esse vinho não vai fora! Por que, né? De fato, é uma situaçãozinha chata, mas sempre contornável. Vinho na taça e criatividade fluindo.

Cuidados de acordo com cada tipo de vinho

  • Espumantes: Existe um dispositivo chamado Bottle Stopper, uma rolha de borracha com braçadeira que promete deixar seu espumante como novo por até 3 dias, mas a gente recomenda a você que convide um amigo e acabe com a garrafa toda, afinal de contas a vida é muito curta para guardar espumante;
  • Vinhos tintos: são em geral os que mais duram. Os leves (como Pinot Noir) podem ficar abertos até um ou dois dias no máximo, depois já perdem a qualidade. Enquanto os intensos e de bom corpo podem ficar abertos até três dias;
    Vinho branco: no máximo um dia e guardar em um ambiente bem gelado;

Formas de armazenar o vinho em casa

  • Adega subterrânea: é um dos melhores lugares para se armazenar vinho em casa. Se você tiver, ótimo!
  • Adega improvisada: Se você não quer gastar muito com uma adega subterrânea, pode improvisar utilizando um armário que não use muito e colocá-lo na parte mais isolada da casa. Para ficar bom mesmo você pode substituir a porta por uma de aço. É uma boa solução para quem bebe vinho frequentemente mas ainda não está em tempo de investir em uma adega climatizada;
  • Geladeira: É o lugar mais óbvio, certo? Certo! Se você não for um orgulhoso proprietário de uma adega climatizada e estiver enfrentando o calor brasileiro do verão, é uma boa opção! Muito cuidado para não deixar os vinhos na porta. Se tiver uma geladeira em casa só para essa função, configure para o modo “inverno” mesmo no verão, ou seja, a menor potência possível. O consumo de energia vai baixar e seu vinho estará seguro!

Não esqueça de conferir a nossa matéria sobre temperatura ideal para servir cada tipo de vinho, assim você não vai fazer feio na hora de receber as visitas!

E aí, o que você achou da postagem? Entre na conversa e deixe sua opinião no campo de comentários abaixo, nós SEMPRE respondemos! 🙂

Tags: Armazenar Vinho, Como Guardar Vinho, Vinho Depois de Aberto, Vinho na Geladeira
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

18 Comentários. Deixe novo

  • Barbara Palma
    11 de fev, 2021 21:33h

    Manter o vinho aberto em temperatura ambiente, é ruim?

    Responder
    • A menos que você esteja falando de deixar ele respirar por alguns minutos antes de bebe-lo, sim. Pelo que eu entendi, você abriu uma garrafa, bebeu um pouco e não guardou na geladeira, é isso? Nesse caso com certeza o indicado é que você o mantenha refrigerado, pra que o processo de oxidação do vinho aconteça de forma mais lenta. No calor, esse processo é acelerado, e você vai ter um vinho com aromas alterados em bem pouco tempo.

      Lá nas diquinhas, a primeira delas é a seguinte:
      1. Para vinhos abertos, você pode conservar na geladeira, é o melhor lugar, longe da luz e do calor;

      Também como citamos no artigo, sendo o vinho um organismo vivo, ele evolui até a morte. A oxidação inicia no momento que você retira a rolha da garrafa (alguns defeitos de vedação podem oxidar o vinho antes mesmo de chegar na casa do consumidor, mas esse é um outro assunto.

      Assim que o vinho é aberto e entra em contato com o oxigênio ele está em estágio acelerado de evolução. Quando fechado, em estágio lento de evolução. Por isso um vinho pode demorar anos até chegar ao seu auge, já guardadinho lá na sua adega. Mas depois de aberto, a coisa acelera e muito.

      Resumo: vinho aberto, com certeza deve ser guardado na geladeira, de preferencia com pouco oxigênio na garrafa. Uma alternativa é guarda-lo em garrafas de vinho menores, onde terá menos oxigênio pra ajudar no processo de oxidação. 🙂

      Marcos Marcon
      Editor
      Vem da Uva

      Responder
  • Eu gostaria de saber se pode abrir o vinho em temperatura ambiente e em quanto tem pode durar fora da geladeira ???

    Responder
  • eduardo antunes
    1 de nov, 2019 16:18h

    Muito boas as informações.
    Pergunta criar um certo vácuo através de sugar o ar por bombinha através de rolha de boracha projetada para só permitir a saida e nao entrada de ar no recipiente tamponado funciona? E neste caso numa adega caseira tipo console climatizada de 12graus a 15graus centigrados a depender da prateleira guardar o vinho já aberto e tamponado como acim descrito também não seria recomendavel?

    Responder
    • Então, Eduardo.

      É umas boa pergunta e uma boa colocação. A forma que você falou, com certeza é melhor que nada. Mas por experiência própria, não vejo muita diferença em você fechar o vinho com a própria rolha. Alias, complementando, na minha experiência, nenhum desses gadjets apresentam um resultado realmente satisfatório. A dica de você por o resto do vinho em garrafas babies (as de 375ml) continua sendo a melhor solução pra esses casos. É o que eu faço por aqui, quando o vinho realmente merece uma segunda chance. Senão, eu fecho apenas com a própria rolha e tento não deixar muito tempo na geladeira, consumir o mais rápido possível. Por vezes, no dia seguinte o vinho está até melhor que na primeira noite. É uma experiência até interessante…

      Marcos.

      Responder
  • Olá! Eu tenho um vinho tinto fechado que está há 2 meses na geladeira. Posso tirá-lo e deixá-lo em temperatura ambiente? Irá estragá-lo? Obrigada!

    Responder
    • Oi Tatiana,
      Depende do potencia de guarda desse vinho. mas vamos trabalhar na possibilidade de ele ser um vinho jovem. O veneno do vinho seria você tirar da geladeira e colocar, tirar, colocar, e essa variação toda de calor a todo o tempo.

      Se você vive em um lugar quente, eu aconselho vc deixar onde ele está até o momento que será consumido. Mas se fora da geladeira a temperatura não ultrapassar os 18 graus, também pode ficar fora. Mas lembre-se, sempre longe da luz do sol.

      Marcos.

      Responder
    • LEANDRO ALVES DE OLIVEIRA
      5 de dez, 2019 04:07h

      Nossa deixe vinho aberto quase 1 mes e incrivel o gosto ta otimo ainda. Ficou deitado e sem mexer.

      Responder
  • Coloquei alguns vinhos para resfriar na geladeira para uma festa é sobraram algumas garrafas. Melhor deixar na geladeira ou retira lós?

    Responder
    • Se o local onde você mora não faz muito calor, pode retirá-los sim. O grande veneno para o vinho é a variação de temperatura muitas vezes em pouco tempo. Por exemplo, dentro da geladeira ele estará estável, mas se você mora em um local onde faz frio a noite e calor de dia, eu diria para deixa-los na geladeira. Isso serve para vinhos que foram ou não para geladeira 🙂

      Responder
  • O meu dura apenas algumas horas após aberto. Nao sobra nada!

    Responder
  • vanessapleite@gmail.com
    21 de nov, 2018 15:36h

    Uma ajuda: minha adega climatizada deu uma pane e tive que transferir para geladeira 11 garrafas de bons vinhos tintos. Consertei a adega. O que é pior: mater os vinhos indefinidamente na geladeira ou coloca- los na adega, sofrendonova gde mudança de tempertura( de 4 para 12 graus)?

    Responder
    • Vanessa,

      Como não serão tantas vezes assim a mudança, você pode transferi-los para a adega novamente sem medo. O veneno é quando isso acontece muitas vezes, a mudança de temperatura. Por exemplo, se os vinhos estão fora da adega e a região que você mora é quente de dia e fria a noite. Essa mudança constante, todos os dias. Isso sim vai afetar o seu vinho. Apenas uma mudança da geladeira pra adega não vai fazer diferença alguma, pode por eles no habitat natural sem medo 🙂

      Marcos.

      Responder
  • Adorei
    Gosto muito de conhecer vinhos principalmente tinto

    Responder
  • Oi.
    Td bem??
    Tenho meia garrafa de vinho na geladeira a mais de 8 meses.rsrsrs
    Melhor jogar fora????

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.