Quantas pessoas uma garrafa de Vinho serve?

0

Seja para organizar um jantar com os amigos em casa ou até mesmo quando decidimos jantar fora com a finalidade de tomar um bom vinho, naturalmente nos perguntamos. Quantas pessoas uma garrafa de vinho serve?

O cálculo é útil para termos uma noção do custo/benefício com relação à compra de um vinho mais caro ou até mesmo verificarmos a quantidade de garrafas que serão necessárias para uma noite gostosa com os amigos. Nenhum anfitrião deve ficar sem bebida no fim da noite, nunca!

As informações que seguem, podem ser úteis para diversas situações:

  • Calcular o consumo de vinho no seu casamento;
  • Saber quantas garrafas de vinho você deve comprar para sua formatura;
  • Quantas garrafas de espumante comprar para um jantar de fim de ano;
  • Quanto vinho sua família vai beber no seu aniversário;
  • Se uma garrafa de vinho vai dar para todo mundo no restaurante;

Para isso, resolvi fazer algumas considerações bem simples a respeito desse assunto. Tudo depende do tamanho da taça, claro. Vamos lá?

Todo bom apreciador dessa bebida sabe muito bem que para determinar quantas pessoas uma garrafa de vinho serve, é necessário considerar que para servir a bebida são utilizadas taças com modelos e capacidades diferentes.

Porém, há uma dose padrão, geralmente utilizadas em restaurantes. A dose padrão de vinho é de 150 ml.

Uma garrafa de vinho de 750 ml é reconhecida como um padrão mundialmente adotado. Por esta razão, utilizaremos esta medida como referência.

VOCÊ SABIA?
Uma das teorias diz que a garrafa têm 750 ml porque antigamente elas eram sopradas por artesãos, na boca. Segundo esta lógica, essa era a capacidade média de sopro de um artesão na Itália por volta de 1700. A lei trabalhista acabou limitando a garrafa aos 750 ml de hoje.

Considerando que para servir o vinho, não é recomendável encher a taça, iremos trabalhar com as hipóteses:

  • No caso de taças de 450 a 500 ml (as mais comuns no mercado, hoje)

Em uma taça de 450 ml, levando em conta que precisamos servir apenas 1/3 da taça, a dose padrão é definida facilmente. Assim, teremos o valor exato de quantas taças uma garrafa de vinho tem, e quantas pessoas conseguiríamos servir.

Neste caso, temos 5 taças por garrafa. Conseguimos servir 5 pessoas com uma única dose, por garrafa.

  • No caso das taças entre 180 e 200 ml (espumantes)

Como as taças para espumantes são menores, para cada garrafa é possível chegar a uma quantidade de aproximadamente 7 taças já considerando o fato de jamais preenche-la com a bebida.

No caso dos espumantes, você pode inverter a proporção da quantidade. Ao invés de servir 1/3, sirva 2/3. 

Como planejar o consumo de vinho por pessoa

Um outro detalhe importante caso você esteja planejando um evento, é a quantidade de vinho consumida por pessoa. Seja um casamento, uma formatura ou um aniversário, você não quer ficar sem vinho antes que a festa termine.

Para fazer o seu cálculo sem erros, você pode usar uma fórmula simples: (número de pessoas X 450ml) / 750ml = número de garrafas necessárias.

Você pode usar a seguinte fórmula:


Por exemplo: 10 pessoas, bebendo 450 ml, serão 4500 ml (4,5 litros), ao todo. Dividindo isso por 750 ml (a quantidade de uma garrafa padrão), teremos ao final a necessidade de 6 garrafas de vinhos para o seu super evento!

Lembre-se: sempre adicione, no mínimo, uma garrafa extra à conta. Melhor sobrar que faltar.

Quanto Vinho uma Pessoa Consome em uma Festa?

Para calcular esse valor, vamos levar em conta que um adulto saudável consome, normalmente, 450 ml de vinho em uma festa. Do início, ao fim. Este valor é considerado em festas de longa duração, com início ao cair da noite.

Pontos que você precisa levar em consideração para o cálculo:

  • Lembre-se que se for servir espumante, a proporção de consumo por pessoa aumenta para 500 ml. O espumante é mais fácil de beber, descendo de forma fácil.
  • Caso a festa inicie com drinks ou coquetéis, você pode diminuir a quantidade para 300 ml por pessoa.
  • Leve em conta o seu público-alvo. São jovens? Aumente a dose. Costumam beber vinho com frequência? Aumente a dose.
  • Os convidados são seus íntimos? Prepare-se. O grau de intimidade aumenta o tempo de permanência no local do evento, aumentando, consequentemente, o consumo de bebida alcoólica.

Nunca encha a taça até a borda

Outro detalhe importante é que jamais uma taça de vinho deverá ser servida cheia, até a boca. Para que seja possível apreciar todas as delícias oferecidas pelo aroma e para o seu paladar, a taça precisa ser servida da metade para menos. Assim, você tem espaço para poder girar a taça a vontade sem fazer estrago. Aprenda também como lavar e conservar suas taças.

Ao convidar os amigos para uma noite onde será servido um ou mais tipos de vinho, é indispensável escolher as taças adequadas para cada bebida e jamais esquecer que em hipótese alguma as taças deverão ser servidas acima da metade. 1/3 da taça é o correto.

Outra medida que você pode levar para ver se você está servindo o vinho corretamente na taça, é servi-lo até onde a taça é mais “larga”. Este é o ponto correto para servir o vinho, e existe um motivo.

É nesta medida que o vinho tem mais contato com o ar, pois tem maior “área” exposta em contato com o oxigênio para poder respirar.

Quanto servir em uma taça de vinho

Embora sejam disponibilizados inúmeros tipos de taças, os modelos deverão estar de acordo cada tipo de vinho, tornando este saboroso ritual ainda mais requintado (se esta for a sua intenção, claro).

No caso de quem opta por jantar e degustar um bom vinho em restaurantes, geralmente as taças servidas também seguem as regras mencionadas acima. 

Há quem prefira tomar menos quantidade da bebida, mas degustar de um vinho mais caro e sofisticado. Outros, já optam por vinhos de qualidade, mas com preços mais acessíveis.

Enfim, fica a critério de cada um. Independente de quantas taças a serem servidas, o importante é o prazer de desfrutar desta deliciosa bebida. Compartilhe comigo o que achou deste conteúdo e continue acompanhando nossos posts, ok? Qualquer dúvida, já sabe o procedimento. Comente! Ou entre em contato no e-mail marcos@vemdauva.com.br.

Sobre o Autor

Finalista da copa Vinhos do Brasil 2014 realizada pelo IBRAVIN. Colaborador da revista Clube do Champagne. Wine-junkie certificado. Passo meus dias entre vinhedos, escritórios e mesas de bar. Tin-tin!

Nenhum comentário

Envie uma resposta

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!

Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This